quinta-feira, 28 de agosto de 2025

União da SuperClínica e Clínica SiM cria a REDE SIMco: a maior rede de cuidado acessível do Nordeste

Celebrando a criação da Rede SiMco: Eduardo Adrião (CEO Clínica SiM); Luís Guilherme Almeida (CEO da SuperClínica); Everton Ribeiro (Dir. Financeiro Clínica SiM); Gustavo Almeida (Fundador SuperClínica) e Marina Franco (Dir. Tecnologia Clínica SiM).

Com 22 anos de atuação e pioneira no país no setor de medicina acessível, a empresa maranhense SuperClínica, que tem como sócios os irmãos Rodolfo e Gustavo Almeida, anuncia sua associação com a Clínica SiM, líder no mercado de saúde acessível do Nordeste desde 2007, com atuações nos Estados do Ceará, Pernambuco e Bahia.

Juntas as duas empresas formam a Rede SiMco plataforma de saúde, uma das maiores redes de saúde acessível do país, com um total de 22 clínicas em 4 estados (CE, MA, PE e BA) e mais de 4 milhões de pacientes já atendidos e aproximadamente 300 mil beneficiários nos seus programas de saúde do cartão de benefícios.

SuperClínica e Clínica SiM, além de somar forças e expertises, passam a formar uma nova companhia com capacidade de investimentos e visam ampliar a oferta de serviços de saúde em todo o Nordeste e no país.

As duas empresas possuem uma forte sinergia de valores, gestão e operação; além de comungarem da mesma missão, que é cuidar das pessoas garantindo acesso à saúde de qualidade a preços acessíveis, com atendimento humanizado e corpo clínico renomado.

“Nos unimos para seguir crescendo e impactar ainda mais vidas, mas sem mudar o que os clientes confiam: a alta qualidade dos serviços a preços acessíveis, assim como nosso renomado corpo clínico com os mesmos médicos parceiros e nossas 6 unidades que continuam atendendo normalmente e da mesma forma” afirmou o CEO da Super Clínica, Luís Guilherme Almeida.

A integração entre SuperClínica e Clínica SiM reforça o papel das redes regionais no fortalecimento da saúde acessível no Brasil. Ao unir legados, talentos e modelos de gestão de comprovado sucesso, as empresas criam uma base sólida para crescer com escala, mantendo o compromisso com a proximidade, a humanização e o cuidado de excelência.

Luis Guilherme, CEO da SuperClínica, continua à frente das operações do Maranhão, enquanto Luis Gustavo, sócio-fundador da SuperClínica, assume uma cadeira no conselho da Rede SIMco.

Além da estrutura clínica, a união fortalece um modelo de saúde por assinatura, com o crescimento do cartão SuperVida (da SuperClínica) e do cartão de benefícios da Clínica SiM (Cartão Sim+). Juntos, os dois programas contam com mais de 270 mil vidas ativas em seus programas de saúde, promovendo uma nova lógica de acesso contínuo à saúde de qualidade a preços acessíveis.

Sobre a rede SiMco

Rede líder em saúde acessível na região Nordeste do Brasil, com a missão de democratizar o acesso a serviços de saúde de qualidade.

Através das marcas Clínica SiM e SuperClínica, a companhia opera uma estrutura robusta com 22 unidades distribuídas nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e Maranhão.  A nova rede SiM conta com um portfólio que inclui mais de 35 especialidades médicas, 1.200 tipos de exames e serviços odontológicos, 400 mil atendimentos por ano e 300 mil beneficiários em seus programas de saúde dos cartões de benefícios.

É a maior e mais completa rede de cuidado acessível do Nordeste.

Comissão da Câmara debate viabilidade do Passe Livre Estudantil e define próximos passos


A Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde desta terça-feira (26), uma nova reunião da Comissão Especial para Estudo de Viabilidade da Implantação do Passe Livre Estudantil na capital. O colegiado, instituído pela Resolução nº 13/2024, tem como objetivo analisar dados técnicos, financeiros e sociais que subsidiem a discussão sobre a implantação da política de transporte gratuito para estudantes. 

Integram a comissão os vereadores Marlon Botão (PSB), presidente; Daniel Oliveira (PSD); Octávio Soeiro (PSB); Thay Evangelista (União Brasil); Fábio Macedo (PODE) e Raimundo Penha (PDT). 

Análise de dados e custos 

Na reunião, os parlamentares avaliaram informações do Censo Escolar de 2024, com números de matrículas do ensino regular e da educação especial nas redes de ensino que compõem a Grande Ilha. Também foi debatida uma estimativa de custos para viabilizar o benefício. 

O vereador Marlon Botão destacou que os dados apresentados pela Prefeitura precisam ser atualizados e confrontados com experiências já em andamento em outras cidades. Como exemplo, mencionou Fortaleza, que mantém o passe livre estudantil com custo anual de aproximadamente R$ 27 milhões. “Há viabilidade. O que precisamos é de dados oficiais e atualizados para apresentar à população uma análise responsável. É importante lembrar que esta comissão não implementa o passe livre, mas constrói o caminho para que ele seja possível”, afirmou. 

Encaminhamentos 

Durante a reunião, foram definidos os seguintes encaminhamentos: 

● Reunião com a SMTT: A comissão será recebida no dia 28 de agosto pelo secretário municipal de Trânsito e Transportes, Maurício Itapary, para apresentação de informações oficiais, como o número atualizado de cartões estudantis ativos. 

● Audiência Pública: Foi marcada para o dia 26 de setembro a audiência pública destinada a apresentar dados, estimativas e debater a viabilidade do projeto com a sociedade. 

● Visita técnica a Fortaleza: Os vereadores sugeriram viagem à capital cearense para dialogar com gestores locais e conhecer de perto a aplicabilidade do passe livre. 

● Ampliação do debate: A comissão pretende levar discussões também para os bairros, organizando encontros em polos estratégicos vinculados aos terminais de integração. 

O vereador Octávio Soeiro reforçou a necessidade de modernização tecnológica do sistema de transporte para evitar fraudes no uso do benefício. Ele também lembrou que a proposta conta com forte apoio popular, já manifestado no plebiscito realizado anteriormente. 

Participação popular: edital aberto 

Além da análise técnica, a comissão reafirmou a importância da participação social no processo. Está aberto o edital para inscrição de entidades da sociedade civil interessadas em compor o colegiado. 

Podem se inscrever organizações com atuação reconhecida em São Luís, especialmente nas áreas de Educação, Mobilidade Urbana e Juventude. Serão escolhidas seis entidades: três como titulares e três como suplentes, todas com direito a voz e acesso às reuniões. 

As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Câmara Municipal (clique aqui para acessar). O processo será conduzido por uma Comissão Eleitoral, responsável pela análise da documentação e publicação dos resultados.

Equatorial Maranhão promove Mutirão Pipa Segura e alerta para riscos da brincadeira

Acidentes com pipas envolvendo rede elétrica e cerol podem ser fatais e precisam ser evitados com conscientização


A Equatorial Maranhão, em parceria com diversos órgãos públicos e privados, realizou neste sábado (23) o Mutirão Pipa Segura, uma ação educativa e preventiva voltada para conscientizar a população sobre os riscos de empinar pipas próximo à rede elétrica e o perigo do uso de linhas cortantes, como o cerol e a “linha chilena”. O evento aconteceu na área externa do Ginásio Castelinho, em São Luís, e reuniu crianças, jovens, famílias e lideranças comunitárias.

A Equatorial foi representada pela Gerente de Relacionamento com o Cliente, Vanessa Mendes, que reforçou a importância da iniciativa. “A Equatorial acredita que, além de fornecer energia com qualidade e segurança, também deve contribuir para conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, sobre os riscos que envolvem o ato de empinar pipas. Nesse evento mostramos os perigos e os cuidados necessários para evitar acidentes com cabos partidos e linhas cortantes, que infelizmente têm tirado vidas em ocorrências fatais. Agradecemos a todos os parceiros que se uniram nesse ato de educação e prevenção em prol de um futuro mais seguro para todos”, destacou Vanessa.

Segurança em primeiro lugar

Com o tema “Voando com Responsabilidade: Pipa na Mão, Segurança em Ação”, o mutirão levou palestras, distribuição de panfletos, brincadeiras educativas e jogos interativos sobre segurança com energia elétrica. O Corpo de Bombeiros promoveu instruções práticas de primeiros socorros, com simulações de acidentes envolvendo pipas, em parceria com a equipe do RD Treinamentos.

O Procon-MA e a Polícia Militar também estiveram presentes reforçando a fiscalização e a orientação contra a comercialização e o uso de linhas cortantes, proibidas por lei estadual devido ao alto risco de acidentes graves. Durante uma ronda educativa no entorno do Castelão, materiais irregulares foram recolhidos preventivamente, sempre com foco no diálogo e na informação correta.


O Diretor de Fiscalização do Procon-MA, Antônio José Ramos dos Santos, ressaltou a necessidade de fiscalização constante. “Esse projeto é muito importante para evitar acidentes futuros, alguns até fatais, envolvendo energia elétrica ou linhas cortantes. O papel do órgão é fiscalizatório, mas também educativo. Há muita incidência desses acidentes, por isso a necessidade dessa ação é fundamental”, pontuou o Diretor

Mobilização conjunta

O mutirão foi resultado de um esforço coletivo dentro do movimento “Vc + Seguro”, da Equatorial Maranhão, e contou com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), além da Guarda Municipal, líderes comunitários e representantes de diferentes instituições. Segundo os organizadores, a iniciativa buscou não apenas alertar para os perigos, mas também reforçar o caráter educativo e lúdico da brincadeira quando praticada de forma correta e em locais apropriados.

Compromisso com a comunidade

Para a Equatorial Maranhão, a realização do primeiro Mutirão Pipa Segura representa um passo importante no fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes elétricos no estado.

Ao final, a sensação entre os participantes foi de missão cumprida: além da troca de conhecimento e orientação, a iniciativa reforçou a confiança da população na empresa, aproximou comunidade e poder público e reafirmou o compromisso da Equatorial em assegurar um fornecimento de energia cada vez mais seguro, confiável e próximo da realidade dos clientes.

CEST e CAAMA firmam convênio com benefícios para advogados do Maranhão


O Centro Universitário Santa Terezinha (CEST) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) firmaram um convênio que trará grandes benefícios à advocacia maranhense. 

A assinatura do acordo foi realizada pela Reitora do CEST, Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, e pelo Presidente da CAAMA, Dr. Gustavo Mamede Lopes de Souza, na sede da instituição.

Por meio da parceria, advogados regularmente inscritos na OAB/MA e seus dependentes de 1º grau passam a ter acesso a condições especiais de desconto nos cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos pelo CEST, ampliando as oportunidades de qualificação acadêmica e desenvolvimento profissional.

A iniciativa reforça o compromisso do CEST em contribuir para a formação continuada dos profissionais do Direito e de suas famílias, valorizando a educação como ferramenta essencial para o crescimento pessoal e profissional.

Gás natural surge como alternativa estratégica para garantir segurança energética no Brasil


O avanço exponencial das inteligências artificiais (IAs) movimenta não apenas a transformação digital mas também impõe um novo e colossal desafio à infraestrutura energética brasileira.

A implantação crescente dos data centers no país, essenciais para armazenar e processar os volumosos dados gerados e utilizados pelas IAs, traz à tona uma demanda energética sem precedentes, que requer soluções eficazes, escaláveis e ambientalmente conscientes.

A Demanda Energética Impulsionada pelas Ias 

Data centers são verdadeiros “corações digitais” do mundo tecnológico contemporâneo, operando 24 horas por dia para garantir o funcionamento das IAs. Com o Brasil sediando um número recorde de novos centros de processamento, ligados a grandes players globais e startups de inovação, o consumo de energia elétrica sobe vertiginosamente.

Essa crescente demanda coloca pressão sobre as redes elétricas existentes, sistemas de geração e transmissão e no Sistema Interligado Nacional (SIN), que precisa ampliar e se adaptar rapidamente para evitar riscos de desabastecimento e garantir a segurança energética. O mais viável tecnicamente é o abastecimento de data centers com fontes de energias firmes como as hidrelétricas com reservatório, termelétricas a gás natural, e não apenas depender de fontes renováveis que são intermitentes, e por isso, não atendem a essa demanda de data centers que precisam operar com total confiabilidade, 24 horas por dia, sem quedas ou oscilações de energia.

O Papel do Gás Natural: Uma Fonte Estratégica e Menos Poluente

Neste cenário, o gás natural surge como uma alternativa firme e estratégica, que aliada a fontes renováveis, alia eficiência energética, menor geração de poluentes e flexibilidade operacional. Embora ainda seja uma fonte fóssil, o gás natural é amplamente reconhecido como a matriz de transição ideal rumo a uma economia energética de baixo carbono, devido à sua queima limpa em comparação com o carvão e o óleo combustível.

•      Redução das Emissões: O gás natural emite significativamente menos dióxido de carbono (CO₂), enxofre (SOx) e material particulado, contribuindo em 60% para a mitigação das mudanças climáticas.

•      Flexibilidade na Geração: Usinas movidas a gás possibilitam ajustes rápidos na oferta energética, essenciais para compensar as intermitências das fontes renováveis solar e eólica e suprir com garantia as demandas impostas por grandes centros de processamento de dados.

•      Convergência Energética: Pode atuar integralmente com fontes renováveis, suprindo com garantia os momentos de intermitência em que a geração eólica ou solar não atendem à totalidade do consumo.

Gás Natural como Matriz de Transição para a Energia Verde no Brasil

O Brasil, apesar de grande referência mundial em matrizes renováveis, enfrenta limitações na integração de suas fontes renováveis devido a fatores climáticos, geográficos, de infraestrutura e sistemas avançados de controle do sistema elétrico.

Fontes como a solar e a eólica não conseguem fornecer energia de modo constante por terem natureza intermitente, ou seja, dependem de condições climáticas. A solar só é gerada durante o dia, enquanto a eólica é sujeita a sazonalidades climáticas.

“O gás natural é visto como matriz intermediária, assegurando estabilidade energética, enquanto o país avança nos estudos de tecnologias de alternativas limpas associadas com a gestão de armazenamento de energia. O investimento em rede de gasodutos e termelétricas modernas, com maior eficiência, embarcando novas tecnologias de ciclo combinado, gerando menor emissão de gás de efeito estufa (GEE), está alinhado às políticas nacionais para uma transição energética justa, factível e economicamente sustentável. O Maranhão já deu um grande passo com a inauguração do primeiro gasoduto de distribuição de gás para a VALE na capital, operado pela Gasmar. Agora é buscar ampliar a oferta de gás natural e o transporte com mais projetos de gasodutos interligados a rede nacional que possam elevar o status do Maranhão como um importante player no fornecimento de energia, sem esquecer que possuímos no Estado duas das cinco bacias de petróleo e gás da “Margem Equatorial” e no subsolo do Maranhão a Bacia do Parnaíba, que ainda com tecnologia offshore convencional a ENEVA explora e gera 5 usinas com Gás Natural, sendo a maior geradora do Brasil, defende o Superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da SEDEPE Fraga Araújo. 


Desafios e Perspectivas

Para consolidar o gás natural como vetor de transição, é imprescindível ampliar investimentos em infraestrutura e fazer uso da moderna tecnologia de estimulação na exploração do gás natural offshore no Maranhão.

Além disso, buscar sinergia entre reguladores, setor privado, sociedade civil e meio ambiente para acelerar essas mudanças de maneira transparente e sustentável.

À medida que o Brasil se consolida como polo de desenvolvimento tecnológico através das IAs, a energia necessária para sustentar essa revolução precisa ser pensada de forma estratégica e responsável. O gás natural desponta como a fonte de energia chave para junto às fontes renováveis suportar o crescimento dos data centers, aliando eficiência, sustentabilidade, menor impacto ambiental e sendo o principal componente dessa transição gradual rumo a um futuro energético verde.

Como sugere o documento “Energia Firme e Data Centers” elaborado pelo Instituto Pensar Energia (IPE) “Energia é Poder. Dados são Poder. Mas é a convergência entre ambos – com coesão institucional e inteligência estratégica – que define a soberania do século XXI” atesta o documento que afirma taxativamente: não há digitalização crítica sem energia firme.

E mais, o estudo defende o gás natural como um vetor confiável da transição energética: “a chegada dos data centers oferece uma oportunidade estratégica para consolidar o gás natural como base firme de uma transição energética pragmática, eficiente e digitalmente robusta”.

Essa discussão energiza não apenas debates técnicos, mas também compromissos políticos e sociais e ambientais, evidenciando que a sustentabilidade e a inovação devem caminhar juntas para garantir um amanhã equilibrado e tecnológico.


Potiguar aposta em variedade e preços competitivos no Festival do Porcelanato

Mega promoção vai somente até 31 de agosto em todas as lojas do Grupo


O Grupo Potiguar já está com nova ação imperdível : o Festival do Porcelanato, campanha que vai até 31 de agosto em todas as lojas do Grupo em São Luís, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês.

A ação promete atrair consumidores interessados em renovar ambientes com sofisticação, oferecendo peças de porcelanato a partir de R$ 39,90 o m². Considerado o revestimento favorito de decoradores e designers, o porcelanato possui diversos benefícios, que vão da estética requintada à facilidade de higienização e manutenção.

Durante o período, estarão disponíveis diferentes formatos, estampas e acabamentos, como polido, acetinado, retificado e esmaltado. Segundo a empresa, o objetivo é unir variedade e acessibilidade, sem abrir mão da qualidade.

Um dos atrativos da campanha é a facilidade no pagamento: parcelamento em até 10 vezes sem juros em todos os cartões, condição que busca ampliar o acesso a consumidores de diferentes perfis de renda.

Além disso, a Potiguar ampliou os canais de compra: além das lojas físicas, os produtos podem ser adquiridos pelo site oficial, aplicativo e televendas, com entrega em todo o Maranhão.

São Luís recebe a inauguração da loja Divino Encanto Presentes & Papelaria Criativa

Márcia G inaugura sua loja Encanto Divino no dia 03.09

No dia 03 de setembro, São Luís ganhou um novo espaço dedicado a presentes e papelaria diferenciada: a Divino Encanto Presentes & Papelaria Criativa, localizada na Avenida Mário Andreazza, Centro Comercial Amsterdã, Nº 03, bairro Olho D’Água.

Idealizada por Márcia G., educadora, mentora e empreendedora, a loja oferece mais do que produtos: uma experiência de afeto e significado, transformando o ato de presentear em um gesto carregado de amor e cuidado. O espaço conta com presentes criativos, papelaria diferenciada, ambiente acolhedor e atendimento personalizado, pensado para criar memórias afetivas e momentos especiais aos clientes.

“A Divino Encanto nasceu como um sonho, incentivado por amigas e movido pela vontade de servir e inspirar. Hoje, esse sonho se torna realidade e abre suas portas para acolher cada pessoa com amor e dedicação”, afirmou Márcia G.