terça-feira, 30 de julho de 2019

HOME CENTER MARANHENSE INOVA AO CRIAR ESPAÇO DEMONSTRATIVO PARA FACILITAR A JORNADA DE COMPRA DO CLIENTE


Potiguar inova ao adotar espaço de demonstração com exemplos de diversos produtos e fases de uma obra residencial

Foto: Danielle VIeira - O espaço “Fases da Obra” instalado na loja Potiguar da Forquilha ajuda os clientes a visualizarem diversos tipos de produtos aplicados em uma obra básica.

Construir ou reformar é um processo muitas vezes complexo e desafiador, especialmente para quem o faz pela primeira vez e sem experiência profissional. As dúvidas do cliente são muitas: Quantos metros comprar? Qual material ficaria melhor em determinado espaço? Vale a pena economizar com esse tipo de item ou colocará em risco a segurança no projeto? Porcelanato ou cerâmica para o piso?
Essas e outras centenas de dúvidas de um processo típico de compras para obras residenciais são constantes em todas as lojas de material de construção. E por mais que a equipe de vendedores seja preparada para esclarecer todas as dúvidas, o cliente que nunca construiu antes nem sempre entende o que está sendo explicado. E dessa forma, a compra muitas vezes se dá no “escuro”; sem que o cliente, de fato, tenha entendido se fez a melhor opção, podendo inclusive, vir a ter surpresas desagradáveis na hora de instalar o produto e não ter o resultado que esperava.

Esse processo, que vai do diagnóstico da necessidade, passando pela pesquisa de preço até o ato da compra  é o que estudiosos de marketing chama de Jornada do Cliente. Um processo que cada vez mais tem sido amplamente estudado, e cujo desafio do mercado é oferecer soluções para aplacar ou eliminar em definitivo as chamadas “dores do cliente”, ou seja, suas dúvidas e ansiedades durante o processo de compras.

Em São Luís, o home center Potiguar detectou uma oportunidade de inovação, para oferecer uma melhor expriência de compra a seus clientes que buscam materiais de construção.

Após elencar as principais dúvidas dos clientes e os principais tipos de produtos que são mais demandados em obras residenciais, o Grupo Potiguar criou o espaço “Fases da Obra” , um espaço instalado na loja Potiguar da Foquilha e que oferece ao cliente uma verdadeira simulação de diversos ambientes de uma obra, com diferentes opções.

Adriano Pestana, Gerente de Marketing do home center explica a proposta desse espaço:
Nesse espaço, que simula uma contrução em andamento com diversos ambientes como banheiro e sala, o cliente pode visualizar diferentes soluções em materiais, para poder comparar visualmente o que prefere. O local conta ainda com etiquetas didáticas, explicando a devida recomendação técnica de cada tipo de produto em exposição. Com isso, até mesmo o cliente mais leigo em obras poderá entender a diferença entre um tipo de acabamento e outro, e assim, comprar com maior clareza os itens que preferir para sua obra. Esse espaço completa o atendimento com explicações téncicas que o cliente recebe de nossa equipe de vendas, mas agora com a vantagem de poder ver o que está sendo explicado, resumiu Pestana.
Foto: Danielle Vieira - Nesse epsaço, o cliente pode visualizar como ficam os diversos tipos de pintura (fosco, acetinado ou semibrilho) ou ainda as 


Um exemplo prático do que está exposto no espaço Fases da Obra, é a questão do tipo de pintura que o cliente pode escolher. Existem acabamentos Acetinados, Foscos ou SemiBrilhos; e ao visualizar a pintura de cada um desses diferentes tipos de pintura, o cliente pode optar pelo efeito que preferir, sem chance de errar na escolha, pois está vendo na prática como vai ficar a parede com cada uma dessas diferentes opções. Os demais exemplos se estendem em itens como opções em pisos e revestimentos, tipos de louças sanitárias e torneiras entre muitos outros itens de uma obra básica.

O bancário Roberto de Castro, morador de São José de Ribamar, aprovou o espaço, que segundo ele ajuda a comprar sem errar:

Me surpreendi com esse espaço aqui, gostei muito, pois me ajudou a definir o tipo de revestimento que vou colocar na parede do terraço que estou reformando. Eu vim pensando em comprar cerâmica, mas aqui vi um exemplo de massa com efeito de cimento queimado que é bem bonito, e acabei optando por esse estilo para a minha parede. Está super aprovado essa opção que ajuda muito o cliete que, como eu, não é profissional de obra, disse Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário