segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

EM TEMPO REAL: Últimas atualizações sobre as invasões no DF

 


Ultima atualização às 10:02 (09/01) 

Confira em Tempo Real as últimas informações sobre as invasões em Brasília:

[ CLIQUE AQUI PARA ATUALIZAR ]


• Governador Carlos Brandão fala com a Imprensa sobre ações do Governo do Estado pela defesa da democracia no Brasil 


• ACOMPANHE AO VIVO:



• Lula está reunido com Rosa Weber, Barroso, Toffoli e Arthur Lira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está neste momento em reunião, no Palácio do Planalto, com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli, além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Inicialmente, a agenda oficial de Lula previa que apenas a presidente do STF Rosa Weber participaria desse encontro, que estava agendado para 9h.

• Acampamento no QG do Exército em Brasília começa a ser desmontado; manifestantes vão para PF

O acampamento no Quartel General do Exército em Brasília vem sendo desmontado gradualmente na manhã desta segunda-feira (9) em uma ação coordenada entre a Polícia Militar e o Exército.

Os manifestantes, que estão no local há mais de 60 dias, foram vistos ao longo da última hora desmontando suas barracas.


• Não conseguiram entrar no gabinete presidencial, diz ministro da Secom 

O ministro da Secom, Paulo Pimenta (PT), informou a repórteres na manhã desta segunda-feira (9) que os criminosos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que vandalizaram o Palácio do Planalto neste domingo (8), não conseguiram entrar no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o ministro, eles não conseguiram entrar porque o gabinete conta com vidros blindados e um sistema de segurança próprio que impediu o vandalismo.

Por outro lado, no Supremo Tribunal Federal (STF), o gabinete da ministra e presidente Rosa Weber foi completamente destruído. Ela despachará de sua sala no anexo do STF, que foi preservado.

As áreas do térreo do Planalto, como a galeria de presidentes da República, e outras áreas do segundo e terceiro andar foram danificadas.

“Quem entrou no Planalto conhecia o Planalto”, acrescentou ao comentar sobre as armas que foram roubadas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Ele ainda comentou que foi identificada a presença de material orgânico – como fezes e urina – em áreas do Planalto, o que irá colaborar nas investigações para identificação dos criminosos.

As áreas do quarto andar do Planalto, onde ficam as salas dos ministros da Casa Civil e da Secretaria-Geral da Presidência, foram menos danificadas.

Em sua avaliação, o ministro caracterizou os ataques em Brasília como piores do que a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.

“Assistimos a invasão das sedes dos Três Poderes. Seria como a invasão da Casa Branca”, disse.


• Polícia Civil do DF confirma ao menos 400 presos por ataques aos Três Poderes


O número de presos pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, já ultrapassa a casa de 400, de acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (DF), na manhã desta segunda-feira (9).

Os criminosos que foram presos entre a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes foram encaminhados à sede da Polícia Civil. Ao menos 10 ônibus levando os criminosos foram vistos chegando à sede policial.

No local, eles passam por exame de corpo e delito no Instituto Médico Legal (IML) na unidade que funciona dentro da sede da Polícia Civil, e então são encaminhados ao Complexo Penitenciário da Papuda.


• Moraes manda afastar Ibaneis Rocha do cargo de governador do DF por 90 dias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na madrugada desta segunda-feira (9/1), o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pelo prazo inicial de 90 dias.


• Governador Carlos Brandão vai enviar tropas da PMMA para Brasília 

O governador do Maranhão usou as redes sociais para informar o envio de reforço policial para Brasília 

“Estamos unidos e preparados para dar todo o suporte nesse momento”

• Governadores irão a Brasília nesta segunda (9) para reunião com Lula

Governadores de diferentes estados brasileiros irão a Brasília nesta segunda-feira (9) para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com representantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Eles querem promover um manifesto pela democracia e união das instituições contra a ação organizada de vândalos que destruíram prédios dos três poderes da República neste domingo (8).

Em meio ao quebra-quebra em Brasília, o Fórum dos Governadores se reuniu para definir uma reação na noite deste domingo. Há preocupação de que a desordem na capital federal sirva de inspiração para criminosos em outras unidades federais também destruírem o patrimônio público.


• Bolsonaro critica ataque aos Três Poderes e diz que Lula o acusa sem provas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais para criticar o Ataque aos Três Poderes, que ocorreu na tarde deste domingo (8) em Brasília. Ele também afirmou que o presidente “Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez “acusações sem provas” contra ele.

Mais cedo, durante pronunciamento, Lula responsabilizou Bolsonaro pelos atos deste domingo. “Esse genocida não só provocou isso, não só estimulou isso, como, quem sabe, está estimulando ainda pelas redes sociais, lá de Miami onde ele foi descansar. Na verdade, ele fugiu para não me colocar a faixa”, disse

Na resposta que deu por meio de suas redes sociais, Bolsonaro afirmou que, ao longo de seu mandato, “sempre esteve dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade”.

“No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”, acrescentou.


• Lula se reúne no STF com Rosa Weber, Barroso e Toffoli

Após as invasões que ocorreram neste domingo (8) às sedes dos Três Poderes em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no Supremo Tribunal Federal (STF) com os ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli, além da presidente da Corte, Rosa Weber.

Lula esteve no interior de São Paulo no início do dia para acompanhar a situação provocada pelas chuvas em Araraquara. O petista deu um pronunciamento ainda em solo paulista para se manifestar sobre os ataques em Brasília.

A reunião com os ministros do Supremo teve início depois das 22h. Pouco depois das 22h45, o presidente já havia saído. Até o momento da publicação deste texto, não havia a confirmação de outros nomes seja do Judiciário ou do Executivo que também foram ao encontro.


Criminosos roubaram armas no Palácio do Planalto, diz ministro

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, divulgou um vídeo no qual afirma que os criminosos que invadiram o Palácio do Planalto neste domingo (8) roubaram armas letais e não-letais, documentos e munições guardados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI)

Pimenta mostrou imagens da sala onde alguns cases usados para guardar armas estavam espalhados e vazios. “Armas letais e não-letais foram roubadas pelos criminosos dentro do Palácio do Planalto. Este é mais um crime a ser apurado”, disse o ministro.


Manifestantes invadem STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto

Manifestantes radicais furaram um bloqueio, entraram na Esplanada e invadiram o Congresso Nacional, em Brasília, na tarde deste domingo (8).

Os manifestantes conseguiram invadir o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Há registros de depredação nas sedes dos três Poderes por criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário