segunda-feira, 6 de julho de 2020

Forte ventania assusta moradores em São Luís; VÍDEO

Caso foi registrado nos bairros Vila Frades, Alto do São Francisco e Coroadinho.

(Foto: Reprodução)

Por: G1MA 


Em entrevista à Rádio Mirante AM, uma moradora do bairro Coroadinho, afirmou que nos 35 anos em que vive na região, nunca havia presenciado um fenômeno parecido.

"É uma sensação que não tem nem explicação para dizer como foi que aconteceu e como começou. Tá com 35 anos que eu moro aqui e nunca tinha acontecido algo assim aqui", disse.




De acordo com o meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão, Hallan Cerqueira, esse fenômeno não é incomum e foi causado pela formação das nuvens cúmulos-nimbus. Essas nuvens se formam com ventania de forma vertical e, posteriormente, causam fortes tempestades.

"Esse fenômeno é bastante comum de acontecer agora no período de transição, quando nossa atmosfera está mais quente pelo fim do período chuvoso. Então tem mais calor, associado com a umidade do oceano provoca a convecção, que é o combustível dessas nuvens. As cúmulus-ninbus são comuns em todas as regiões, mas normalmente se formam em áreas quentes. Quando acontece em área urbana, passando pela cidade, acaba causando alguns estragos. Mas esse fenômeno é muito comum", explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário