terça-feira, 13 de outubro de 2020

CHICO MARANHÃO NO “VINIL & POESIA”

                    

                      

Um artista imenso...” assim definiu Zeca Baleiro sobre o nobre convidado desta edição do sarau “Vinil & Poesia” que acontece nesta quarta-feira, 14 de outubro, às 21h10. Ele tem razão...Trata-se do intérprete, compositor, violonista, coreiro, escritor e arquiteto Chico Maranhão, que possui em obra magnífica na história da Música Popular Brasileira, pontuada atualmente por “Contradições”, seu mais novo álbum que figura entre um dos mais belos de sua carreira. 


“Contradições” é o décimo disco do imenso artista que traz 22 faixas com arranjos, produção e direção musical do violonista Luiz Júnior, gravado em São Luís, lançado pela gravadora Kuarup. O capricho da obra vem desde a concepção estética da capa, em traço do arquiteto, modelada na criação gráfica e artística do pintor e desenhista Cláudio Tozzi. Nela, a palavra – contradições – é um jogo de letras com possibilidade de vários significados. Bem ao modo dele, entenda como quiser. 

No miolo, Mandioca Pinga Sushi, Os Telhados de São Luís, Sobrado, Filho D’Uma Égua e A Vida é Uma Festa entre outras faixas, de versos misturados ao ritmo de seu instigante amor por sua terra natal. Fruto da educação que recebeu em casa, cheirando a flor Camélia, às vivencias da rua, do ecoar dos tambores até amanhecer. 
  
Tem quatro décadas que ele chegou para o Brasil com “Gabriela”, registrou “Lances de Agora, “Fonte Nova”, já criou Ópera Boi, entre outros “São João, Paixão e Carnaval”, “Só Carinho” e um livro dedicado à arquitetura chamado “Urbanidade do Sobrado”. 
Francisco Fuzzetti de Viveiros Filho, de batismo, é o Chico Maranhão, que deu bis ao “Ponto de Fuga”, e “Quando baixa o crepúsculo” traz Nauro Machado. 
Dissonante ou em tom maior, Chico, heim, canta! 


Vinil & Poesia
- O sarau é um projeto idealizado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, desde dezembro de 2019, que, em meio a pandemia, continuou a ser realizado, em formatos de ‘lives’. A iniciativa teve seu público apreciador ampliado; pessoas de todo o Brasil, e também de outros países, começaram a se encontrar neste espaço virtual, que objetiva, sobretudo, elevar a cultura maranhense, valorizando obras dos nossos artistas, nas vertentes poética e musical. Todas as quartas-feiras, há sempre um bate-papo especial; a transmissão é ao vivo no instagram @vanessaserrah. Começa 21h10. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário