quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

BALANÇO DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS QUE BENEFICIARAM MORADORES DE S.J. DE RIBAMAR E PAÇO DO LUMIAR EM 2019 PELA BRK

O programa educativo Patrulha Ambiental, direcionado aos alunos de escolas municipais de Ribamar e Paço do Lumiar foi destaque entre as ações socioeducativos da BRK Maranhão em 2019 (Foto: Divulgação)

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, por meio de sua equipe de Responsabilidade Social interagiu ao longo do ano de 2019 com diversas comunidades para levar informações sobre as obras de melhorias, intervenções de operação e iniciativas socioambientais; além de estabelecer um diálogo social com lideranças comunitárias e realizar a aplicação da pesquisa social, impactando mais de 4.500 moradores dos dois municípios.

“Dentre as atividades que executamos, sempre destacamos a Patrulha Ambiental, um programa direcionado aos alunos de escolas municipais e que, somente em 2019, atendeu mais de 240 crianças e proporcionou momentos de debate sobre a preservação do meio ambiente e cidadania, com uma programação lúdica e interativa”, destaca Amanda Cardoso, responsável técnica social da concessionária.

O Dia Mundial da Água e a Semana do Meio Ambiente também ganharam programações especiais com Eventos Sócioeducativos, teatro e palestras interativas. Outro destaque foi o GrafitArte com a Comunidade, iniciativa que trabalha junto à adolescentes e jovens os princípios e técnicas da arte urbana, colaborando para o incentivo das intervenções artísticas, sob o foco da conservação do patrimônio. Reconhecido no município, o projeto foi premiado nacionalmente no BRK Transforma, na Categoria Institucional.

 “Conseguimos impactar jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A ação nos permitiu levar arte para as comunidades e ainda incentivamos a conservação do patrimônio público”, comemorou José Mário Ribeiro, diretor da BRK Ambiental no Maranhão  

Sob o eixo de geração de trabalho e renda a BRK Ambiental Maranhão realizou a 5ª turma do Curso de Encanador e da 6ª turma do Curso de Designer Sustentável; celebrando mais um ano de parceria com o SENAI. Os cursos proporcionaram conhecimento teórico e prático para atuação no mercado de trabalho, incentivando a qualificação profissional, o empreendedorismo e a criação de redes de economia solidária.

A BRK Ambiental trouxe ao Maranhão o projeto Nave BRK, uma experiência inovadora, levando mais 600 pessoas a um vôo virtual e a reflexão sobre sustentabilidade e conservação dos recursos naturais. Já a campanha nacional “Busque por Prevenção” de combate à Dengue foi feita em parceria com o Dr. Dráuzio Varella. A iniciativa teve como ponto focal palestras educativas em escolas e encontros com agentes comunitários de saúde dos municípios de Paço do Lumiar e São José do Ribamar. No total, foram 533 alunos e 187 profissionais da área da saúde beneficiados.

As Ações Sociais continuam em 2020

O ano de 2020 já começa com novidades: O Projeto Recriarte, idealizado para a 3ª idade que visa confeccionar produtos sustentáveis, a partir do reaproveitamento de uniformes descartados; e os Cursos Jovem Chef e Cozinha Sustentável, voltados para o nicho alimentício ao incentivar hábitos alimentares mais saudáveis, empreendedorismo e a promoção da rica culinária maranhense, com foco nos jovens e pessoas apaixonadas por gastronomia, respectivamente.

Em 2020, o programa Portas Abertas volta com roupagem mais moderna, o “Portas Abertas 360” com tours virtuais pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE). Por meio de óculos de realidade virtual e smartphones compatíveis, a ação tem o objetivo de complementar o conhecimento dos participantes sobre o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

“Esse será mais um ano repleto de atividades com foco na transformação da vida das pessoas por meio do saneamento e do compromisso com o cliente. Essa é a base do nosso trabalho e esse foi o recado que passamos para os mais de 4.500 moradores de São José de Ribamar e Paço do Lumiar impactados por nossas ações sociais”, enfatizou o diretor José Mário Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário