quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Primeira-dama de Turilândia é exonerada de cargo no governo do Maranhão


O Governo do Maranhão exonerou Eva Maria Oliveira Cutrim Dantas, conhecida como Eva Curió, do cargo em comissão de superintendente de Articulação Regional da Regional de Viana, vinculada à Secretaria de Estado de Articulação Política. Ela ocupava a função desde junho do ano passado.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 5 de janeiro, com efeitos retroativos a 24 de dezembro, data em que Eva Curió foi presa. Primeira-dama do município de Turilândia, ela é investigada por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 56 milhões dos cofres públicos.

De acordo com as investigações, o esquema teria sido operado por meio de empresas fictícias supostamente criadas pelo marido de Eva Curió, o prefeito afastado de Turilândia, Paulo Curió (União Brasil), e aliados. A primeira-dama é apontada como responsável por gerenciar contas da Prefeitura e da Câmara Municipal, além de realizar transferências ilícitas e articular a compra de imóveis para lavagem de dinheiro.

Eva Curió e Paulo Curió, que também está preso, devem prestar depoimento nesta sexta-feira (9), na sede do Ministério Público do Maranhão, em São Luís.

Diante da crise institucional no município, o Ministério Público do Maranhão solicitou intervenção na administração de Turilândia. Atualmente, a gestão municipal está sob responsabilidade do presidente da Câmara, vereador José Luís Araújo Diniz, conhecido como “Pelego” (União Brasil), que cumpre prisão domiciliar por suspeita de participação no mesmo esquema investigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário