terça-feira, 24 de outubro de 2023

Escolas de formação Fribal: Um olhar para o futuro


Em tempos de alta competitividade e busca constante pela excelência, as empresas precisam contar cada vez mais com colaboradores altamente capacitados e motivados, e mais que isso, com foco na satisfação do cliente e nas melhores práticas operacionais. E nada melhor que formar a própria mão de obra, dando oportunidade de crescimento e desenvolvimento interno para pessoas que já trabalham na empresa, para que possam se capacitar e serem promovidas, ocupando novos cargos cada vez mais altos.

 Essa é a proposta do programa interno de treinamento e desenvolvimento de pessoas do Grupo Fribal, que conta com dois programas específicos de formação continuada na empresa: “Formando Líderes” que visa a formação em cargos gerenciais (subgerentes e gerentes) e “Formando Especialistas Açougueiros”, capacitação que reúne aulas teóricas e práticas, com temas que vão desde saúde ocupacional, segurança alimentar, matemática e português aos temas mais técnicos como tipos de cortes de carne. O objetivo é formar e promover colaboradores que entram na empresa como vendedores balconistas ao cargo de açougueiros, que na Fribal são denominados de “Especialistas”.

 Segundo a Coordenadora de Gestão de Gente do Grupo Fribal Andrea Pichineli de Oliveira da Mota duas turmas foram concluídas nesse primeiro semestre, resultando na promoção de 29 novos açougueiros e de 6 novos gerentes. Para o segundo semestre será iniciada uma nova turma da Escola Formando Líderes; dessa vez focando na formação de subgerentes. Serão dadas oportunidades de capacitação gratuita para colaboradores da empresa que atuam como açougueiros; auxiliares administrativos e operadores de caixa, com potencial para atuar como subgerentes após a formação. A seleção dos alunos se dá após uma análise interna, e quem for aprovado ingressa na Escola. Após o curso, caso aprovado, o /a colaborador/ra estará apto para a promoção.

 Robson Wasley Aguiar Ribeiro tem 21 anos e trabalha na Fribal desde 2021, quando começou como balconista vendedor. Após participar da capacitação da Escola de Açougueiros, ele concluiu o curso e foi promovido. Desde o início de outubro passou a atuar como açougueiro na loja da Fribal no Maiobão.

 Já para Rayssa de Jesus Serra, que tem 28 anos e mora no Anjo da Guarda, crescer na empresa é algo bem real, e o que mais resume sua trajetória, desde que ingressou na Fribal há oito anos. Ela acabou de ser promovida a Gerente da Fribal na loja João Paulo I e não esconde o orgulho nessa jornada profissional exemplar. Ela lembra que a rotina de conciliar a jornada de trabalho com as aulas da Escola de Líderes foi desafiadora, mas valeu muito.

 O Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira destaca a importância da valorização das pessoas na gestão da empresa:

 “Ao invés de buscar talentos de fora, priorizamos investir em nossos próprios colaboradores; reconhecendo o seu potencial, incentivando e patrocinando a sua capacitação técnica e motivando a ascenção profissional. Para nós, o time Fribal é feito de verdadeiros “especialistas”, que além do preparo operacional são também profissionais diferenciados por compartilharem dos mesmos valores e missão da empresa, que tem na excelência da experiência de cada cliente nosso maior objetivo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário