quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Greve do transporte público em São Luís chega ao quarto dia sem acordo


A paralisação do sistema de transporte público em São Luís chegou ao quarto dia nesta quinta-feira (20), sem avanço nas negociações entre rodoviários e empresários. Apenas os ônibus do sistema semiurbano seguem circulando, após um acordo firmado na última quarta-feira (18).

Uma audiência de conciliação realizada na quarta-feira (19) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) terminou sem consenso. O TRT informou que o caso será analisado pela Justiça, que deve emitir uma decisão sobre os rumos da greve nas próximas 24 horas. Até o momento, não há previsão para novas rodadas de negociação.

Durante a audiência, a Prefeitura de São Luís não apresentou propostas e foi determinada pela Justiça a apresentar o valor atualizado da tarifa de remuneração dos trabalhadores, conforme o contrato de concessão, além da memória de cálculo correspondente. A medida visa fornecer informações para a análise da tutela de urgência solicitada pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA).

A Justiça do Trabalho manteve a determinação para que o Sindicato dos Trabalhadores garanta o funcionamento de 80% da frota. O não cumprimento pode resultar em multa diária de R$ 100 mil. Apesar disso, os ônibus continuam sem sair das garagens.

Cadastro para transporte por aplicativo

Diante da paralisação, a Prefeitura de São Luís anunciou um programa emergencial de transporte por aplicativo para minimizar os impactos da greve. O cadastro para o benefício foi aberto na noite de quarta-feira (19) e permite que os usuários recebam dois vouchers diários de R$ 30 cada. Caso a corrida ultrapasse esse valor, a diferença deverá ser paga pelo passageiro.

O financiamento das corridas será feito com recursos que seriam destinados ao subsídio das empresas de transporte, mas a Prefeitura ainda não detalhou a operacionalização do processo. Para ter acesso ao benefício, os interessados devem se cadastrar no site oficial do município, informando nome completo, CPF, número de celular vinculado ao aplicativo de transporte e código do cartão de transporte urbano.

Sistema semiurbano retoma operação

Os ônibus do sistema semiurbano, que atendem os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, voltaram a circular na quarta-feira (19) após acordo firmado na terceira audiência de conciliação realizada no TRT-MA. O entendimento entre as partes definiu um reajuste salarial de 7% para os trabalhadores e um aumento de 10% no valor do ticket alimentação.

De acordo com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o sistema semiurbano da Grande São Luís conta atualmente com 444 ônibus, operados por 19 empresas distribuídas em 82 linhas.

No caso do sistema urbano, regulado pela Prefeitura de São Luís, as negociações serão retomadas em uma nova audiência de conciliação marcada para esta quarta-feira (19), às 11h, na sede do TRT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário