Com o objetivo de fortalecer a educação pública municipal e ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais para os estudantes da rede pública, o vereador Marquinhos (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei nº 058/25, que dispõe sobre a criação do programa "Inglês para Todos". A proposta prevê a introdução da língua inglesa na grade curricular a partir do 1º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de São Luís.
De acordo com o texto do PL, o ensino do inglês será estruturado de forma progressiva, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo dos alunos, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O programa prevê a capacitação continuada dos professores, a aquisição de materiais didáticos atualizados, a implementação de metodologias interativas para engajar os estudantes e o monitoramento constante das aulas para aprimoramento contínuo.
Entre os objetivos do projeto estão o estímulo a habilidades cognitivas por meio do aprendizado de uma segunda língua, a formação de cidadãos críticos e preparados para as demandas do mundo globalizado, além de ampliar o acesso dos alunos a melhores oportunidades profissionais.
Para o vereador Marquinhos, a aprendizagem precoce do inglês pode ser determinante para o desenvolvimento dos estudantes. “O inglês é uma língua de grande relevância no Brasil e no mundo, sendo um fator essencial para a comunicação internacional. A sua introdução precoce no ensino fundamental contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças, melhorando a capacidade de resolução de problemas e estimulando a criatividade”, afirmou.
As despesas para execução do programa serão financiadas pelo orçamento municipal, com possibilidade de parcerias com instituições públicas e privadas.
O PL foi lido em plenário na sessão ordinária desta quarta-feira (21) e segue agora para análise nas comissões de Justiça, Educação e Orçamento antes de retornar ao plenário para votação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário