O deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) anunciou oficialmente nesta segunda-feira (11) sua candidatura à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele enfrentará a atual presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que conta com o apoio do Palácio dos Leões para se manter no cargo no próximo biênio (2025-2026).
Ex-presidente da Assembleia na legislatura passada, Othelino foi um dos principais articuladores do governo Flávio Dino. No cenário atual, ele se posiciona como oposição ao governador Carlos Brandão (PSB) e, em sua campanha, tem obtido apoio de parlamentares que antes eram próximos de Dino, como os deputados Carlos Lula (PSB), ex-secretário de Saúde, e Rodrigo Lago (PCdoB), ex-chefe da Casa Civil.
A confirmação da candidatura de Othelino foi dada ao jornalista Marco D'Eça. Em declarações recentes, o deputado tem feito críticas constantes à gestão de Brandão, atuando como uma das principais vozes da bancada de oposição.
A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia, que pode ocorrer ainda esta semana, segue indefinida quanto à data exata, pois o edital de convocação ainda não foi publicado.
Eleição Anulada e Novo Pleito
Na semana passada, a eleição antecipada de junho de 2023 para a Mesa Diretora foi anulada após uma questão de ordem levantada pelo deputado Glalbert Cutrim (PDT). A eleição antecipada estava sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) por possíveis inconstitucionalidades e aguardava julgamento. Para evitar uma decisão contrária do STF, os deputados votaram pela anulação do pleito.
Após mudanças no Regimento Interno, a decisão de anular a eleição foi aprovada unanimemente no plenário. Com isso, um novo pleito será realizado, e a disputa entre Othelino Neto e Iracema Vale deverá ocorrer em breve, com votos secretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário