A empresa sul-coreana Innospace informou à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Espacial Brasileira (AEB) que, por questões técnicas, não será possível prosseguir, nesta sexta-feira (19), com a tentativa de lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
De acordo com a empresa, será necessária uma inspeção técnica no funcionamento da válvula utilizada no abastecimento do tanque de metano líquido do segundo estágio do veículo lançador. Em razão disso, a tentativa de lançamento prevista foi suspensa.
A Innospace informou ainda que uma nova data para a tentativa de lançamento, dentro da janela que se estende até o dia 22 de dezembro, será definida em conjunto com a FAB e a AEB, após a conclusão das análises técnicas.
Em nota, a Força Aérea Brasileira destacou que mantém todas as suas infraestruturas, sistemas e equipes técnicas plenamente operacionais, assegurando o suporte necessário para a realização do lançamento, em coordenação com os demais órgãos envolvidos na operação.
A empresa reforçou que a suspensão ocorreu por precaução técnica e que novas informações sobre a retomada das operações serão divulgadas oportunamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário