segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Alimentação de gatos filhotes: quando começar a dar ração?

Especialista dá dicas de desmame e mudança alimentar para felinos

Victor Hugo Carvalho, médico veterinário do PetMania (Foto: Divulgação)

Receber um gatinho em casa quase sempre é uma tarefa cheia de alegrias e grandes desafios. Ainda mais quando falamos em filhotes, já que nesse momento surgem inúmeras dúvidas quanto aos cuidados para a alimentação dos bichanos. 

No mercado de produtos para pets, o que não falta é a variedade de rações e petiscos para gatos, as opções vão desde as rações sólidas (comuns entre os animais adultos), aos preparos úmidos ou pastosos e até mesmo às indicações de leites específicos para o animal. Mas afinal, qual é o mais indicado para os gatos filhotes?

Segundo Victor Hugo Carvalho, médico veterinário do PetMania, é importante começar a entender a alimentação dos gatos desde a amamentação e o processo de desmame. “Geralmente, o desmame é feito entre quatro semanas a seis semanas, entre 30 e 45 dias, que é o período onde a produção de leite já começa a diminuir. Então, na maioria dos casos, a gente pode começar a fazer o desmame, ou seja, começar a transição do leite materno para outro tipo de alimento”, explica o veterinário.

Após o período de amamentação, o indicado para os felinos são as rações úmidas ou pastosas, porque além de facilitarem o processo de mastigação, servem para habituar todo o trato digestivo do filhote ao novo tipo de alimento. 

“O ideal é começar com a alimentação líquida, que é o leite. Depois dela, fazer uma transição para o alimento pastoso/úmido e após 20 a 30 dias, iniciar a transição para o alimento sólido”, comenta o veterinário.

Além disso, um alerta indispensável para os donos é sobre as rações em sachê, pois não são recomendadas para os bichanos recém-nascidos, devido ao sabor intenso e à grande quantidade de sal em suas composições.

A importância da hidratação desde os primeiros meses de vida também deve ser lembrada durante a primeira introdução alimentar. Para isso, as melhores opções são os bebedouros automáticos que sempre oferecem água limpa e fresca ao seu filho de quatro patas.

Siga o blog no Instagram: _sergio.carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário