Arraial em casa: o milho é o queridinho na mesa junina!

Comida típica e shows virtuais animam as famílias em casa pelo segundo ano no São João 

(Foto: Ilustração)

“Hoje tem festa junina? Tem sim, senhor”! Chega junho e não tem não como lembrar dos arraiais, da comida típica, da dança, das bandeirinhas e da camisa quadriculada. A pandemia limitou os eventos, mas quem ama o São João mata a saudade desta época em casa. A maranhense e advogada, Kassandra Alvarenga não abriu mão da festividade, junto com seu esposo e a filha, a pequena Maria Cecília.  

“Nós somos apaixonados por São João e por toda sua culinária. Por causa deste tempo difícil que estamos vivendo, organizamos um arraial a três. Meu esposo nasceu no dia de Santo Antônio, 13 de junho, e ama muito essa época do ano. É uma forma também da nossa filha ter essa tradição junina, deixar registrado este momento. Como um bom arraial, teve comida típicas e todas as delícias com milho”, contou entusiasmada.  

O que não pode faltar no cardápio da culinária junina é o milho, protagonista em diversos pratos como pamonha, a canjica, manuê e tantos outros. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da faculdade Pitágoras, Adriana Soraya Araújo, destaca os benefícios do alimento.  

“O milho é um alimento muito consumido nesta época do ano. Entre os nutrientes estão as vitaminas A, B1 e C, o magnésio.  Ressalto a importância da vitamina B1, que é responsável pelo metabolismo, para quebrar mais gorduras no organismo e gerar mais energia. A B1 também é muito importante para o bom desenvolvimento do sistema nervoso”, sinaliza a especialista. 

A nutricionista lembra que existem diferentes tipos de milho e que são usados na produção de farinha, de fubá, de flocos, canjiquinha, além do milho de pipoca, presente nas mais variadas receitas. Outro destaque do alimento está no carotenoide, um composto que traz a cor do milho. Além disso, outras duas substâncias merecem atenção: a luteína e zeaxantina. “Essas substâncias são pigmentos presentes em alguns vegetais que ajudam muito a proteger a visão dos raios ultravioletas e previnem a degeneração e até a catarata”, pontua. Mas a especialista faz um alerta. “Apesar de tantos benefícios, o milho é fonte de carboidratos, portanto, deve ser consumido com moderação”, explica. 

Faculdade Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações acesse: https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/.   

Sobre a Kroton  

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário