terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

BRK AMBIENTAL FAZ SENSIBILIZAÇÃO PARA A NECESSIDADE DE ELIMINAR O LIXO

Em 2020, BRK Ambiental removeu mais de 570 toneladas de lixo das redes de esgoto de Paço do Lumiar e São José de Ribamar

(Foto: Divulgação)

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, o Brasil registrou um aumento do volume de materiais plásticos descartados irregularmente.

De acordo com o relatório Atlas do Plástico, publicado pela fundação alemã Heinrich Böll, o uso de máscaras descartáveis e as embalagens de alimentos utilizadas em serviços de entregas estão entre os fatores que contribuíram com esse cenário. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), aponta que, em comparação com 2019, foi registrado um aumento de 30% na coleta de materiais recicláveis no Brasil apenas durante o período da pandemia.

Diante disso, a BRK Ambiental reforça a importância da contribuição da população de Paço do Lumiar e São José de Ribamar para reduzir a geração do lixo e garantir a destinação correta dos resíduos.

Em 2020, por meio das atividades de manutenção e limpeza preventivas, a concessionária retirou 576 toneladas de lixo das redes de esgoto dos dois municípios em que atua e realizou a limpeza de 30.080 metros de tubulações.

Durante esse trabalho, frequentemente, são encontrados resíduos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.). Além de resíduos de cozinha que são descartados irregularmente, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

“É importante conscientizar a população a respeito do tema e lembrar que as redes de esgoto são projetadas para receber apenas 1% de resíduos sólidos e 99% de líquidos. Quando uma pessoa descarta um resíduo sólido em uma tubulação, como ralos ou vaso sanitário, isso pode resultar em entupimentos, vazamentos e até mesmo provocar o retorno do esgoto ao imóvel”, explica Lineu Machado, gerente da área de Operação e Manutenção da BRK no Maranhão.

A concessionária reforça que o processo de tratamento do esgoto tem como objetivo remover o material sólido, organismos patogênicos característicos do esgoto bruto, além de reduzir a carga orgânica e compostos químicos indesejáveis para níveis adequados aos da legislação vigente. O excesso de lixo nas redes pode provocar impactos em todo o sistema de saneamento, além de transtornos à população.

“Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico. Uma simples tampa de pasta de dente descartada pelo ralo já pode gerar um grande problema. O material não é capaz de se dissolver na água e pode fazer com que outros objetos lançados indevidamente fiquem enroscados nele, provocando o entupimento da rede de esgoto”, afirma Lineu.

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário