quinta-feira, 23 de abril de 2020

COLÉGIO DOM BOSCO E UNDB CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIDOS NA PRODUÇÃO DE MÁSCARAS

Doações são para ajudar a equipar os profissionais de saúde na luta contra o COVID-19

As impressoras 3D do Grupo Dom Bosco estão à disposição da vida e estão ligadas direto; [Foto: Divulgação]

O conceito de escola exponencial adotado pelo Colégio Dom Bosco nunca fez tanto sentido quanto agora em tempos de pandemia do Novo Coronavírus. O colégio que adotou como propósito a missão de “impactar o mundo, desenvolvendo pessoas” mostra na prática o quanto isso é relevante.

A escola que teve as aulas suspensas desde o mês de março demonstra na prática que o papel da educação moderna vai muito além da sala de aula tradicional ou virtual. A educação deve estar comprometida com as transformações e a evolução da sociedade; e focada na formação de líderes que possam resolver os problemas de suas comunidades. Pois essa prática que já era vivenciada por alunos das instituições do Grupo Dom Bosco, agora tem um desafio maior, que é o de ajudar a salvar vidas.

Máscara Face Shild produzida pelo Grupo Dom Bosco que chega até o profissional de saúde nos hospital com uma mensagem de gratidão aos profissionais da linha de frente dessa guerra contra o Covid-19. [Foto: Divulgação]

O Grupo Educacional Dom Bosco, que reúne o Colégio Dom Bosco e a UNDB Centro Universitário, está somando esforços e investindo recursos privados para ajudar a quem mais precisa agora: os profissionais de saúde do Maranhão, que necessitam de muitos EPI´s a exemplo da máscara protetora de rosto inteiro denominada de “Face Shild”, as mais difíceis de serem compradas no mercado atualmente.

Com a demora nas compras e importações desse e de outros produtos, o Governo do Estado conta com a ajuda de diversas empresas e instituições que possuem impressoras 3D, e que podem prototipar e imprimir esse equipamento de proteção aqui mesmo na cidade. Foi formado um grupo denominado Casarão Tech / Maker Covid MA do qual o Grupo Dom Bosco é integrante.

A professora do Laboratório Makers do Colégio Dom Bosco Ramilla Rocha: “Orgulho de fazer a minha parte nessa ação de salvar vidas”. [Foto: Divulgação]

A professora do Laboratório Makers do Colégio Dom Bosco Ramilla Rocha é uma das voluntárias nesse processo. Ela tem se alternado com o professor Jhon Quiinaya na fabricação dos EPI´s e revela que participar disso é muito gratificante:

“A gente se sente útil para a sociedade, pois essa máscara Face Shild é relevante para proteger os profissionais de saúde, e a cada entrega que fazemos me sinto emocionada por estar ajudando a proteger aqueles que estão salvando vidas nos hospitais”, disse ela.  

Igor Melo, gestor educacional do Colégio Dom Bosco, ressalta que apesar de todos os desafios com o calendário escolar e a necessidade de adaptação dos alunos e professores nesses tempos de pandemia, a escola também tem aproveitado para desenvolver de forma mais intensa conceitos e valores que já faziam parte da formação adotada pela escola, que fomenta a solidariedade e a cooperação, assim como o trabalho em equipe e o equilíbrio emocional, além do foco na solução de problemas da comunidade e o uso da tecnologia a serviço da comunidade.

O professor do Curso de Engenharia da UNDB Thiago Coelho é um dos voluntários do projeto. [Foto: Divulgação]


“Todos esses valores estão sendo desenvolvidos ainda mais nesse momento e servem para moldar nossos alunos em suas futuras carreiras e lideranças. Estarmos unidos com a sociedade nesse momento tão grave, e colaborando de forma empenhada para criar soluções é a nossa resposta à crise. Enquanto os professores estão nos nossos laboratórios Makers produzindo os EPI`s; em casa nossos alunos estão aprendendo através de tutoriais como fazer sua própria máscara de pano. Outras ações que demonstram a nossa contribuição para a comunidade são os webinar e palestras on line gratuitas que os docentes da UNDB têm realizado com orientações diversas sobre saúde, economia, direitos trabalhistas e outros temas demandados pela comunidade. Juntos acreditamos que somos mais fortes para enfrentar melhor essa pandemia”, revela Igor.    

No momento, existem dois grupos de produção de EPI´s do Grupo Dom Bosco em ação. No Laboratório Makers do Colégio Dom Bosco, professores se revezam para a produção com uma impressora 3D mais rápida, com capacidade para confeccionar cerca de 10 máscaras por dia. Já um grupo de professores da UNDB atuam com outra impressora, de menor porte mais igualmente útil para somar esforços nessa crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário