Nesta quinta-feira, 17 de outubro, a Equatorial Maranhão celebra o Dia do Eletricista, homenageando esses profissionais essenciais que garantem que a energia elétrica chegue a milhares de lares, escolas, hospitais e empresas. Além das comemorações tradicionais, com um lanche de confraternização, a Equatorial Maranhão destaca a história de superação e dedicação de Ana Léia, Técnica de Distribuição, que segue uma jornada inspirada pelo exemplo de seu pai, também eletricista.
Seguindo os passos do pai na alta tensão
Desde nova, Ana Léia viu no pai sua principal motivação para se tornar eletricista. Ele, que trabalhou com rede de alta tensão, serviu como inspiração para ela escolher o mesmo caminho. Hoje, Ana Léia atua na mesma área que ele, enfrentando os desafios e riscos diários da profissão com orgulho.
“Meu pai sempre foi minha maior inspiração. Ele trabalhou muitos anos no sistema de alta tensão e, hoje, sigo os mesmos passos, na mesma área que ele atuava. Isso me dá uma sensação muito forte de continuidade e de honra. Vejo no meu trabalho o legado que ele deixou, mas, ao mesmo tempo, sinto que estou construindo o meu próprio caminho”, afirma Ana Léia, Técnica de Distribuição na Equatorial Maranhão.
Ana Léia traz ainda uma reflexão: “Saber que, assim como meu pai, eu posso fazer a diferença na vida de tantas pessoas é o que me motiva a cada dia. A eletricidade é fundamental e, garantir que ela chegue com segurança a todos os lugares, é o que me faz acordar todos os dias com vontade de fazer mais. Ser eletricista é estar na linha de frente, transformando vidas. Cada desafio que enfrento é uma oportunidade de continuar esse legado”, conta emocionada.
Apoio ao desenvolvimento de jovens talentos
Alinez Martins, acompanha de perto o desenvolvimento de Ana Léia e outros profissionais eletricistas da Distribuidora. Alinez destaca a importância de oferecer suporte Técnica e emocional para que talentos como Ana possam despontar e superar os desafios diários.
“Ver o crescimento de profissionais como a Ana Léia é o que nos motiva. Ela não só seguiu os passos do pai, como também criou uma história própria dentro da Equatorial. Nosso papel, como gestores, vai além de supervisionar o trabalho Técnica, é sobre apoiar e incentivar cada um a ser a melhor versão de si, enfrentando os desafios do setor com coragem e profissionalismo”, pontuou Alinez Martins, Gerente de Obras e Manutenção na Equatorial Maranhão.
Sobre a Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia, apoiado pelo Programa de Eficiência Energética da ANEEL. Desde sua criação, a iniciativa já formou mais de 1.000 profissionais prontos para atuar no setor elétrico.
Em 2024, o programa ofereceu vagas em 21 municípios dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Goiás. No Maranhão, cidades como Bacabal e Balsas também foram contempladas. Com 480 horas de formação profissional e 112 horas dedicadas ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, o programa não apenas qualifica tecnicamente, mas também prepara os alunos para desafios sociais e cognitivos do mercado de trabalho.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco na educação de qualidade (ODS 4), além de promover a igualdade de gênero, o trabalho decente e a redução das desigualdades. A Escola de Eletricistas reforça o compromisso do Grupo Equatorial com a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário