terça-feira, 7 de abril de 2020

HOME CENTERS E LOJAS DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO LIBERADOS PARA ABRIR MAS MANTENDO CUIDADOS

Lojas do Grupo Potiguar com horários e medidas de segurança especiais em São Luís e Imperatriz

Lojas de materiais de construção, consideradas essenciais, foram liberadas para abrir segundo Decreto Governamental de N. 35. 714 (03/04/20). [Foto: Divulgação]

O Governo do Estado, através do Decreto de N. 35.714 de 03 de abril de 2020, reconheceu que as lojas de materiais de construção e home centers são de vital necessidade básica para manter a saúde e segurança da população nesse momento de pandemia do novo Coronavírus. E por isso, autorizou a reabertura das lojas desses segmentos em todo o Estado à partir dessa semana.

Segundo a ACOMAC / Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão esse decreto beneficia não apenas grandes grupos, mas todo o setor de material de construção, que no Maranhão abrange mais de cinco mil estabelecimentos comerciais. Desse universo, 65% dos estabelecimentos do setor estão localizados em áreas de periferia, e sendo grande parte deles, pequenos e médios comércios de bairros  - madeireiras, vidraceiros, lojas de materiais elétricos, ferramentas, pisos e tintas etc... Esses comércios por sua vez, abastecem milhares de profissionais liberais – pintores, mecânicos hidráulicos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, gesseiros entre outros – que garantem o sustento de suas famílias com seu trabalho autônomo, o qual depende dos materiais dessas lojas para poder ser executado.

A ACOMAC lembra ainda que, esse setor é essencial porque abastece com materiais obras urgentes, mesmo na atual pandemia não apenas em residências, mas também em hospitais, autarquias, e em demais empresas de serviços essenciais que não podem parar mas podem ser acometidos de danos elétricos, hidráulicos, pinturas e outros imprevistos que impactam na saúde e segurança das pessoas. E no Maranhão, vale lembrar que as fortes chuvas desse período contribuem para o aumento de estragos que necessitam de reparos urgentes e que não podem esperar.

Mesmo com as lojas do setor fechadas inicialmente, as necessidades dos clientes não paravam de acontecer:

Como consertar um vazamento hidráulico sem produto impermeabilizante? Como refazer uma instalação elétrica após um curto circuito sem material? Como instalar uma tomada extra para um idoso que passa a fazer uso de equipamentos elétricos em sua casa? Como comprar uma mesa ou cadeira adequadas para começar a trabalhar de casa, se antes esse ambiente não era necessário? Como manter a saúde pulmonar de pessoas que habitam uma residência com infiltrações nas paredes, nas quais prolifera mofo e fungos; sem poder tratar essa parede e pintar a mesma?

Com base nesse cenário, e respeitando todas as recomendações do Decreto de N. 35.714 (03/04/20) as lojas do Grupo Potiguar em São Luís e em Imperatriz, acabam de estabelecer novos horários para funcionar, além de implementar ainda mais as medidas de segurança e higienização que já estavam sendo adotadas desde o início dessa crise.

Em São Luís, as lojas da Cohama e Forquilha estão abrindo de segunda à sexta das 8H às 20H; aos sábados das 8H às 18H e aos domingos das 8H às 13H. Já nas lojas do Centro, Cohafuma e Av. dos Africanos o funcionamento se dá das 8H às 18H de segunda às sextas e aos sábados das 8H às 13H, sendo que no domingo as mesmas ficarão fechadas.

A Potiguar Imperatriz está funcionando de segunda à sexta das 8H às 18H e aos sábados das 8H às 13H, fechando aos domingos. E nas duas cidades, continuam ativos os serviços de Delivery com entregas em casa; através dos telefones ‪(98) 2108 9999 em São Luís e ‪(99) 3271 7000 em Imperatriz.

Para evitar aglomerações em suas lojas, e garantir a segurança dos diversos colaboradores e clientes, o Grupo Potiguar ressaltou que seguirá reforçando as medidas de distanciamento social; as ações de limpeza à proteção individual de cada colaborador; o afastamento de colaboradores em grupo de risco e ainda, assim como a readequação de turnos de trabalho. E mais, foram instaladas pias com bancadas nas entradas das lojas e disponibilizados diversos pontos de álcool em gel para uso coletivo. Também acontece a demarcação das filas nos check outs (caixas) garantindo rigorosamente o distanciamento físico recomendado pela OMS entre os clientes, assim como dos mesmos para com os colaboradores das lojas. Outra ação que também está sendo implementada é a instalação de uma barreira de acrílico separando o cliente das operadoras de caixas.

“Seguiremos investindo no que for preciso para nos adaptar nesse momento de mudanças que visam preservar a vida. Usaremos também todos os nosso canais de comunicação para continuarmos multiplicando orientações oficiais de saúde, e fomentando novas mensagens para manter o alerta de todos quanto à necessidade de continuarmos com as medidas preventivas de distanciamento social visando minimizar a disseminação do Covid19 no Maranhão”, declarou a Diretoria do Grupo Potiguar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário