terça-feira, 6 de outubro de 2020

SEGURANÇA E ELETRICIDADE: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA EVITAR POSSÍVEIS ACIDENTES EM CASA



Simples ações em casa podem evitar acidentes envolvendo eletricidade. Nos casos de incidentes com energia elétrica um dos principais fatores de risco é a falta de atenção, por isso, a Equatorial Maranhão elencou algumas dicas básicas para que você possa tomar os devidos cuidados e garantir a segurança de toda a família.

  • Água e energia elétrica não combinam: Por ser um condutor de eletricidade, a água pode potencializar uma descarga elétrica, tornando o choque mais perigoso. Por isso, evite tocar em plugues ou tomadas com mãos e/ou pés molhados. Além disso, certifique-se que o ambiente esteja completamente seco e utilize um calçado com solado de borracha sempre que for manusear qualquer eletrodoméstico.
  • Troca de lâmpadas: Tome cuidado para que no momento da troca não haja contato com a parte metálica, pois há risco de choque elétrico. Sempre desligue o disjuntor antes de realizar qualquer tipo de manutenção elétrica, inclusive a troca de lâmpadas.
  • Fique atento às instalações elétricas da casa: Os cuidados com a fiação são indispensáveis, pois além de poder gerar um desperdício de energia por conta do superaquecimento dos fios, uma má instalação também pode provocar um curto circuito. Lembre-se: As instalações elétricas devem ser revisadas por um profissional qualificado, no máximo a cada 5 anos.
  • O uso de “T” ou benjamins podem trazer muitos riscos: Nunca conecte vários aparelhos em uma mesma tomada. O uso de benjamins pode sobrecarregar a rede elétrica e provocar curtos circuitos. Se faltam tomadas para seus equipamentos elétricos significa que a instalação não está adequada para a situação de carga que está ocorrendo.
  • Protetores de tomadas: Para evitar possíveis acidentes com crianças em casa o mais indicado é colocar protetores de tomadas.
  • Não utilize o celular enquanto estiver carregando: Isso é perigoso devido ao risco de choque enquanto o aparelho está conectado à tomada. Não utilize carregadores que não sejam os originais dos aparelhos a serem carregados e nem carregadores que apresentem problemas ou falhas.
  • Tenha cuidado com instalações de antenas: Para instalar a antena de forma segura é necessário que o profissional tome a distância mínima de até 3 metros da fiação elétrica. Além disso, evite realizar o serviço em dias chuvosos ou com muita ventania. Observe o ângulo de queda da antena caso ocorra algum problema, desta forma evitará acidentes.
  •  Vai construir ou reformar? Para evitar acidentes certifique-se que a obra está distante o suficiente da fiação elétrica. Ao fazer reparos nas instalações de sua casa, desligue os disjuntores ou a chave geral. Nunca manuseie objetos metálicos próximos à rede elétrica, lembre-se de manter uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica e obedeça ao código de postura de seu município.

A prevenção sempre será a melhor alternativa para evitar acidentes com energia elétrica, por isso, fique alerta aos mais simples cuidados em casa, eles podem salvar vidas e garantir uma maior segurança para você e seus familiares.

Outras orientações: Se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário