quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Campanha Novembro Azul leva palestras de conscientização e rodas de conversas para colaboradores nas lojas Potiguar

INCA estima surgimento de 65 mil novos casos do câncer de próstata em 2020 no Brasil

Palestra do Dr. Rafael Carvalho (UDI) para colaboradores da loja Potiguar Cohama proporcionou esclarecimentos sobre os riscos e prevenção do câncer de próstata. (Foto: Divulgação)

Entre os fatores de risco dessa doença, a idade é um dos principais, pois tanto a incidência quanto a mortalidade dessa doença aumentam significativamente após os 50 anos. Outros fatores de risco são a obesidade e excesso de gordura corporal; fatores genéticos hereditários, com pai ou irmãos diagnosticados com a doença antes dos 60 anos; além de maus hábitos alimentares ou histórico de exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (agrotóxicos), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.
Esse mês está acontecendo a campanha do Novembro Azul em todas as lojas do rupo Potiguar de São Luís e Imperatriz. O home center aderiu ao movimento nacional em prol da conscientização da população masculina sobre a importância e as formas de prevenir o câncer de próstata, que é o tipo de tumor que mais atinge e mata os homens no país. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer / INCA, estima-se que serão confirmados 65.840 novos casos de câncer de próstata somente em 2020 no Brasil. A detecção precoce da doença melhora as chances de tratamento para o paciente.

Palestra Educativa da Campanha Novembro Azul do Grupo Potiguar que teve como convidado o Dr. Rafael Carvalho (UDI), na foto com colaboradores da loja da Cohama. (Foto: Divugação)


O câncer de próstata pode ser detectado por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), que ajuda a salvar vidas. Portanto, o ideal é a adoção de exames periódicos anuais e preventivos em todos os homens, mesmo sem sinais ou sintomas. Esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Essas e outras informações associadas ao câncer de próstata, assim como os principais sintomas da doença estão sendo abordados na Palestra de Conscientização e rodas de conversas que estão acontecendo em todas as unidades do Grupo Potiguar; com eventos voltados para todos os colaboradores.

A enfermeira Jéssica Karine que ministrou palestra de conscientização e prevenção sobre câncer de próstata para colaboradores da loja Potiguar do Centro.(Foto: Divulgação)

As palestras do Novembro Azul Potiguar são conduzidos por profissionais convidados da área da saúde. Na loja Potiguar Centro o evento foi conduzido pela enfermeira Jéssica Karine. Na Potiguar Imperatriz a convidada foi a Ma. Olynthia Almeida. Já na Potiguar Cohama e no Centro de Distribuição quem ministrou as palestras foi o médico da UDI Dr. Rafael Carvalho. E os eventos das lojas Africanos, Cohafuma e Forquilha serão de responsabilidade do Dr. Jandrey Souza (UDI) no próximo dia 26.11.

A Potiguar programou esse ciclo de palestras de conscientização e rodas de conversas da campanha “Seja o Herói da Sua Vida: Cuide-se” como forma de esclarecer quais são os fatores de riscos, os cuidados que os homens precisam ter, assim como o despertar das chances que o diagnóstico proporciona quando identificado precocemente com os diversos tipos de tratamento. Vale ressaltar que não há nenhuma contraindicações para realizar o exame de próstata, que é geralmente rápido e indolor; e deve ser realizado anualmente por todos os homens com mais de 40 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário