terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Protagonismo infantil: Evento do Instituto Cores do Mará lança livros escritos por crianças e adolescentes do projeto

O Colorindo Histórias marca o lançamento do livro dos pequenos autores nesta terça-feira (10), a partir das 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Cores do Mará aposta no protagonismo e desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da escrita do seu primeiro livro autoral.


Este momento marca a realização de um grande sonho: o protagonismo desses jovens na escrita de seu primeiro livro autoral. Durante meses, os estudantes se dedicaram a atividades criativas que os incentivaram a desenvolver e dar vida às suas próprias histórias, resultando na publicação de um livro único para cada um. Nesta terça-feira (10), a culminância deste trabalho acontece no evento COLORINDO HISTÓRIAS, que lançará o livro dos pequenos em noite de autógrafos e com a promoção de contação de histórias. O evento  tem início às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. 

“O que eu mais gostei de criar na minha história foi que eu utilizei muito minha criatividade, escrevi, pintei e desenhei que é uma das coisas que mais gosto de fazer.” Afirma Karen Moreira, 11 anos, participante do projeto de educação socioemocional do Instituto.

Será uma noite de grande importância para o empoderamento desses jovens, celebrando suas conquistas e fortalecendo seu protagonismo. Por meio da literatura e da escrita, o Cores do Mará valoriza cada um como autor e sujeito ativo de sua própria narrativa. “Este  projeto  estimula  habilidades  linguísticas,  pensamento  crítico  e criatividade. A criança aprende a organizar ideias, construir narrativas e tem a chance de se enxergar como protagonistas de suas próprias histórias e do mundo ao seu redor.” Destaca Andressa Martins, educadora do projeto.

O COLORINDO HISTÓRIAS será uma oportunidade única para reconhecer as realizações dos participantes, fortalecer a conexão entre a comunidade, o potencial transformador da educação e celebrar essas conquistas. As obras dos jovens escritores serão apresentadas ao público, formado por familiares, educadores, parceiros e apoiadores que acompanham e incentivam essa jornada de transformação.

"Realizar este evento em um local tão emblemático como o Teatro Arthur Azevedo, que carrega uma enorme importância histórica e cultural para o nosso estado, é uma forma de democratizar o seu acesso, colocando as crianças da comunidade no centro desse palco. Para nós, é também a concretização de um sonho”, completa Duci França, fundadora e presidente do Instituto Cores do Mará.

Sobre o Insituto Cores do Mará

É uma organização não governamental, apartidária e não religiosa que desenvolve e executa projetos de educação com metodologias criadas pelo Instituto para desenvolver competências socioemocionais em ciclos de aprendizagem trabalhando temáticas contemporâneas. Atende crianças e  adolescentes em situação de vulnerabilidade social em São Luís do Maranhão. Para mais informações acesse coresdomara.org.br / @coresdomara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário