terça-feira, 29 de dezembro de 2020

9 ANOS DE HSLZ COM CRESCIMENTO EXPONENCIAL A SERVIÇO DO SERVIDOR

O Dir. Adm. Édem Lúcio Nicolau e o Dir. Geral do HSLZ Plínio Tuzzolo com a Dir. Médica Dra. Sílvia Mochel, a Dir. de Enfermagem Beatriz Rosa e parte da grande equipe multidisciplinar responsável pelo sucesso do hospital.(Foto: Divulgação)

Crescimento exponencial, atendimento cada vez mais humanizado e uma equipe multidisciplinar comprometida com a excelência! Assim poderia ser resumida a trajetória dos 9 anos de sucesso do Hospital São Luís, mais conhecido como HSLZ e que está localizado no Jardim Lisboa em S. José de Ribamar; e cujo atendimento é exclusivo aos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN.

Pertencente ao Grupo Mercúrio – holding de empresas da área de saúde – o HSLZ tem como foco maior manter a qualidade, segurança e excelência de serviços humanizados. Entre os diferenciais do Hospital, destaque para núcleos importantes como o NSP – Núcleo de Segurança do Paciente, que atua com muito destaque em diversas ações voltadas para a prevenção e qualidade total. E também para o Núcleo de Educação Permanente – NEP que promove a reciclagem e capacitação de todas as equipes. Outro destaque é a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar  - CCIH, área de extrema importância para garantir a segurança máxima dos pacientes.

Segundo o Diretor Geral do HSLZ, Plínio Valério Tuzzolo, o forte empenho de todo o Conselho de Administração do Grupo Mercúrio, em sintonia com o trabalho da Diretoria e de todos os profissionais do HSLZ, resultaram nesse modelo vitorioso que tem sido sempre elogiado pelos servidores pacientes e seus familiares.

Mas de simples ou fácil essa operação não tem nada. Ao contrário, um hospital é uma verdadeira cidade, uma organização que além de salvar vidas e aliviar dores; precisa gerenciar com excelência máxima áreas como logística, hotelaria, administrativo, recursos humanos entre tantas outras.

Desde 2011 quando foi inaugurado, a Missão do HSLZ é dar respostas de excelência máxima a cada paciente que busca os serviços médicos da instituição. E não por acaso, a aprovação dos servidores e seus familiares tem sido crescente. E ao longo desses 9 anos de operação, o Hospital São Luís - HSLZ teve um crescimento exponencial de serviços e estrutura, prestando atendimentos em pronto socorro; internações clínicas e cirúrgicas além da UTI e Unidade de Internação. E o volume é enorme de atendimentos mensais e uma evolução exponencial ao longo desses nove anos. Os números comprovam esse crescimento:

Em 2020 foram 238.756 consultas ambulatoriais realizadas, além de 1.532.944 exames entregues. No atendimento de pronto socorro o ano fechou com 44.399 pessoas atendidas. E um total de 4.402 internações e de 4.948 cirurgias realizadas.

Ao compararmos o total absoluto de atendimentos anuais do HSLZ a evolução fica ainda mais clara: De 585.967 atendimentos no ano de 2012 foi atingida a marca de 1.835.209 atendimentos em 2020.

O Diretor Administrativo Édem Lúcio Nicolau ressalta que mais importante que os números de atendimentos prestados é o alto índice de satisfação:

“No último mês de maio, no auge da pandemia atingimos o pico de 92,01% no índice de pacientes do HSLZ satisfeitos com nossa assistência. Com essa avaliação temos a certeza de que nossos pacientes perceberam nossos esforços para garantir a segurança, saúde e bem-estar de todos os Servidores Públicos do Governo do Estado do Maranhão, contribuintes do FUNBEN."

Ele lembra ainda que, ao longo desses anos, o Hospital São Luís - HSLZ teve um crescimento exponencial também  na estrutura:

“Nossos leitos de internação dobraram atingindo hoje 157; sendo 30 leitos de UTI. A quantidade de nossos colaboradores também aumentou e hoje possuímos 750 funcionários CLT, além de outros 200 prestadores de serviços e mais as equipes multidisciplinares (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, etc...), ultrapassando mais de 1.000 profissionais no total”, frisou o diretor.

E no centro de toda essa operação está a equipe médica, que juntamente com os demais times multidisciplinares do HSLZ, são os grandes responsáveis por todo esse resultado.

“São cerca de 340 médicos em 30 especialidades atendidas - Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, pediatria, ortopedia, ginecologia, gastroenterologia, dermatologia, endocrinologia, urologia, vascular, neurologia, neurocirurgia, cirurgia de cabeça e pescoço, psiquiatria, psicologia, nutrição, infectologia, reumatologia, pneumologia, radiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, médicos intensivistas entre outras especialidades. E o HSLZ orgulha-se por trabalhar com os melhores especialistas da cidade, que também prestam atendimento em grandes redes privadas de saúde”, revelam a Diretora Médica Dra. Sílvia Mochel e o Coordenador Clínico Dr. Aminadabe Sousa.

Outro pilar fundamental para a excelência alcançada no HSLZ ao longo desses anos é a Enfermagem:

“Temos um time muito dedicado de enfermeiros e enfermeiras, e não podemos deixar de reconhecer o excelente trabalho que é desenvolvido pelas Coordenações no Centro Cirúrgico, UTI´s, Internação, CME e OPME, Pronto Socorro e Ambulatório com seus respectivos times de enfermagem”, diz a Diretora de Enfermagem do HSLZ, Enfermeira Beatriz Rosa.

O Dir. Geral do HSLZ Plínio Tuzzolo entre os médicos Gutemberg Araújo, Sílvia Mochel e Aminadabe Sousa. (Foto: Divulgação)


O Diretor Geral do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo aponta a total integração entre as diversas equipes como a receita ideal para o atendimento humanizado e de qualidade que são marcas registradas do hospital:

“A humanização do atendimento aos pacientes tem sido a marca registrada do hospital. E isso é fruto do amplo empenho de uma equipe multidisciplinar de profissionais e dos nossos médicos sempre dedicados somado ao empreendedorismo visionário do nosso Presidente, o empresário Paulo Braid”, revela ele.

Diferente dos anos anteriores, em 2020 não houve festa entre os colaboradores para celebrar os 9 anos do HSLZ em respeito às regras de distanciamento social. Mas é uma verdadeira unanimidade entre todas as equipes e a Diretoria o orgulho por esses nove anos e o alto índice de excelência alcançados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário