quarta-feira, 30 de outubro de 2019

“SAÚDE MENTAL PARA QUALIDADE DE VIDA” EM DEBATE NA III SEMANA DE PSICOLOGIA DA UNDB

Evento envolve comunidade acadêmica em debates e contou com palestrante interacional na abertura

O palestrante interacional Prof. Me. Alejandro (Univ. Vinã del Mar (Chile) na abertura da III Semana de Psicologia da UNDB. (Foto: Danielle Vieira)

O Curso de Psicologia da UNDB Centro Universitário promove essa semana, de 28 a 30 de novembro, a III Semana de Psicologia, no Teatro Maria Izabel Rodrigues, no Renascença II. O tema central dos debates é muito atual e pertinente; e discute de forma ampla como a psicologia pode intervir na manutenção de uma vida mais feliz e equilibrada; evitando a propagação de doenças mentais em um mundo tão frenético e cada vez mais competitivo e volátil.

Com o tema central “Saúde Mental para Qualidade de Vida” houve diversos debates sobre subtemas multidisciplinares, tais como: Saúde Mental em Contextos Indígenas; Repercussões Psíquicas do Processo de Aposentadoria; O Impacto do Luto na Saúde Mental, entre outros.

Na abertura da III Semana de Psicologia da UNDB houve a palestra internacional sobre “O Processo de Construção Pessoal desde a Perspectiva da Qualidade de Vida”; e foi proferida pelo Prof. Me. Alejandro Jardel, Coord. do Curso de Psicopedagogia da Universidade de Vinã del Mar (Chile).

Segundo ele, a Psicologia deve ser mais usada de forma preventiva, empoderando as pessoas com técnicas da Psicologia Positiva e menos de forma reativa, tratando doenças já instaladas como ansiedade, depressões e outros transtornos cada vez mais comuns em todo o mundo.

“Com a Psicologia Positiva podemos empoderar as pessoas para exercerem o controle de suas vidas, à partir do desenvolvimento de um perfil emocional mais forte e mais resiliente para enfrentar os desafios da vida cotidiana com mais serenidade e sem adoecer mentalmente”, defendeu o chileno Alejandro Jardel.

Jardel ressaltou também que a distorção de valores atuais, em uma sociedade que prega o individualismo em excesso e a competitividade exacerbada no trabalho e nas relações pessoais, acaba por adoecer as pessoas, física e mentalmente.   

“No contexto atual é cada vez importante que as pessoas se voltem para o seu; que se desconectem um pouco do mundo externo para se (re)conectarem com a sua essência, o seu eu intuitivo. As pessoas hoje têm até medo de serem autênticas e espontâneas, e acabam seguindo padrões sociais estandardizados que muitas vezes não lhes servem para nada. E isso causa um stress permanente enorme, resultando em doenças diversas. É nesse universo que cada vez mais a Psicologia é importante para não apenas tratar, mas ajudar a evitar tudo isso ,  e levar à construção da qualidade de vida associada ao bem estar geral, das pessoas e de suas comunidades”, alertou ele.

Alejandro Jardel foi além e sugeriu que o novo e mais importante papel dos psicólogos atualmente é o de “ajudar o paciente a se conhecer, desenvolver seus valores e expandir seus recursos pessoais; com um foco mais positivo de si mesmo e das circunstâncias ao seu redor. E dessa forma, permitir o pleno desenvolvimento do seu potencial pessoal, para que a pessoa seja o protagonista e artífice maior de sua própria vida ao invés de ser vítimas de suas emoções e do sistema social”.

Estudantes e professores de Psicologia debatem o tema “Saúde Mental para Qualidade de Vida” até essa quarta – feira (30.11) no Teatro Maria Izabel Rodrigues no campus da UNDB Centro Universitário. (Foto: Danielle Vieira)

A III Semana de Psicologia da UNDB prossegue nessa quarta – feira (30.11), com as seguintes palestras: “Saúde e Doença Mental no Esporte” (8H30); “Habilidades Sociais no Desenvolvimento do Adulto” (09H45); “Psicologia  a Saúde da Pessoa Idosa” (11H);”A Escolha profissional como Fator de Saúde Mental” (14H30); “Medidas Socioeducativas e promoção de Saúde Mental entre Adolescentes privados de Liberdade” (15H45); “Psicologia Escolar” (17H); “Comunicação de Notícias Difíceis na Saúde” (18H30) e “Questões relativas ao Corpo da Psicanálise e as Possibilidades de Trabalho no Hospital” (19H45).

As docentes Lília Daluz e Sílvia Vale, o palestrante chileno Alejandro Jardel e a Coord. do Curso de Psicologia da UNDB Ilana Cruz. (Foto: Danielle Vieira)

Para a Coordenadora do Curso de Psicologia da UNDB, Profa. Ilara Nogueira da Cruz a III Semana de Psicologia cumpriu um importante papel junto à comunidade acadêmica da área:

“Esse é maior evento anula do nosso curso e sempre voltado para aproximar e fortalecer a comunidade acadêmica de Psicologia com o debate de temas atuais. Esse ano o debate sobre a Qualidade de Vida e Saúde Mental veio oferecer novos olhares e caminhos para fazermos frente ao desafios atuais da sociedade, que pode e deve contar com o profissional de Psicologia para obter uma vida mais saudável, plena e feliz”, disse a profa. Ilara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário