quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Festa da Música no Maranhão 2025 celebra tradição e modernidade com show de Jorge Vercillo, “Mulheres no Samba” e tributo a Patativa


A Festa da Música no Maranhão (FMM25) chega à sua sétima edição celebrando o encontro entre a tradição e a modernidade — um verdadeiro diálogo entre a raiz e o futuro da música brasileira. A FMM já se consolidou como um dos projetos mais representativos do segmento musical no Maranhão, apresentando o maior prêmio de música do estado e uma programação diversa e plural. O evento, que será realizado no dia 22 de novembro, a partir das 18h, na Lagoa da Jansen, em São Luís, promete uma noite vibrante e inesquecível, reunindo artistas consagrados e novos talentos em uma grande celebração da diversidade sonora do país.

O palco da Lagoa receberá nomes de peso da música local e nacional, reafirmando a vocação da FMM como um espaço de encontros inesquecíveis, como o de Jorge Vercillo, que apresenta o show da turnê JV30 PARTE II – “Mais um Final Feliz”, em um espetáculo que atravessa gêneros e emoções. Com composições que transitam da bossa nova ao Rhythm and Blues (R&B), do samba ao jazz, o cantor promete uma performance emocionante e repleta de conexões com o público maranhense.

Compondo a line-up da FMM 2025, o cantor e compositor Paolo Ravley traz um show cheio de autenticidade e brasilidade, com repertório autoral que mistura intensidade, energia pop e momentos intimistas. Sua apresentação marca uma nova fase da carreira, destacando o talento maranhense no cenário nacional.

A banda Soulvenir, um dos nomes mais reconhecidos da cena independente maranhense, volta aos palcos com um novo álbum e um show que mergulha no universo pop contemporâneo. Com sonoridades eletrônicas e toques futuristas, o grupo promete uma apresentação energética e envolvente.

A força feminina também estará em evidência com o show do grupo Afrôs, que traduz saberes ancestrais em música e performance. Com uma sonoridade autoral marcada por ritmos afrodiaspóricos, ameríndios e percussivos, o grupo oferece um espetáculo potente que une tradição e contemporaneidade.

Mulheres no Samba da Ilha

Entre os momentos mais aguardados da programação está o espetáculo “Mulheres no Samba da Ilha”, com Andrea Frazão, Fernanda Garcia, Sol Maranhão, Helô Santana e Rose Carrenho (As Brasileirinhas), uma homenagem à mulher maranhense que canta, encanta e mantém viva a alma do samba e da poesia. O show apresentará releituras de clássicos da homenageada Patativa, do samba brasileiro, além de músicas autorais. Conduzido pela Banda FMM, sob a direção e os arranjos do maestro Rui Mário, o espetáculo celebra gerações de artistas que transformam o palco em território de resistência, emoção e celebração.

Baile Nova Brasilis: a batida da brasilidade moderna

Encerrando a noite, o público vai dançar ao som do Baile Nova Brasilis, comandado pelo DJ Félix, em um set que mistura ritmos e identidades com muita brasilidade e energia eletrônica. As DJ Thay Ribeiro e DJ Jennifer completam o line-up, garantindo uma pista efervescente, marcada por beats que unem o presente e o futuro da música brasileira.

 

Prêmio Papete

O Prêmio Papete será um dos momentos mais emocionantes da Festa da Música no Maranhão, reafirmando o compromisso do evento em reconhecer e valorizar os artistas, produtores e iniciativas que fortalecem a cena musical do estado. Inspirado na trajetória do cantor, compositor e percussionista Papete — um dos maiores ícones da cultura maranhense —, o prêmio da música no Maranhão se consolida como uma homenagem e reconhecimento àqueles que, assim como ele, dedicam suas vidas à arte, à identidade e à resistência cultural. O prêmio acontecerá no dia 20 de novembro, reunindo homenageados, imprensa, patrocinadores e convidados, com transmissão ao vivo pelo canal da Festa da Música no Maranhão no YouTube.

Durante a cerimônia, o público celebrará nomes e projetos que se destacarão por sua contribuição à música e à cultura local, em diferentes categorias. Serão premiados artistas emergentes e consagrados, produtores culturais, técnicos e iniciativas de impacto social, compondo um retrato plural da força criativa do Maranhão. O momento promete ser marcado por emoção e aplausos, reforçando a importância de reconhecer o talento e o trabalho de quem faz a música pulsar nos mais diversos cantos do estado.

Mais do que uma premiação, o Prêmio Papete representará o elo entre gerações, conectando a tradição com a inovação. Ao valorizar os fazedores de cultura, a homenagem manterá viva a memória de Papete e seu legado de amor ao Maranhão, ao mesmo tempo em que impulsionará novos caminhos e inspirará artistas a seguirem transformando o cenário musical com autenticidade, coragem e pertencimento.

Homenagem

Neste ano, a FMM25 será dedicada in memoriam à cantora e compositora Patativa, ícone do samba maranhense e uma das grandes vozes femininas da cultura popular brasileira. Com irreverência, autenticidade e amor pela música, Patativa deixou um legado que segue inspirando gerações e fortalecendo o papel da mulher na cena musical do Maranhão.

Cultura, solidariedade e celebração

A Festa da Música no Maranhão 2025 reafirma sua importância como um dos maiores eventos de valorização da música e da cultura do estado. Mais que um festival, é um espaço de convergência entre artistas, públicos e histórias — um evento que pulsa no ritmo da diversidade, da solidariedade e da celebração coletiva.

Com entrada gratuita e solidária, o público poderá participar da campanha de arrecadação de alimentos, trocando a pulseira de acesso por 2 kg de alimentos não perecíveis durante a semana do evento. A iniciativa reforça o caráter social e comunitário da festa, que une cultura e solidariedade em um mesmo palco.

“Nosso Som Toca Aqui”

A Festa da Música no Maranhão inicia uma nova batida em sua trajetória com a campanha “Nosso Som Toca Aqui”, um movimento de valorização da produção musical local que convida artistas, produtores, espaços culturais e o público a se unirem em uma grande rede de engajamento. Mais do que uma ação de divulgação, a campanha é um chamado à identidade. “Nosso Som Toca Aqui” nasce do desejo de fazer barulho coletivo, impulsionando a música maranhense para ocupar espaços — nas rádios, nos palcos, nas plataformas digitais e, principalmente, no imaginário das pessoas.

A ideia é simples e poderosa: criar uma corrente de apoio mútuo em que cada parceiro, cada ouvinte e cada espaço se torne um ponto de difusão da música feita no Maranhão. As rádios estão sendo convidadas a aderir ao movimento, exibindo o selo da campanha e ajudando a ecoar as vozes que constroem a sonoridade maranhense.

Exposição “Maranhão Musical do Maranhão: Da raiz ao futuro

Outra grande atração desta edição é a exposição “Maranhão Musical: Da Raiz ao Futuro”, que convida o público a um verdadeiro passeio pela história sonora do estado — da ancestralidade às novas sonoridades. A mostra celebra a diversidade e a riqueza da música maranhense, reunindo registros das últimas edições da FMM e do Prêmio Papete, imagens, instrumentos, capas de discos e elementos visuais que contam a trajetória de artistas, movimentos e gêneros que marcaram época. Ao propor esse diálogo entre passado, presente e futuro, a exposição reforça o papel da Festa da Música no Maranhão como espaço de valorização da memória e de estímulo às novas expressões musicais que continuam moldando a identidade cultural do estado.

Mercado criativo e empreendedorismo cultural

A Festa da Música no Maranhão 2025 (FMM25) realiza, no dia 13 de novembro (quinta-feira), uma manhã de painéis dedicados ao mercado criativo e ao empreendedorismo cultural, no Auditório do Banco do Nordeste (BNB), em São Luís. A programação reunirá músicos, produtores, técnicos e empreendedores do setor cultural, em uma agenda voltada ao fortalecimento da economia criativa local. As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 vagas presenciais, disponíveis no perfil oficial do evento no Instagram (@festadamusicama).

A manhã de debates começa com o painel “Soluções e oportunidades de crédito do BNB para o empreendedorismo cultural no Maranhão”, apresentado por Marcelo Teixeira, seguido da mesa “Desafios e Oportunidades do Mercado de Festivais e Eventos no Maranhão/Nordeste”, mediada por Emanuel Jesus, idealizador da FMM. O encontro contará com Ivan Ferraro (ABRAFIN e Feira da Música – CE), Carol Marques (Festival Zabumbada) e Mavi Simão (Festivais Ellas e Maranhão na Tela), que discutirão novos modelos de produção cultural, regionalização dos festivais e futuro da indústria criativa no Nordeste, encerrando com um coffee break e momento de networking entre os participantes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo lik: https://forms.gle/nq49CT7ueoHS3fWy8

 

Oficinas para comunidade

No dia 12 de novembro, a Festa da Música no Maranhão 2025 (FMM25) realizará uma manhã de oficinas voltadas à sustentabilidade musical e à educação criativa, no Estaleiro Escola, na área Itaqui-Bacanga. As atividades, destinadas a estudantes da comunidade, buscam integrar arte, meio ambiente e cultura popular, promovendo aprendizado coletivo e valorização da identidade local por meio da prática artística.

A programação contará com as oficinas “Pluralidade da Arte”, ministrada pela artista visual Vitória Rodrigues, e “Construção de Eco Instrumentos Musicais do Bumba Meu Boi”, conduzida pelo músico e luthier Ricardo Wayland. Unindo criatividade, sustentabilidade e tradição, as ações reforçarão o compromisso da FMM com a formação de jovens artistas conscientes, incentivando o uso da arte como instrumento de transformação social e preservação das manifestações culturais maranhenses.

 

Parceria que soma

Com patrocínio da Equatorial Maranhão, Claro e Banco do Nordeste, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura / Lei Aldir Blanc, SECMA/Governo do Maranhão e apoio da Cerveja Dona e do Grupo Mirante, a FMM25 é uma realização da Interart Produção Criativa e do Ministério da Cultura / Governo Federal. O evento reafirma seu papel como um espaço de formação, valorização e conexão entre agentes culturais, fortalecendo o ecossistema criativo do Maranhão e do Nordeste.                     

sábado, 8 de novembro de 2025

Óticas Diniz Prime reabre no Monumental Shopping com dois grandes eventos e novo conceito de experiência visual

Arione Diniz e Eliane Morais com equipe de colaboradores

Dois eventos marcaram a reinauguração das Óticas Diniz Prime no Monumental Shopping, em São Luís. Os eventos reuniram convidados, imprensa e representantes da marca em um coquetel especial que celebrou o novo espaço, pensado para oferecer uma experiência diferenciada aos clientes da rede.

Diana Marques, Arione Diniz e o oftalmologista Mauro César.


No dia 5, a diretora franqueada, Diana Marques recepcionou convidados e apresentou a nova versão da loja. Já no dia 6, foi a vez de Eliane Morais, que destacou que o novo ambiente foi projetado para unir conforto, estilo e tecnologia. Nas duas lojas, grandes marcas, tanto nacionais como internacionais,onde os encontrarão além de óculos, moda, estilo e um atendimento personalizado.

Arione Diniz e Claudio Azevedo, vice-presidente executivo do Sistema Fiema

Presente na reinauguração, o fundador da marca, Arione Diniz, lembrou com emoção da trajetória iniciada há mais de três décadas na capital maranhense. “São 33 anos, idade de Cristo, de uma jornada que começou aqui em São Luís. Fui abençoado por iniciar meu projeto nesta cidade e encontrar pessoas talentosas que ajudaram a construir um time vencedor. Hoje estamos celebrando uma das lojas mais bonitas do Brasil. É uma alegria voltar à minha terra, receber a imprensa e compartilhar esse momento com tanto carinho”, disse Arione.

A anfitriã e Rhana Rayra


Sobre a ótica:

Fundada em 1992, em São Luís (MA), a Óticas Diniz é hoje a maior rede brasileira do varejo óptico com capital 100% nacional, com mais de 1.000 lojas físicas e presença digital consolidada. A marca se destaca por oferecer produtos de alta tecnologia, lentes e armações de grandes grifes, além de marcas próprias como Dii Collection, Hit Eyewear, DNZ e ONO Brasil.

Além de referência em moda e saúde visual, a rede mantém uma forte atuação social por meio do projeto Diniz Social, que já beneficiou milhares de crianças com consultas oftalmológicas e doação de óculos, e também apoia iniciativas como o Teleton e o Ponte do Bem, criado durante a pandemia.

Eliane Morais e convidadas

Diana Marques e Bruno Fernandes


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Novembro no Maranhão: shows, espetáculos e eventos nacionais gratuitos em comemoração aos 78 anos do Sesc-MA

Entre as apresentações musicais, estão grandes artistas como Xande de Pilares, Negra Li, FBC, entre outros.


O mês de novembro terá um tom bastante especial para o Sesc-MA: a comemoração dos seus 78 anos na história do serviço e da transformação social do Maranhão. E a celebração não poderia ser diferente: muita festa, música, apresentações culturais e diversos eventos acessíveis a todos.

Logo na primeira semana, dois espetáculos teatrais. O primeiro será já nesta quarta-feira (5), com a peça “Chá, Fuxicos e Memórias”, fruto da experiência vivida por sete mulheres ao longo de 2025, todas integrantes do grupo de teatro Sesc Vivencena.

A encenação reúne depoimentos de vida, memórias compartilhadas e histórias reais, entrelaçadas com o olhar sensível e transformador do teatro. A entrada é solidária. O ingresso será trocado por 1 kg de alimento não perecível, de preferência arroz ou feijão, que será destinado às entidades assistidas pelo Sesc Mesa Brasil.

Já o segundo será com o ator Silvero Pereira, um dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras, que retorna ao estado com o espetáculo “Pequeno Monstro” (RJ) para celebrar o aniversário do Sesc-MA. Ambas as montagens serão no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses), que também está em festa e comemora os seus sete anos de atuação na capital.

Inspirado em um conto de Caio Fernando Abreu e dirigido por Andreia Pires, o solo mergulha nas memórias da infância e juventude do ator no interior do Ceará, costurando real e imaginário em uma poderosa reflexão sobre corpo, gênero, afeto e resistência, e será apresentado em duas sessões, nesta sexta (8), às 18h e às 21h - os ingressos já estão à venda: https://www.sympla.com.br/produtor/teatrosescnapoleaoewerton.

Celebrando também o mês da consciência negra, em novembro, o Sesc-MA apresenta a III Mostra Sesc de Culturas Urbanas, que traz uma grande programação com diversos shows que exaltam a cultura de rua. As ações culturais ocorrerão nos dias 15 e 16 de novembro, na Praça das Mercês - totalmente gratuitas, reunindo música, dança, artes visuais, juntamente com batalhas de rimas, danças urbanas, graffiti, slam e cultura ballroom.

Entre os artistas da programação, estão a renomada cantora Negra Li, o rapper mineiro FBC e nomes como Emme, Gugs, os DJs Jhony Jay e Lara na Lua, entre outros destaques.

Samba Sesc

Um dos eventos mais aguardados do mês especial do Sesc-MA é o Samba Sesc, que terá o cantor Xande de Pilares como grande atração, em uma noite de festa aberta ao público no dia 19 de novembro, no Centro. A entrada é solidária, apenas um 1kg de alimento não perecível. Além do artista, Andrea Frazão e o Grupo Argumento completam o line-up, que inicia a partir das 19h.

Mais programações

Outro grande evento neste mês - desta vez, em Imperatriz - será o Circuito Sesc de Corridas. A etapa é a última da edição 2025 e promete movimentar o segundo maior município do Maranhão. As inscrições estão abertas e os atletas interessados podem participar dos percursos com 3km, 6km e 10 km pelo site cronoesportes.com.br. A competição será no dia 23 de novembro.

No mesmo dia, ocorre, também, o tradicional Passeio Ciclístico do Sesc. O evento, voltado para toda a família, terá percurso de 10 km e a concentração será na Praça Deodoro, ao lado do Sesc Deodoro, a partir das 6h30. Para garantir a vaga, as inscrições, que são solidárias, podem ser feitas também no site cronoesportes.com.br.

Sobre o Sesc

Criado em 1946 pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em parceria com sindicatos e federações do comércio, como a Fecomércio, o Serviço Social do Comércio nasceu com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e de suas famílias. Junto com o Senac, forma o Sistema Comércio, referência nacional em educação, cultura, saúde, lazer e assistência social.

O Sesc chegou ao Maranhão em 1947 e, desde então, consolidou-se como referência em ações educativas, sociais e culturais, sendo hoje uma das instituições mais queridas e respeitadas do estado.

Projeto de Duarte Júnior que amplia licença-paternidade é aprovado na Câmara dos Deputados


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei nº 6216/2023, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, que amplia a licença-paternidade no Brasil de cinco para 20 dias. A proposta, considerada um importante avanço na política de cuidado parental, segue agora para análise do Senado Federal.

O texto representa a primeira mudança significativa na licença-paternidade desde a Constituição de 1988 e tem como objetivo promover maior equilíbrio entre as responsabilidades familiares e profissionais.

“Como pai do Luca e com a chegada do Levi, sei o quanto esses primeiros dias são importantes para o vínculo e o desenvolvimento da criança. Cuidar é um ato de amor, e esse amor precisa ser reconhecido”, destacou o deputado Duarte Júnior.

A proposta prevê que a ampliação ocorra de forma gradual, reforçando a importância de políticas públicas que incentivem a participação ativa dos pais na criação dos filhos. Para Duarte, a aprovação do projeto “mostra que o Brasil está avançando na valorização do tempo em família e na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada”.


Dupla Homenagem a Paulo Braid e Plínio Tuzzolo na ALEMA


A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para uma dupla homenagem. A entrega da Medalha Manuel Beckman ao empresário Paulo Braid Ribeiro, Pres. da holding de saúde Grupo Mercúrio e do Título de Cidadão Maranhense ao administrador hospitalar Plínio Valério Túzzolo, diretor-geral do Hospital do Servidor Estadual (HSE– HSLZ).

As homenagens foram propostas pelo deputado estadual Glalbert Cutrim, que destacou a importância das duas personalidades para o desenvolvimento do Maranhão, especialmente na área da saúde.

A Medalha Manuel Beckman, outorgada ao empresário Paulo Braid Ribeiro, é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Estadual e que reconhece personalidades que contribuem de forma relevante para o progresso do estado. Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela solidariedade, Paulo Braid é um destacado empresário da área da saúde, que controla empresas como o Lacmar Laboratório e o Natus Lumine Hospital e Maternidade, entre outras.

Já o Título de Cidadão Maranhense concedido a Plínio Valério Túzzolo reconhece sua contribuição de mais de 35 anos à gestão hospitalar, sendo só em São Luís 25 anos dedicados de forma initerrupta a essa missão.

Paulista, Plínio Túzzolo é formado em Administração Hospitalar e atualmente exerce o cargo de diretor-geral do Hospital do Servidor Estadual / Hospital São Luís (HSE - HSLZ) e do Centro Ambulatorial e de Diagnóstico Holandeses – CADH. Também é o Diretor da Regional Maranhão da Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares – FBAH desde 2017. 

Instituto BRK lança o Projeto Fonte de Futuro na primeira escola do Maranhão

A iniciativa que leva água tratada para escolas de zonais rurais já beneficiou mais de 40 mil pessoas


No último dia 22 de outubro foi realizada a cerimônia que marcou a chegada de um importante projeto ao Maranhão: o Fonte de Futuro, uma iniciativa que tem transformado a realidade de diversas escolas em todo o país. 


O projeto, que foi idealizado pelo Instituto BRK e pela Zurich Seguros, e executado com o apoio de parceiros, tem o propósito de levar água potável e educação ambiental para escolas públicas de áreas rurais, indígenas e regiões periféricas de cidades do Brasil, em localidades fora da área de concessão da BRK e onde a rede pública não chega. 

Além da implantação do sistema de tratamento, o projeto realiza o monitoramento da água fornecida, garantindo um controle de qualidade e proporcionando segurança para o consumo. O Fonte de Futuro também desenvolve ações de educação sobre saneamento para alunos e funcionários das escolas atendidas.

O evento de lançamento no Maranhão ocorreu na Escola Municipal Nascimento de Morais, localizada na comunidade Itapera, em Paço do Lumiar, e contou com a presença de representantes da BRK, do Instituto BRK, da Secretaria Municipal de Educação e de familiares dos alunos, com destaque para o CEO da BRK, Alexandre Thiollier, a Diretora de Concessão da BRK Maranhão Sandra Leal e o Secretário de Educação de Paço do Lumiar, Fábio Henrique. 

Durante a programação, os representantes falaram sobre a importância do projeto e da parceria entre as instituições para o desenvolvimento de ações que promovam qualidade de vida para crianças e adultos. 

“Esse projeto traz um grande impacto positivo, pois sabemos que a água tratada possibilita melhores condições de saúde e de aprendizado para os alunos”, destacou Mauricélia de Oliveira, diretora da Escola Municipal Nascimento de Morais. 

Para encerrar a programação de forma lúdica e interativa, os artistas Lizandro Ortiz e Cris Campos conduziram um momento que reuniu contação de história, performance teatral e conscientização a respeito da importância dos cuidados com a água.

Até o final de novembro, serão 50 escolas atendidas. Atualmente o Fonte de Futuro beneficia mais de 40 mil pessoas em 18 municípios espalhados em 5 estados brasileiros. A expectativa é que no Maranhão sejam contempladas, inicialmente, 8 escolas das zonas rurais de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Equatorial Maranhão alerta para os riscos e dá dicas de como fazer a decoração natalina com segurança


Com a chegada do Natal, as casas começam a ganhar luzes, pisca-piscas e árvores iluminadas, que simbolizam o espírito festivo. Mas, junto com o brilho e a beleza das decorações natalinas, cresce também o risco de acidentes envolvendo energia elétrica. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça o alerta: é preciso redobrar os cuidados na hora de montar a decoração para evitar curtos-circuitos, choques e até incêndios.

Um dos principais perigos está no uso de enfeites elétricos sem certificação ou em estado de má conservação. “Muitos consumidores acabam comprando produtos sem certificação do Inmetro. Isso aumenta as chances de acidentes devido ao não atendimento as normas de segurança, podendo gerar curto-circuito e incêndios”, explica Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão. Ele lembra que outro erro comum é ligar várias equipamentos e enfeites em uma mesma tomada. “Essa prática pode sobrecarregar o circuito elétrico interno, gerar faíscas e provocar incêndios. Também há riscos quando fios desencapados ficam expostos, principalmente em locais acessíveis a crianças ou animais domésticos”, alertou Gabriel Vieira.

A Equatorial recomenda atenção redobrada com os seguintes pontos:

• Não faça gambiarras: nunca improvise ligações, emende fios ou troque os plugues originais dos enfeites.

• Não use enfeites danificados: luzes com fios ressecados ou plugues danificados devem ser descartados.

• Cuidado com a água, que pode conduzir energia: decorações externas devem ser feitas com produtos com específicos, apropriados para áreas externas. Nunca toque em tomadas ou fios com o corpo molhado.

• Nada de sobrecarga: evite ligar vários equipamentos em uma mesma extensão. Dê preferência a filtros de linha com fusível de proteção.

• Sempre retire os enfeites da tomada antes de dormir ou ao sair de casa. Essa simples ação reduz muito o risco de acidentes.

Como fazer uma instalação segura

Antes de começar a decoração, o ideal é verificar as condições das instalações internas e, caso necessário, procure um profissional qualificado para inspecionar tomadas e disjuntores.

A Equatorial orienta ainda que os consumidores:

• Usem luzes com selo do Inmetro, que oferecem mais segurança contra superaquecimento e acidentes;

• Dêem preferência a lâmpadas de LED, que consomem menos energia e esquentam menos que as incandescentes;

• Fixem os enfeites com presilhas plásticas, evitem pregos ou arames, que podem conduzir eletricidade;

• Mantenham enfeites e fios longe de cortinas, tapetes e materiais inflamáveis, para evitar incêndios e que o fogo se propague mais rápido;

• Mantenham enfeites e árvores natalinas afastadas de janelas ou varandas, evitando que sejam molhadas durante as chuvas;

“Sempre reforçamos que o cuidado com a segurança começa dentro de casa e deve ser parte da rotina da família. Pequenas atitudes de prevenção podem evitar acidentes com energia elétrica. Em caso de qualquer situação de risco elétrico, a população deve desligar o disjuntor ou a chave geral de sua residência. Em caso de acidentes, não toque na vítima antes de desligar a fonte de energia e ligue imediatamente para a emergência no 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (SAMU)”, informou o Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.

Compromisso com a segurança

Essas orientações integram o movimento “Vc + Seguro”, uma campanha da Equatorial Maranhão que visa ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre os riscos do uso inadequado da energia elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade.

A Distribuidora reforça que, com planejamento e atenção, é possível garantir uma decoração bonita e segura. Afinal, o Natal deve ser um momento de alegria e união em família — e não de sustos. O segredo está em combinar o encanto das luzes com os cuidados com a energia elétrica.