domingo, 13 de junho de 2021

APAE de São Luís é referência estadual no teste para detectar doenças graves

O Teste do Pezinho é rápido, e feito com a coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê. (Foto: Divulgação)

Ele é importante para todos os bebês e é o primeiro passo para uma vida saudável! Estamos falando do Teste do Pezinho, exame de triagem neonatal que serve para detectar doenças graves em recém-nascidos, e que precisa ser feito preferencialmente no terceiro dia de vida do bebê, mas podendo ser realizado até o quinto dia, com a coleta de gotas de sangue retiradas do pezinho da criança.

No domingo (06) de junho, Dia Nacional do Teste do Pezinho, há algo a mais a ser comemorado. É que acaba de ser sancionada a lei que amplia o Teste do Pezinho no Sistema Único de Saúde / SUS, e com isso, poderão ser diagnosticadas até 50 doenças em recém -nascidos.

O Teste do Pezinho é obrigatório por lei e totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E no Maranhão a APAE de São Luís é referência estadual no programa de triagem neonatal desde 2001, habilitada pelo Ministério da Saúde na fase 4 do programa.

“Atualmente atendemos todos os 217 municípios do Maranhão e realizamos em média cerca de 8 mil testes por mês, sendo responsável desde o diagnóstico até o eventual tratamento”, explica Rosilene Cutrim Fróz, Coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do estado do Maranhão na APAE de São Luís.

Rosilene Cutrim Fróz, Coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Maranhão na APAE de São Luís (Foto: Divulgação)

O serviço de triagem neonatal da APAE de São Luís conta com um laboratório especializado, além de uma equipe multiprofissional responsável pelo tratamento e monitoramento permanente.

“Em caso de resultados alterados, os bebês são chamados para uma nova coleta, a fim de efetuar a confirmação do diagnóstico em quando necessário, iniciar o quanto antes o tratamento adequado. Esse teste é vital pois detecta doenças congênitas, infecciosas e metabólicas que são assintomáticas no período neonatal. É rápido, gratuito e um direito garantido pelo SUS para que todos os recém – nascidos tenham acesso a saúde e fundamental para reduzir a morbimortalidade”, lembra Rosilene.

O Teste do Pezinho é obrigatório em todo o país e se caracteriza por ser um exame de prevenção fundamental para a saúde da criança, e através dele doenças raras podem ser detectadas precocemente e o tratamento adequado o quanto antes, evitando óbitos e sequelas irreversíveis. Entre as principais doenças graves que podem ser diagnosticadas nesse exame destacam-se: o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência da biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário