segunda-feira, 20 de maio de 2024

Ponto de Notícias - 20/05/2024

 


📌 POLÍTICA

Definida a composição de CPI que investigará contratos da gestão Eduado Braide

A Câmara Municipal de São Luís definiu a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará supostas irregularidades em contratos da gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD). A CPI é composta pelos vereadores Álvaro Pires (PSB), Astro de Ogum (PCdoB), Daniel Oliveira (PSD), Pavão Filho (PSB), Ribeiro Neto (PSB) e Thyago Freitas (PRD), conforme publicação no Diário Oficial do Município.

Criada em 13 de maio pela Resolução Administrativa nº 105/24, após requerimento do vereador licenciado Beto Castro (Avante), a CPI aguardava a reunião de instalação para definir presidente, vice-presidente e relator. Diante da demora, o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PSB), nomeou os integrantes seguindo o Regimento Interno.

Agora, com a comissão formada, os membros se reunirão para escolher a presidência e vice-presidência, além de definir o relator. Em seguida, elaborarão o plano de trabalho, estipulando dias, horários e a ordem das atividades.

O objetivo principal da CPI é investigar contratos emergenciais firmados desde o início da gestão de Braide em 2021. A comissão tem o poder de convocar secretários, ouvir testemunhas e realizar diligências. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 90 dias, prorrogável por mais 90 dias.

SAIBA +: Câmara abre semana com convocação de secretário e revisão de vetos


🌊 RELATÓRIO DA SEMA

Sete trechos de praias da Grande Ilha de São Luís estão impróprios para banho

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e divulgado nesta semana revelou que sete trechos de praias na Grande Ilha de São Luís estão impróprios para banho.

As áreas afetadas incluem trechos das praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Ponta do Farol, Calhau e Olho d’Água.

No total, 22 pontos nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa foram analisados no relatório, que abrange o período de 12 de junho a 10 de julho.

Segundo a Sema, as chuvas impactam negativamente a qualidade das águas das praias, resultando em maior carreamento de matéria orgânica das vias públicas para os rios e mares.

Devido a isso, a recomendação é que a população evite a recreação nas praias nas 24 horas seguintes a períodos de chuva intensa.

📚 EDUCAÇÃO

Analfabetismo cai no Maranhão e tem a menor taxa dos últimos 12 anos

O Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo IBGE, revelou uma queda na taxa de analfabetismo no Maranhão, de 20,8% em 2010 para 15,5% em 2022. A taxa de alfabetização subiu para 84,95%. Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, destacou a importância dos avanços e o compromisso do governo com a educação.

São Luís (96,01%), Imperatriz (93,22%), Balsas (91,59%) e São Pedro dos Crentes (91,07%) são destaques no estado. A alfabetização indígena no Maranhão aumentou para 72,56%.

No Brasil, a taxa de alfabetização em 2022 foi de 93,0%, com 7,0% de analfabetismo, uma melhoria em relação a 2010 (90,4% e 9,6%, respectivamente). A taxa de analfabetismo caiu em todos os grupos etários, especialmente entre idosos. Disparidades raciais diminuíram, mas ainda persistem, com brancos apresentando as menores taxas de analfabetismo em comparação a pretos, pardos e indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário