quinta-feira, 16 de maio de 2024

Equatorial lança oficialmente a “Rota do Sol” e inaugura Eletroposto do São Luís Shopping

Iniciativa possibilita o trajeto entre São Luís e Teresina de carro elétrico com recarga gratuita


Já é possível fazer o trajeto de 435 km, entre as capitais São Luís (MA) e Teresina (PI), de carro elétrico, com recargas grátis, por meio da Rota do Sol. A iniciativa é da Equatorial Energia, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A entrega oficial da Rota do Sol foi realizada na manhã desta terça-feira (14), no São Luís Shopping, juntamente com a inauguração do segundo eletroposto da capital.  

Estiveram presentes no lançamento o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, o Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial, Sérgio Rodrigo, além de representantes do São Luís Shopping, Associação de Proprietários de Veículos Elétricos, Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável, Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia, Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, Fiema, Associação Comercial, Conselho de Consumidores do Maranhão, imprensa e outras autoridades.   

Para tornar possível o itinerário, a Rota do Sol disponibiliza seis postos de recarga, sendo 4 com carregadores rápidos (30/40 minutos para uma carga completa), gratuitamente para a população. Os postos estão localizados em São Luís, no São Luís Shopping; em Itapecuru-Mirim, no Posto Cacique 39; em Alto Alegre do Maranhão, no Posto Recreio; em Caxias, no Posto Mais Riachão, além de 2 carregadores semirrápidos (3 horas para uma carga completa) localizados no Eletroposto da Equatorial Maranhão (Parque do Rangedor) e no Eletroposto da Equatorial Piauí, no Parque da Cidadania.

“Graças a Equatorial, o Maranhão está muito bem servido de postos de recarga. A maior preocupação de quem compra um carro elétrico é a oferta de carregadores para abastecer o veículo. Esse investimento, que foi feito na Rota do Sol e permite o trajeto de São Luís a Teresina, faz com que muitas pessoas possam considerar a compra de um veículo elétrico, que antes era inviável por causa da falta de eletropostos”, disse Alex Brall, representante da Associação de Proprietários de Veículos Elétricos do Maranhão e Piauí. 

Sustentabilidade – O uso de carros elétricos contribui com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e fomentando a redução de impactos ambientais provenientes de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel). 

A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual o Grupo Equatorial é signatário e tem como foco: Educação de Qualidade, Energia acessível e limpa e Ação Global contra a mudança global do clima.

Para Sérgio Rodrigo, Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia, este é um marco importante, mostra que a mobilidade elétrica se tornou uma realidade. “No ano em que a Equatorial completa 20 anos, queremos dar esse presente para a população, a Rota do Sol, projeto focado em ESG, com propósito de sustentabilidade, que começou em 2021 e hoje interliga São Luís a Teresina, com eletropostos que proporcionam o conforto de carregar seu carro rapidamente e seguir viagem”, informou Sérgio.

Investimento em mobilidade - O projeto de mobilidade elétrica da Equatorial Energia foi iniciado com os investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões em cinco estados da federação, por meio do Programa de PDI da ANEEL e Global Participações em Energia. A verba foi destinada para a construção e disponibilização de Eletropostos no Maranhão, Piauí, Pará e Alagoas, projetos que foram executados em 2021 e 2022.

O Grupo Equatorial nasceu no Maranhão e está completando 20 anos. Para Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão, este será um ano de muitos investimentos. “Estou muito feliz em entregar mais um importante eletroposto, falar sobre tecnologia, inovação e energia limpa, tema que está muito associado ao compromisso que o Grupo firmou com a ONU, de ter um ambiente saudável, uma governança de respeito e uma sociedade em desenvolvimento. E, quando falamos da Equatorial Maranhão, a gente só encontra histórias associadas ao desenvolvimento do estado. O projeto Rota do Sol é mais uma delas. O carro elétrico ainda representa uma pequena parcela dos veículos, mas, daqui a pouco, teremos que ter eletropostos em cada esquina, proporcionando combustível ambientalmente mais correto. A transição energética veio para ficar e teremos uma contribuição muito importante para as futuras gerações. Nosso país tem vocação em produzir energia elétrica e isso abre perspectivas inimagináveis de novos negócios”, comemorou Sérvio. 

Além de incentivar a população para a mobilidade elétrica, a Equatorial Energia também fomenta a temática dentro de suas distribuidoras de energia, que possuem carros elétricos em sua frota. Segundo um estudo da consultoria McKinsey, em 2040, o Brasil deverá ter 11 milhões de automóveis movidos à bateria elétrica. Um outro estudo do segmento aponta que encontrar postos para recarga da bateria de carros elétricos é uma das barreiras para adoção de veículos elétricos no país. O futuro da mobilidade é elétrico e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário