quarta-feira, 21 de agosto de 2019

CANADENSES DO ROTARY INTERNACIONAL REALIZAM AÇÃO VOLUNTÁRIA NO CEPROMAR EM SÃO LUÍS

VOLUNTÁRIOS TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DE  NOVAS SALAS DE AULAS DO CENTRO

Foto: Danielle Vieira - O grupo de voluntários canadenses com a Dir. Executiva do Cepromar Eulália Neves e os voluntários brasileiros José Domingues Neto e o ex- intercambista do Rotary Club Praia Grande / Distrito 4490 Matheus Vieira Domingues.

Dezenove canadenses do Rotary Club da região de Castlegar estão em São Luís desde o último dia 8 de agosto, na execução de um projeto de Subsídio Distrital em parceria com o Rotary Club São Luís João Paulo, que visa a construção e ampliação de espaços no Centro de Formação Profissional do Maranhão – Cepromar.

PUBLICIDADE 

O grupo é formado por treze integrantes do Rotary Interact, jovens com idades entre 14 e 17 anos, acompanhados de seis rotarianos adultos. Todos estão participando, como voluntários, da construção de duas novas salas de aulas para o Cepromar; localizado na Rua Ipixuna, nº 100, bairro Parque Pindorama. A previsão de conclusão da obra é 22 de agosto.

Foto: Danielle Vieira - Os jovens voluntários canadenses com a mão na massa, construindo as novas salas de aulas do Cepromar.

Segundo a presidente do Cepromar, Luzia Rezende "a parceria com o Rotary Internacional é muito importante pela oportunidade do Cepromar de ampliar em mais duas salas de aulas; e assim, podermos ofertar novas vagas para capacitar mais jovens da região do Polo Coroadinho", afirmou Luzia.

SOBRE O CEPROMAR

O CEPROMAR foi criado em 1970 pelo Padre João, instalado na paroquia Nossa Senhora de Fátima.  Em 1972 a Associação Cepromar Brasil, obtém a sua constituição sendo reconhecida como de utilidade pública pelas autoridades brasileiras. No início, os cursos profissionalizantes eram realizados nas salas da catequese da paroquia, com o número de até 200 jovens e crianças de 8 a 18 anos, participando de diversos cursos em horários alternados e acompanhados por seus instrutores nas mais diversas áreas como: gesso, lanternagem, mecânica de carro e de motos, construção e manutenção geral, sendo também o padre João, um precursor no Estado do Maranhão para o desenvolvimento de atividades neste domínio entre os mais pobres.

A missão Cepromar Brasil, gira em torno da oferta gratuita de vários cursos de formação profissional, tais como: Mecânica de Carro e Motos, Construção Civil, Eletricidade, Corte e Costura, Cabeleireiro, Panificação, Informática, e afins. Amplia sua atuação nas áreas de educação, saúde, alimentação e materno-infantil, além da promoção de ações comunitárias, inclusão social e integração no mercado de trabalho.

Atualmente 42 crianças estão matriculadas na educação infantil, 102 no programa Bombeiro Mirim e vários jovens estão inscritos nos cursos profissionalizantes  que são oferecidos pelo Cepromar em parceria com diversas instituições: Alumar, Olívio J. Fonseca, Senac, Senai, Rede Amiga da Criança, Rotary Club São Luís João Paulo, Instituto Rede Coroado de Natal, Academia Maranhense de Ciências Contábeis, Associação Comercial e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário