sábado, 11 de julho de 2020

Prefeitura de Anajatuba inaugura Central de Raios-X

(Foto: Reprodução) 

Na tarde desta sexta-feira (10), cercado por assessores, vereadores e outras autoridades, o prefeito de Anajatuba – Sydnei Pereira - comandou a solenidade de inauguração da Central de Raios-X, sediada no prédio anexo ao hospital municipal Nilton da Silva Lima Filho. Fundada em 22 de julho de 1854, prestes há completar 167 anos, a inauguração representa um marco para a história do município.

Adquirido através de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Zé Carlos (PT), com tecnologia chinesa, o aparelho possui uma potência de 50 a 850 mil amperes, sendo o mais moderno da região Norte do Estado, e com capacidade de atendimento ilimitada.

“Este momento representa um marco desde a fundação do nosso município, o que nos enche de orgulho. Na oportunidade, além de toda a equipe técnica que não mediu esforços para transformar este sonho em realidade, pois precisamos montar uma espaço com linha de transmissão elétrica própria, com capacidade para suportar o equipamento, agradeço em especial, o deputado federal Zé Carlos, que direcionou recurso parte aquisição do aparelho que vai beneficiar milhares de anajatubenses”, disse o prefeito.

AÇÕES NA AREA DE SAÚDE

Desde que assumiu o comando do município, no ano de 2015, muitas ações foram desenvolvidas na área da saúde. Num total, oito unidades básicas de saúde foram construídas e reformadas nos povoados Picada, São João da Mata, Bacabal, Quebra, São Raimundo, Boca do Caminho e Queluz.

Com 100% de cobertura, a administração municipal aumentou de oito para 13 o número de equipes de saúde da família bucal, adquiriu consultórios odontológicos modernos para fortalecer e ampliar as equipes de saúde bucal e, ainda, um odontomóvel para prestar atendimento nas comunidades mais distantes.

Instalou duas academias de saúde, sendo uma na sede, na Praça da Matriz e outra na localidade do Afoga. Também implantou o Programa Saúde na Comunidade, assegurando além do atendimento com médicos especialistas em áreas como urologia, ginecologia, ortopedia, disponibilizou, ainda, a distribuição de medicamentos à população.

Duas equipes de NASF-AB, com profissionais tais como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, artesãos, técnico em enfermagem e fonoaudiólogos foram implantadas, garantindo o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS I, outro sonho conquistado.

A nomeação de 30 agentes comunitários de saúde, a implantação do Programa de Distribuição de fraldas descartáveis pelo SUS, por meio da Assistência Farmacêutica, o fortalecimento das campanhas de vacinação e do Programa de Tratamento Fora do Domicilio com vários veículos confortáveis, adquiridos através do Ministério da Saúde e Governo do Estado, tais como uma L/200 Triton, uma ambulância, são outras medidas que podem ser citadas.

COMBATE A COVID 19


No combate a pandemia do Covid 19, as ações foram inúmeras, como a aquisição de medicamentos para tratamento de pacientes de covis seguindo o protocolo municipal; aquisição de leitos clínicos, distribuição de milhares de máscaras e de centenas de litros de álcool gel. Houve também a implantação do centro de referência para tratamentos dos pacientes vítimas da covid-19 com funcionamento 24 horas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário