quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

LIGAÇÃO NOVA DE ENERGIA: VOCÊ SABE O QUE PRECISA PROVIDENCIAR ANTES DE SOLICITAR ESSE SERVIÇO?

Workshop foi realizado em São Luís para apresentar as dúvidas que surgem no processo de Ligação Nova


Gabriel dos Santos, Engenheiro de Estudos e Planejamento Sênior, faz participação no Workshop. (Foto: Divulgação)

Quando um cliente vai se mudar para uma residência nova que nunca teve energia elétrica, é necessário que ele solicite o serviço de Ligação Nova de energia. Mas, antes dessa solicitação, ele precisa providenciar o Padrão de Entrada, que é o conjunto de equipamentos que irá receber o medidor e a instalação da energia.

Pensando em esclarecer esse processo, a Equatorial Energia Maranhão realizou este mês, na sede da companhia, a 4º edição do Workshop “Ligação Nova – Uma visão Sistêmica”. O curso, que acontece anualmente, contou com a exposição da Analista de Distribuição da Companhia, Eduarda Gomes, acerca das normas e procedimentos necessários para que o padrão de entrada de energia esteja apto a receber o serviço de Ligação Nova e, teve como objetivo apresentar de forma clara os obstáculos que surgem no processo de Ligação Nova desde a aquisição de material até a execução da ligação. Participaram do workshop colaboradores de diversas áreas da Equatorial Maranhão, além de lojistas do setor elétrico, eletricistas da comunidade e representantes de escolas profissionalizantes.

Colaborador da Equatorial Maranhão simula visita para realização de Ligação Nova.  (Foto: Divulgação)

Para Eduarda Gomes, o evento foi uma estratégia para orientar as frentes de trabalho que atuam no fluxo de ligação nova


 “Observa-se que 62% do volume das demandas de ligação nova recusadas e não atendidas pela Companhia são referentes à pendência no padrão de entrada. Neste caso, é preciso desenvolver as diferentes frentes de trabalho, além de oferecer o financiamento do padrão. O ideal é que o cliente solicite a Ligação Nova, monte o padrão corretamente e a equipe vá ao local e efetue a ligação já na primeira visita, antecipando o prazo regulatório” informa Eduarda.

Durante o workshop destacou-se a importância de estar atento, enquanto consumidor, a todo o processo de requisição deste serviço. Ao realizar solicitação de fornecimento de energia elétrica para uma conta contrato que está sendo conectada à rede de distribuição pela primeira vez, o cliente deve conhecer os documentos e as condições de instalação necessários para que o atendimento seja realizado. Por questão de segurança, quando a equipe da Equatorial vai realizar esse serviço e percebe que esse Padrão de Entrada não está montado corretamente, o serviço não pode ser executado e o cliente precisa providenciar os ajustes com um eletricista particular.  Como alternativa, a Equatorial Maranhão oferece o financiamento deste padrão, onde a Companhia pode instalar esse conjunto de equipamentos para o cliente e parcelar em até 24 vezes na conta de energia.

Colaboradores da Equatorial Maranhão expõem o modelo de Padrão de Entrada a serem seguidos. (Foto: Divulgação)

Como solicitar a Ligação Nova

A solicitação pode ser feita pelo site www.equatorialenergia.com.br ou em uma das agências de atendimento presencial.

Documentos necessários

Em caso de atendimento presencial, o consumidor deve estar munido dos documentos para cada perfil. Para pessoa física: documento com foto e CPF do solicitante, número do cartão social (NIS/BPC/RANI), se houver e, foto do padrão de energia instalado. Para pessoa jurídica: contrato ou estatuto social, cartão CNPJ, foto do padrão de energia instalado e documento com foto e CPF do sócio solicitante. Os documentos ainda podem variar se a solicitação for realizada por um representante desses perfis.

Felipe Vianelli, Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais, faz exposição no workshop “Ligação Nova – Uma visão Sistêmica”. (Foto: Divulgação)

Condições de atendimento 

Para que o colaborador Equatorial possa realizar a ligação da energia, o cliente precisa estar com o padrão de entrada instalado corretamente. O medidor deve estar instalado em lugares que não haja impedimento de acesso para o leiturista. As etapas e detalhes de instalação de padrão estão disponíveis para consulta no site da Companhia.

Como adquirir o padrão

O cliente pode adquirir seu padrão por conta própria, visitando uma loja de materiais elétricos. Ou através de uma das agências aderindo ao financiamento, do produto e instalação, que é oferecido pela Equatorial. Neste caso o valor total pode ser parcelado na conta de luz em até 24 vezes.

Sérgio Souto de Melo, Diretor Executivo da Equatorial maranhão, abre o workshop “Ligação Nova – Uma visão Sistêmica”. (Foto: Divulgação)

Prazos

Depois de solicitado o serviço de Ligação Nova, segundo regulação da ANEEL, a Equatorial dispõe de três dias úteis para fazer vistoria e dois dias úteis para realizar a ligação, em áreas urbanas. Em áreas rurais, o prazo é de cinco dias úteis para vistoria e mais cinco para a ligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário