segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Sem acordo, São Luís amanhece sem ônibus no quarto dia de greve

A greve dos rodoviários chegou ao quarto dia nesta segunda-feira (2) e manteve São Luís sem ônibus, apesar de decisão do TRT-MA que determinou a circulação de 80% da frota. A paralisação afeta cerca de 700 mil passageiros, que precisaram recorrer a transporte alternativo, como vans e aplicativos.

O impasse envolve atrasos salariais, condições de trabalho e o reajuste de 2026, com pedido de aumento de até 12%. Sem acordo, o TRT pode aplicar multa diária de até R$ 70 mil ao sindicato. Prefeitura e Governo do Estado afirmam manter o pagamento de subsídios. Nova audiência de mediação está marcada para terça-feira (4).

sábado, 31 de janeiro de 2026

Atuação de Dudu Diniz: Brandão e Orleans leva benefícios para São José de Ribamar

São José de Ribamar está em festa.

Na tarde deste sábado, 31, o ex-presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Dudu Diniz, esteve ao lado do governador Carlos Brandão e do Secretário Municipalista, Orleans Brandão, participando da assinatura da ordem de serviço, que contempla o município com 90 quilômetros de asfalto e 20 km de bloquetes. O ato aconteceu no Restaurante Sabor do Nordeste e reuniu autoridades locais e estaduais. 

“Me sinto tão feliz quando vêm melhorias para nossa cidade. Hoje foi um misto de emoções, o dia tão aguardado no coração de cada ribamarense, o dia em que o governador Carlos Brandão e o nosso secretário Orleans Brandão assinaram a ordem de serviço. A nossa cidade vai ganhar 90 quilômetros de asfalto novinho e 20 km de bloquetes. Uma grande conquista para o nosso município.  

Aliado de peso do grupo Brandão, Dudu segue trabalhando em prol de todos os ribamarenses. “Seguimos em frente, com foco e determinação ao lado do nosso governador Carlos Brandão e do secretário Orleans Brandão, unidos por São José de Ribamar”, disse Dudu.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Eduardo Braide anuncia Sheury Manuela Neves como nova secretária de Cultura

A cineasta e produtora cultural Sheury Manuela Neves foi anunciada como a nova titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de São Luís. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide por meio de uma publicação nas redes sociais. A nomeação ocorre após a saída de Maurício Itapary do comando da pasta.

Com atuação reconhecida no setor cultural, Sheury Manuela assume a secretaria com o desafio de fortalecer as políticas públicas voltadas à cultura, incentivar a produção artística e valorizar os fazedores de cultura do município. A chegada da nova gestora marca uma nova fase na condução da política cultural da capital maranhense.

Em 2024, o prefeito Eduardo Braide já havia nomeado Sheury Manuela Silva Neves para o cargo de Chefe da Assessoria Técnica, simbologia DAS-3, da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Em reunião com Brandão, partidos declaram apoio a Orleans como pré-candidato ao governo


Em encontro realizado nesta terça-feira (27) com o governador Carlos Brandão, presidentes e representantes de 12 partidos da base aliada anunciaram apoio ao nome de Orleans (MDB), atual secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, como pré-candidato ao governo do Maranhão nas eleições deste ano.

Participaram da reunião Amanda Gentil, presidente do PP; Pedro Lucas, presidente do União Brasil; Fábio Macedo, presidente do Podemos; Orleans Brandão, presidente do MDB; Aluísio Mendes e Celso Dias, presidente e vice-presidente do PRB; Sebastião Madeira, presidente do PSDB; senador Weverton Rocha, presidente do PDT; Adriano Sarney, presidente do PV; Luciano Genésio, presidente do Solidariedade; Eliel Gama, presidente do Cidadania; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Junior Marreca e o deputado federal Marreca Filho, representando Rosa Filgueira, presidente do PRD; o vice-presidente do Avante, Fabiano Gallotti e o deputado federal Júnior Lourenço. 

Também estiveram presentes o deputado federal e ministro do Esporte, André Fufuca (PP); a presidente e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, os deputados Iracema Vale e Antônio Pereira, respectivamente; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, e o secretário de Estado de Articulação Política, Junior Viana.

A sinalização de Orleans como pré-candidato ocorre após um longo período de diálogo e articulação entre as siglas da base, que passaram a convergir em torno de seu nome para a disputa ao Palácio dos Leões. O governador Carlos Brandão, por sua vez, acompanha a decisão coletiva dos partidos aliados. Pesquisa Econométrica divulgada no último dia 22, encomendada pelo Portal Imirante, já aponta o secretário na liderança, com 33,9% das intenções de voto.

“Recebi hoje presidentes e representantes de 12 partidos da nossa base aliada. Foi um encontro marcado pelo diálogo, em que me apresentaram o nome de Orleans como pré-candidato ao governo. Vamos trabalhar por esse alinhamento junto ao presidente Lula. Nossa missão é continuar os avanços no Maranhão, a exemplo dos programas Educação de Verdade, Maranhão Livre da Fome, recuperação e implantação de estradas, além do incentivo ao turismo, geração de renda, entre tantas outras ações”, destacou o governador Carlos Brandão em suas redes sociais.

Orleans Brandão teve papel central no desempenho do grupo governista na última eleição municipal. Das 20 maiores cidades do estado, 17 elegeram prefeitos aliados e, no total dos 217 municípios maranhenses, 158 escolheram gestores alinhados ao governo. Em São Luís, o campo aliado garantiu ampla maioria na Câmara Municipal, com 23 vereadores eleitos alinhados ao governo.

Com o movimento dos partidos, Orleans se consolida como o principal nome já definido na disputa majoritária até o momento. As discussões sobre a vaga de vice-governador e sobre a candidatura ao Senado seguem em aberto e continuam sendo tratadas nas próximas rodadas de conversa entre as legendas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Operadora Maxx abre vaga para Coordenador(a) de SAC

A oportunidade é voltada a profissionais com perfil de liderança e foco na excelência do atendimento ao cliente


A Operadora Maxx anunciou a abertura de uma nova vaga de emprego para o cargo de Coordenador(a) de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). 

A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a qualidade do relacionamento com seus clientes e a melhoria contínua dos processos de atendimento.

A jornada de trabalho é em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O(a) profissional contratado(a) terá como principal objetivo coordenar e supervisionar o time de atendimento, garantindo eficiência, agilidade e alto padrão de qualidade no relacionamento com os clientes, além de atuar de forma estratégica para melhorar continuamente os processos de atendimento, visando a satisfação dos clientes.

Principais atribuições e requisitos 

Entre as responsabilidades do cargo estão: Gerenciar a equipe de SAC, incluindo ações de treinamento, capacitação contínua e avaliação de desempenho; Analisar indicadores de performance (KPIs), identificando oportunidades de melhoria e implementando ações corretivas; Atuar na resolução de demandas complexas reportadas por clientes ou pela equipe de atendimento; Colaborar com outras áreas da empresa para assegurar alinhamento de informações e soluções integradas e Implementar, monitorar e aprimorar políticas de atendimento ao cliente.

Para concorrer à vaga, a Operadora Maxx busca profissionais que apresentem experiência prévia na coordenação de equipes de atendimento ao cliente;habilidades de comunicação, liderança e gestão de pessoas;

conhecimento em técnicas de resolução de conflitos e de atendimento ao cliente. Desejada a experiência com sistemas de gestão de SAC, que será considerada um diferencial.

A empresa destaca que a oportunidade é ideal para profissionais que desejam atuar em um ambiente dinâmico, com foco em resultados e na construção de uma experiência positiva para o cliente.

Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail fernando.lima@sejamaxx.com.br e no WhatsApp:  19 99187-7708.

Aumentam em 17% as ocorrências com pipas na rede elétrica no Maranhão

A Equatorial Maranhão divulga o balanço de ocorrências com pipas em 2025 e faz um alerta para os perigos da brincadeira próxima à rede elétrica


Coloridas, tradicionais e populares no Maranhão, as pipas fazem parte da cultura local, especialmente em determinados períodos do ano. Entretanto, a brincadeira de crianças e adultos pode se tornar perigosa quando ocorre próxima à rede elétrica, como mostram os dados da Equatorial Maranhão. No período de janeiro a dezembro de 2025, foram registradas 3.508 ocorrências causadas por pipas que caíram em redes energizadas, o que representa um aumento de 17% em relação a 2024, quando foram contabilizados 2.999 registros.

Os municípios com maior densidade populacional do estado lideram o ranking de ocorrências com pipas. Segundo dados da Distribuidora, São Luís registrou 1.295 casos, um aumento de 28% em comparação a 2024, quando foram registrados 1.009 incidentes. O segundo lugar ficou com o município de São José de Ribamar, que contabilizou 220 ocorrências, contra 161 incidentes registrados no ano anterior. Outras cidades entraram no balanço, confira:

Ranking de cidades com maior incidência de pipas no Maranhão em 2025:

1º - São Luís: 1295 ocorrências;

2º - São José de Ribamar: 220 ocorrências;

3º - Imperatriz: 203 ocorrências;

4º - Timon: 162 ocorrências;

5º - Paço do Lumiar: 89 ocorrências.

Em 2025, os meses de junho e julho concentraram os maiores números de ocorrências relacionadas a pipas próximas ou em contato com a rede elétrica. Em junho, foram registrados 754 casos, contra 450 no mesmo período de 2024. Já em julho, o número chegou a 922 ocorrências, frente aos 726 incidentes registrados no ano anterior. O período de alta nos índices coincide com as férias escolares e com o aumento da circulação de crianças e jovens em áreas abertas.

Apesar do caráter lúdico da brincadeira, as pipas podem representar sérios riscos à segurança da população, principalmente quando ocorrem em proximidade da rede. O executivo de segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, explica por que essa prática próxima à rede elétrica pode ser perigosa.

‘Muitos são os riscos para a população, pois quando uma pipa atinge a rede de energia, ela pode danificar a fiação elétrica, chegando, em alguns casos, a causar o rompimento de cabos e curtos-circuitos. Essas situações podem gerar falta de energia temporária na região e até acidentes mais graves, como choques elétricos. Nesse tipo de brincadeira, é fundamental que crianças e adolescentes estejam sempre acompanhados por um adulto durante a brincadeira, além de seguirem os cuidados necessários para evitar acidentes”, alerta Gabriel Vieira.

Por meio do Movimento “Vc + Seguro”, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas importantes para que a brincadeira de soltar pipa seja realizada com segurança. Confira:

* Não deixe crianças empinarem pipas perto da rede elétrica. O recomendado é que estejam em locais descampados, como praias e campos, sempre sob a supervisão de adultos;

* Se a pipa ficar presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou de qualquer outra forma, pois há risco de choque elétrico;

* Atenção à intensidade dos ventos: quanto mais fortes, maior a possibilidade de a pipa ser lançada contra a rede elétrica;

* Não utilize cerol ou linha chilena. Além de proibidos, esses materiais podem causar acidentes graves;

* Atenção ao clima: dias de chuva, especialmente com raios, são perigosos para essa prática.

Movimento “Vc + Seguro”

O movimento Vc + Seguro é uma campanha de segurança realizada pela Equatorial Maranhão durante todo o ano e tem como objetivo levar mais informação à população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica, reforçando o compromisso da distribuidora com a segurança de todos.

A Equatorial Maranhão reforça que, em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a orientação é não se aproximar de fios e cabos, não tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e acionar o socorro por meio do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros (193). Além disso, é importante entrar em contato com a distribuidora pelo telefone 116, para que as equipes possam desligar a rede elétrica, quando necessário.

Expansão Integrada do Lacmar Laboratório e Natus Lumine Hospital e Maternidade


O Lacmar Laboratório e do Natus Lumine Hospital e Maternidade, - que são referência no setor de saúde -  farão a abertura de suas novas unidades integradas no São Luís Shopping, no bairro do Jaracaty. As duas operações passam a dividir um mesmo espaço em breve, reforçando o conceito de atendimento completo em um único endereço.

A novidade foi anunciada durante uma visita técnica às obras, conduzida por Rafalella Braid, diretora do Lacmar Laboratório, e Tiago Fortes, diretor do Natus Lumine. A inauguração das operações está prevista para 2026.

“Estamos muito felizes em poder levar ainda mais cuidado, qualidade e praticidade para os maranhenses”, afirmou Tiago Fortes durante a visita, ao destacar que a escolha do shopping reflete uma decisão estratégica. “Esse é um espaço pensado para facilitar a rotina de quem quer otimizar seu tempo e precisa de atendimento médico e exames, com a qualidade e a confiança que já fazem parte da história do Natus Lumine e do Lacmar. Serão oferecidos serviços de laboratório, tomografia, ressonância magnética e diversos exames” reforçou Rafaella Braid.

A integração entre hospital e laboratório é um dos diferenciais do projeto. A nova unidade contará com serviços médicos, exames de imagem e análises clínicas em um mesmo ambiente, reduzindo deslocamentos e otimizando o tempo dos pacientes — atributo cada vez mais valorizado em grandes centros urbanos.