segunda-feira, 8 de abril de 2024

Equatorial Maranhão participa do I Fórum do Trabalho Decente e Sustentável


O Ministério do Trabalho e Emprego, através da Superintendência Regional do Trabalho do Maranhão promoveu o I Fórum do Trabalho Decente e Sustentável, em parceria com a Equatorial Maranhão. O evento motivou reflexões sobre o trabalho decente e sustentável no estado com base nos fundamentos do trabalho decente formulados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). A iniciativa estimulou o diálogo social como ponto de partida para a construção de ambientes de trabalho mais justos, diversos, inclusivos e equânimes.

O Fórum reuniu agentes sociais e entidades públicas e privadas para trabalharem juntos pela viabilização do crescimento econômico sustentável e a oferta de emprego produtivo, pleno e inclusivo no Maranhão; atendendo ao oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 8), previsto na Agenda 2030 estabelecida pela ONU.

A Gerente de Corporativa de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques, reforça a importância do evento. "Avançamos muito enquanto sociedade, mas ainda nos deparamos cotidianamente com notícias de violação de direitos do trabalhador. Então, nunca é demais discutir a temática do Trabalho Decente e Sustentável. No Fórum estavam presentes grandes empresas empregadoras, não só do Maranhão, mas de todo o país, além do Ministério Público do Emprego e Ministério Público do Trabalho, que tiveram a iniciativa do evento. E são essas organizações que podem capitanear um esforço real e potente para erradicar esse tipo de violação em nossa sociedade. Para nós, do Grupo Equatorial, é fundamental estarmos envolvidos nessas discussões," enfatiza a Gerente.

Nesse sentido, um dos destaques da programação foi o painel oferecido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que tratou das ações voltadas à erradicação do trabalho escravo com o Dr. Luciano Aragão, Coordenador Nacional de Erradicação ao Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONAETE).

A Equatorial Maranhão, além de ser parceira do evento, marcou presença no Painel Empresas, compartilhando as práticas para a promoção do trabalho digno e sustentável desenvolvidas pela Distribuidora. Na oportunidade, a Superintendente de Atração, Desenvolvimento e Cultura, Alessandra Silvestre, falou sobre as ações de impacto ambiental e social desenvolvidas pela Equatorial Maranhão, com destaque para a formação e empregabilidade de clientes através da oferta de cursos profissionalizantes.

Conheça as ações da Equatorial Maranhão

O Grupo Equatorial conta com a plataforma E+, que atua socialmente em questões culturais, econômicas e educacionais visando beneficiar a sociedade e o ambiente em que estamos inseridos.

Dentre as ações desenvolvidas pela Equatorial Maranhão, através da Plataforma E+, está o E+ Profissional, uma iniciativa que faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e integra os projetos de responsabilidade social da concessionária. O projeto visa capacitar e fomentar oportunidades para jovens de baixa renda, com qualificação profissional gratuita dentro do estado. Em 2023, a Escola de eletricistas, por exemplo, formou nos 07 estados do Grupo, cerca de 800 novos profissionais para o mercado de trabalho, e na cidade de São Luís, 21 eletricistas foram capacitadas numa turma exclusivamente feminina.

Para conhecer as demais ações realizadas de cunho social, ambiental e de governança realizadas pelo Grupo Equatorial, acesse o site https://pelofuturotododia.com.br/grupo-equatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário