quarta-feira, 19 de junho de 2024

Sarney recebe a maior honraria da Assembleia Legislativa: “a gratidão é a memória do coração”


Do: Imirante.com


O ex-presidente da República, José Sarney (MDB), foi homenageado na manhã desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Maranhão. Em solenidade concorrida, com autoridades de todas as esferas de Poder, o emedebista recebeu a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, a maior honraria do Poder Legislativo, que foi proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB).

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB); o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); a deputada federal e ex-governadora Roseana Sarney (MDB) - filha do ex-presidente -; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho; o ministro dos Esportes, André Fufuca; deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, membros do Poder Judiciário; do Ministério Público; escritores; poetas e lideranças políticas de todas as regiões do estado compareceram à solenidade.


A homenagem foi o ato de maior repercussão política do estado nos últimos meses e reuniu num mesmo ambiente lideranças de diferentes frentes de poder no Maranhão.

Iracema afirmou que José Sarney é uma fonte de inspiração por ter elevado o Maranhão ao cenário nacional. 

“José Sarney não é só um político. Ele é cronista, é poeta, é um homem das letras com mais de 120 obras publicadas e ao mesmo tempo é um homem gentil, delicado, conciliador. A forma de ele ver e enxergar a política é uma fonte de inspiração para todo mundo e para nós aqui na Casa de uma forma especial é fonte de inspiração por se tratar de um maranhense que ressaltou em suas obras, o jeito de ser do povo maranhense; a forma de falar o modo de agir, e ele muito nos orgulha, muito nos honra”, enfatizou.

Autor da proposta de homenagem, o deputado Roberto Costa elevou a figura do ex-presidente da República. 

“Trata-se um justo reconhecimento a uma das personalidades de maior relevância do país e do Maranhão. José Sarney tem um legado importantíssimo na política e na literatura. Foi presidente da República, governador do Maranhão, deputado federal, senador, presidente do Congresso Nacional e é membro da Academia Brasileira de Letras. É uma homenagem justa desta Casa", ressaltou.

O governador Carlos Brandão ressaltou a importância de Sarney para o processo de redemocratização do país. Ele lembrou das grandes obras realizadas pela gestão do maranhense no comando do país e o “reposicionamento do país no cenário global”.

Discurso

José Sarney agradeceu a homenagem, fez referência a importância do Parlamento na sociedade. Ele destacou a função do político de servir a sociedade e mediar conflitos e disse ter conseguido cumprir com esses objetivo durante toda a sua trajetória. 

Sarney fez uma abordagem histórica sobre a Assembleia Legislativa no Maranhão, detalhando a sua instituição na Província até chegar à nova República. 

Também citou maranhenses ilustres que exerceram mandatos no Legislativo Estadual e pontuou algumas de suas experiências práticas na política. Ele também enfatizou o fato de ter criado o Sistema Único de Saúde (SUS), que assegurou saúde para toda a população brasileira.

“Tenho absoluto orgulho de ter presidido a transição democrática”, disse.

E continuou: “Tenho absoluto orgulho de ter presidido a transição democrática”, disse.

E continuou: “Quero agradecer a essa Assembleia Legislativa pela homenagem; a presidente e ao governador pela sua presença. Quero expressar a minha gratidão, que é a expressão do coração. E quero afirmar que eu acredito no futuro do Maranhão [… e parabéns ao povo maranhense]” , disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário