terça-feira, 15 de junho de 2021

Mobiliza SLZ presenteia capital maranhense com esculturas em homenagem à cultura da Ilha do Amor 


Escultura instalada na Península da Ponta d'Areia, perto do Espigão costeiro (Foto: Reprodução)

A semana começou com surpresas: são presentes lindos que São Luís acaba de receber do Mobiliza SLZ. O movimento, de iniciativa do Sebrae-MA e parceiros, instalou, em dois belos pontos da capital, esculturas gigantes de mãos batendo matracas, um dos símbolos mais característicos da cultura maranhense. 

Uma foi instalada na Av. Litorânea (próximo à pracinha) e a outra, na Península da Ponta d’Areia (perto do Espigão). As esculturas foram pintadas pelos artistas muralistas Gil Leros, Carlos Over e Origes, que capricharam nas formas e cores expostas em cada obra de arte. "É sempre um grande presente poder fazer isso pela cidade onde a gente vive, uma honra participar desse projeto", orgulha-se o artista Gil Leros. 

Escultura instalada na Avenida Litorânea, próximo à pracinha (Foto: Reprodução)

Até o fim do mês de junho, outros cartões postais da cidade deverão receber presentes semelhantes, de surpresa, para colorir cenários e atrair a atenção de quem ama e visita São Luís. "Estamos dando o start, lançando a marca do Mobiliza SLZ, com o propósito de unir e conectar gente criativa que, com seu trabalho, impacta na economia local. Além de ser a nossa homenagem a São Luís e ao nosso São João, essa iniciativa pretende atrair a atenção da cadeia do turismo, da cultura e da indústria criativa da cidade", destaca Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae-MA. 

Quem tiver interesse em participar do Mobiliza SLZ pode realizar o cadastro no próprio site do movimento (www.mobilizaslz.com.br). "O Mobiliza vai rolar entre os dias 04 e 12 de setembro, mas a nossa equipe de curadoria já iniciou o trabalho de conexão dos parceiros, que a cada dia são mais numerosos. Por isso, o melhor momento para entrar no movimento é agora", anuncia Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza SLZ. 

Inspiração 

A concepção do projeto foi proposta pela equipe de marketing e comunicação do Sebrae-MA, que utilizou como referência o trabalho do venezuelano Antonio Azzato. O artista sulamericano coloriu ainda mais as ruas de Madri, poucos anos atrás, com uma homenagem à obra do espanhol Diego Velásquez (1599-1660) intitulada "As meninas", pintura que retrata uma imagem icônica na história da arte espanhola. 

"Vimos o quanto a experiência espanhola conseguiu democratizar o acesso à arte e também causar identificação com as pessoas, pois cada escultura era única, customizada com diferentes desenhos e padrões visuais. Quisemos presentear São Luís com algo semelhante, que interagisse com o público e fosse capaz de despertar sentimentos diversos, como a sensação de pertencimento e o orgulho de ser daqui", pontua Raquel Araújo, que gerente da unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae-MA. 

Mauro Borralho (diretor técnico do Sebrae-MA); Raquel Araújo (gerente da Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae-MA); Danielle Abreu (coordenadora do Mobiliza SLZ); e os artistas muralistas Carlos Over, Origes e Gil Leros, no ateliê de Gil, antes das esculturas serem instaladas em São Luís. (Foto: Reprodução)

A execução das peças também contou com o desenvolvimento criativo da equipe de design da agência maranhense Quadrante Brasil, sob a liderança do designer Marcelo Figueiredo. "Tem toda uma pesquisa por trás de cada grande painel desse. É algo que a maioria das pessoas talvez não tenha a correta dimensão. Um processo muito peculiar e que dá muita satisfação", comentou o designer. 

Fato é que as esculturas já são um grande presente para a Ilha do Amor, que, em breve, também deve se tornar a Ilha da Criatividade. Vale à pena visitar, tirar fotos e compartilhar com o público, aproveitando para também se mobilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário