quinta-feira, 3 de setembro de 2020

VEM AÍ A LIVE CULTURAL BENEFICENTE DEVOTOS DE SÃO JOÃO EM APOIO AOS GRUPOS DE BUMBA MEU BOI DO ,MA

Um verdadeiro presente cultural, patrocinado pela Vale, para marcar o Aniversário dos 408 Anos de São Luís no próximo dia 06 de setembro às 17H com sorteios e apresentações de artistas

Estão à frente da Live Beneficentes Devotos de São João: O fotógrafo Meireles Jr. e os músicos Betto Pereira, Chiquinho Franca e César Nascimento. (Foto: Divulgação)

Vem aí a Live Cultural “Devotos de São João”, um verdadeiro presente cultural patrocinado pela Vale, com realização da Fundação Sousândrade. E que vai reunir música, folclore, artes plásticas e fotografia, em um evento inédito que acontecerá no próximo dia 06 de setembro (domingo) às 17H, abrindo as comemorações do aniversário dos 408 Anos da capital maranhense, que acontece oficialmente no dia 08 de setembro. O nome do projeto, de autoria do compositor maranhense Josias Sobrinho, traduz o sentimento que melhor resume esse amplo e rico fenômeno cultural maranhense que é o São João: A Devoção.

"Investir em projetos que contribuam para a sustentabilidade da cultura popular maranhense é fundamental. Neste momento tão desafiador para o setor, conseguiremos apoiar 31 grupos em todo estado do Maranhão. Acreditamos no poder transformador da Cultura e por isso a Vale investe há mais de 20 anos no patrimônio cultural brasileiro”, comenta Christiana Saldanha, gerente de Cultura e Patrocínios na Vale. 

Idealizado por Meireles Junior, em parceria com os artistas Betto Pereira, César Nascimento e Chiquinho França, o projeto tem duplo objetivo: Divulgar a rica cultura junina maranhense e apoiar financeiramente grupos folclóricos que esse ano não se apresentaram nas festas juninas em função da pandemia da Covid-19. 

Flagrante do idealizador do projeto Devotos de São João, o fotógrafo Meireles Jr., captando belas imagens nos Lençóis Maranhenses para a Live. (Foto: Divulgação)

O fotógrafo Meireles Junior e as atrizes Áurea Maranhão e Nicole Meireles irão apresentar a Live que será transmitida pelo YouTube (imirante.com). Serão lançados também os clipes das músicas Festa do Bumba-boi (César Nascimento, Íris Cavancante e Isaac Cândido) e Baixada (Chiquinho França e Mhario Lincoln), ambas inéditas, e os clipes ilustrados com a sensibilidade e beleza das imagens de Meireles Junior.

Eles irão transportar os telespectadores aos sons das matracas e pandeirões, sotaques, gingados e coreografias, brilhos, cores, belezas e demais elementos culturais que levaram o Bumba Meu Boi do Maranhão a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2019; e que fizeram o São João do Maranhão ser a maior manifestação cultural do estado. Entre os convidados estão: Tambor de Crioula de Apolônio; Cacuriá de D. Teté; Boi Unidos de Santa Fé (Baixada); Boi de Axixá (Orquestra); Boi de Nina Rodrigues (Orquestra); Boi Unidos Venceremos (Zabumba); Boi da Vila Conceição (Costa de Mão); Boi Pérolas dos Lençóis (Orquestra); Boi de Maracanã (Matraca); Dança do Lelê de Rosário; Boi Barrica (Alternativo) e Tambor de Crioula São Benedito de Itapera.

A live tem ainda convidados especiais como a influenciadora digital Thaynara OG; a pesquisadora Zelinda Lima; o Superintendente do Iphan/MA Maurício Itapary, e estrelas como Alcione, Zeca Baleiro, Rita Beneditto, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, Sandra Duailibe, Coral de São João, Fernando de Carvalho e o pianista Wesley Sousa, entre outras surpresas.

E mais, exposição virtual de telas pintadas por Betto Pereira a partir de fotografias do São João do Maranhão de autoria de Meireles Junior. As telas, assim como livros de Meireles Junior e DVDs dos demais artistas, serão sorteados ao longo da live e estarão expostas virtualmente no Instagram do projeto, no perfil @devotosdesaojoao.

A cantora Rita Beneditto promete emocionar na Live em prol dos grupos de bumba-meu-boi maranhenses.(Foto: Divulgação)


O Mestre Zé Olhinho do Boi de Santa Fé vai marcar presença com uma linda toada. (Foto: Divulgação)


O vocalista da Banda Tribo de Jah, Fauzi Beydoun também participa da Live Devotos de São João. (Foto: Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário