segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

EQUATORIAL MARANHÃO INVESTE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EFICIENTE

Pela primeira vez municípios do Maranhão são contemplados no Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente no ano de 2019, da ELETROBRÁS.

Presidente da Equatorial Maranhão Augusto Dantas ao lado de Gerentes e Diretores da Companhia e os Prefeitos dos municípios contemplados pelo Programa Procel Reluz. (Foto: Divulgação)

Seis municípios maranhenses foram contemplados, pela primeira vez, no programa Procel Reluz, da Eletrobrás, que seleciona projetos de eficiência energética em iluminação pública com tecnologia LED. Os selecionados em chamada pública, foram: Bernardo do Mearim, Bom Jardim, Bacurituba, Axixá, Candido Mendes e Santo Amaro.

Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, ao lado da diretoria da Companhia junto dos prefeitos dos municípios contemplados pelo Programa Procel Reluz. (Foto: Divulgação)

A Eletrobrás lançou, de junho a agosto deste ano, a segunda chamada pública para tornar mais eficiente a iluminação pública de vias e praças de municípios de todo o país. A ação está inserida no Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Procel Reluz), um dos ramos de atividades do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), programa do governo federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobrás.

Para esta segunda chamada, a Equatorial Maranhão contratou uma consultoria especializada em projetos de eficientização de parque de iluminação pública, para garantir a qualidade dos 8 projetos maranhenses que seriam inscritos na chamada pública realizada pela Eletrobrás. Com essa ação, a Distribuidora garantiu a aprovação de 6 projetos, sendo dois municípios desclassificados por falta de documentação das Prefeituras, exigida no edital.

Os benefícios que os projetos de eficientização do parque de Iluminação Pública (substituição de luminárias tradicionais por luminárias LED) irão trazer aos municípios selecionados são:

• MAIOR EFICIÊNCIA: Redução do consumo energético na ordem de 60% comparado à iluminação tradicional;

• MAIOR DURABILIDADE: Vida útil superior a 50.000 horas mantendo o fluxo luminoso acima de 95%.

• MENOR TAXA DE MANUTENÇÃO: Não possui componentes frágeis ou facilmente quebráveis.

• MENOR IMPACTO AMBIENTAL: Não possui gases tóxicos em sua composição e não necessita de descarte especial.

• MAIOR CONFORTO: Permite melhor uniformidade de iluminação; Não aquece o ambiente; Não atrai insetos e não emite radiação UV (ultravioleta).

• MAIOR BENEFÍCIO À POPULAÇÃO: Melhoria da Segurança Pública; Melhoria da Economia e Turismo no horário noturno.

Os municípios beneficiados assumem, agora, o compromisso de elaborar e encaminhar para o Procel Reluz, em até 24 meses, contado a partir da liberação da primeira parcela do recurso, o Plano Diretor de Iluminação Pública de seu município.

Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, ao lado dos prefeitos dos municípios contemplados Programa Procel Reluz. (Foto: Divulgação)

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, a ideia de investir na elaboração dos projetos e inscrição das prefeituras maranhenses no Procel Reluz é “criar condições para que o próprio município, depois de receber as melhorias, possa conquistar mais recursos para manter e operar o seu parque de iluminação, levando mais conforto e segurança para a população”.

O Procel Reluz prevê um serviço de medição e verificação dos resultados atingidos após a realização do serviço. Uma consultoria especializada apura, antes da troca de luminária, qual era o consumo de energia e efetua o mesmo serviço depois do investimento efetuado. Com isso, a empresa consegue apurar com muita precisão qual foi a economia alcançada.

As luminárias LED, mais econômicas, têm vida útil em torno de 12 anos, no mínimo; garantia elevada do fabricante de, no mínimo, cinco anos e redução do prazo de manutenção.

“Esse investimento da Equatorial Maranhão nos projetos das prefeituras foi muito importante e benéfico para as cidades, que além de reduzir o consumo energético da iluminação pública, também vai deixar as cidades mais belas. É um projeto que não precisaremos reembolsar, então só temos a agradecer à Equatorial por mais esse incentivo”, comentou Eudina Costa, prefeita de Bernardo do Mearim.

Programa Procel Reluz sendo apresentado aos prefeitos dos municípios contemplados. (Foto: Divulgação)

Desde sua criação, em 2000, o Procel Reluz já beneficiou 1.349 municípios, tornando eficientes cerca de 2,7 milhões de pontos de iluminação pública, que resultaram em economia de consumo de energia de 1,1 bilhão de quilowatts-hora (kWh), em todo país.

“É a primeira vez que municípios maranhenses serão contemplados com este programa. Estamos felizes por essa conquista, pois a eficiência energética dos sistemas de iluminação pública trará economia de energia, maior segurança nas ruas e avenidas, valorização dos espaços públicos, incentivo ao comércio local e melhor qualidade de vida para a população das cidades beneficiadas”, pontuou Francila Soares, gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário