quarta-feira, 10 de setembro de 2025

VittaJob Franquia é indicada ao prêmio Empresa do Ano PEA da Associação Comercial do Maranhão

CEO Loide Almeida entre os colaboradores da VittaJob

A VittaJob Franquia, maior rede de franquias de Medicina Ocupacional do Norte e Nordeste, foi oficialmente indicada ao Prêmio Empresa do Ano PEA, promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM). A premiação é um dos reconhecimentos mais relevantes do estado, destacando organizações que contribuem para o fortalecimento da economia, geração de empregos e inovação em seus setores.

A VittaJob, fundada e liderada por Loide Almeida, vem se consolidando como referência nacional em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), oferecendo soluções completas para empresas de diferentes portes e segmentos. Com presença no Maranhão e no Pará, a rede tem como propósito promover saúde, prevenir acidentes e valorizar a vida, sempre alinhada às exigências legais e às boas práticas de gestão empresarial.

Segundo Loide Almeida, CEO da VittaJob: “Estar entre as indicadas ao prêmio Empresa do Ano é um marco que celebra não apenas o crescimento da VittaJob, mas também o impacto social que geramos. Nosso compromisso é oferecer serviços de excelência em SST, garantindo segurança para trabalhadores e tranquilidade para empresários. Essa indicação pertence a toda nossa equipe, franqueados e parceiros que acreditam no nosso propósito.”

Loide Almeida entre o Presidente da ACM Antônio Gaspar e o embaixador da ACM - PEA Rafael Sombra

A eleição acontecerá em outubro de 2025, de forma presencial, reunindo os associados da ACM, que terão a missão de escolher as empresas vencedoras em cada categoria.

Com esta indicação, a VittaJob reforça sua posição como case de sucesso em franchising de saúde ocupacional, demonstrando inovação, compromisso social e contribuição direta para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

Sobre a VittaJob Franquia:

A VittaJob é a primeira franquia de Medicina Ocupacional do Norte e Nordeste, certificada pela ABF e pelo PROCEM, com unidades no Maranhão e no Pará. Atua com serviços completos em saúde e segurança do trabalho, exames ocupacionais e complementares, treinamentos, gestão documental e adequação às normas regulamentado. Até 2028, projeta estar presente em pelo menos 10 estados brasileiros, ampliando sua rede e impacto social.

William Santos promoveu com sucesso a 2ª edição do Feijão

Zoraide Andrade, William Santos e Edjan de Jesus.

O apresentador do Programa Top da Tv São Luís REDETV e colunista social do Jornal O Debate, William Santos reuniu personalidades e amantes da boa música na 2ª edição do “Feijão Top Beneficente”, que aconteceu no último dia, 17 de agosto na área externa do Palazzo Eventos.

André Pinheiro, Luís Magno e Ilka Brandão

Conhecido por idealizar encontros que unem solidariedade e entretenimento, William reforça mais uma vez seu compromisso em usar a influência e o networking para causas sociais. O evento contou com apresentações de Flávio Almeida, Samba da Tamarineira, DJ André Pinheiro e Celma Mark, a Musa do Arrocha, garantindo um repertório diversificado que vai do samba ao arrocha.

Jane Palhano e Gino Penha


Fotos: Herbet Alves

domingo, 7 de setembro de 2025

Música gospel contagia público na Cidade da Alegria em segunda noite de programação


A música gospel deu o tom, no sábado (6), segunda noite de festa na Cidade da Alegria, estrutura montada pela Prefeitura de São Luís ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande (Centro Histórico) para homenagear a cidade pelos seus 413 anos de fundação. A arena experimentou lotação máxima, com show de bênçãos na única capital brasileira fundada por franceses.

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), contemplou a banda Forró de Crente, os cantores Isaías Saad, Anderson Freire e Fernandinho. A atração internacional foi a angolana Nair Nany. O prefeito Eduardo Braide marcou presença no evento, acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.


“Impressionante a quantidade de pessoas que se deslocaram hoje para cá, inclusive de outros municípios e estados. Todo mundo vibrando e externando a alegria de poder participar desta grande festa. É uma programação para abençoar a nossa cidade. Um momento de louvor e de agradecimentos pelo que Deus tem feito por nós e por São Luís, que é um tesouro do Brasil”, disse Eduardo Braide.

Forró de Crente

A segunda noite na Cidade da Alegria foi aberta pela banda Forró de Crente, que abriu os trabalhos com uma recepção calorosa. A emoção, a unção e os sentimentos transmitidos nas canções eram bastante aguardados pelo público, que também queria dançar em clima alto astral. A vocalista Amanda Marques deu seu recado com desenvoltura e o grupo recebeu nota dez de quem estava na arena.

“Amei, principalmente porque a programação já começou em ritmo de forró. E não tem coisa melhor do que dançar forró louvando a Deus. É um ritmo nordestino e a gente sabe que Deus é brasileiro”, disse a servidora pública Sabrina Abreu.


Isaías Saad, que desde 2017 está na estrada da música gospel e atualmente conta com 2 milhões e 800 mil seguidores no Instagram, foi a segunda atração e empolgou geral. Pessoas de diferentes bairros de São Luís se dirigiram à Cidade da Alegria para louvar ao Senhor, cantar, dançar e levantar os braços para o céu. Os sentimentos eram visíveis pelos telões espalhados na Cidade da Alegria.  

O artista incluiu no repertório músicas animadas, durante as quais a plateia bateu palmas e repetiu os refrões. Além disso, ele oportunizou momentos de extremo enlevo, com canções que eram um convite para se fechar os olhos e sentir a vibração do espaço. “Uma noite muito linda de adoração e confesso que estou muito empolgado de participar desta grande festa”, disse Saad.

Fernandinho

Antes da entrada do cantor Fernandinho, um casal subiu ao palco e o namorado pediu a mão da namorada em casamento. Alessandro Martins, técnico de suporte na área de informática, e Iara Pereira, que trabalha como babá, surpreenderam com um momento romântico. Eles se conheceram há apenas três meses em um retiro espiritual, mas foi amor à primeira vista. “Comprei as alianças e deu tudo certo. Eu a convidei para subir no palco com o pretexto de tirar foto com um artista, mas, na verdade, não era nada disso”, explicou Alessandro Martins.

Fernandinho chegou reposicionando os termômetros. Uma das vozes masculinas de maior sucesso na música gospel nacional aterrissou enérgica e vibrante. Ele apresentou um show contagiante misturando rock com pop. “Muito bom poder estar aqui sentindo o calor das pessoas desta cidade sempre contagiante. Parabéns, São Luís, pelos seus 413 anos. E, também, à Prefeitura pela iniciativa de fazer um evento dessa magnitude”, destacou Fernandinho.


Nair Nany

Os aplausos também foram calorosos para a atração internacional Nair Nany, cantora angolana que viralizou nas redes sociais com a música ‘Melhor Amigo’. Tímida, mas com um vozeirão, a artista nascida em Luanda apresentou repertório contemporâneo de uma maneira suave e angelical. Foi o primeiro show dela em sua turnê pelo Brasil. Nany não conseguiu esconder o nervosismo aos primeiros minutos da apresentação, mas deslanchou nos seguintes e mostrou sua potência vocal.

“Paz e luz a todos. Cantamos por Deus e para mim é o cumprimento de uma promessa, pois Ele me disse que me levaria para outras nações e que eu pisaria em lugares onde nunca havia estado. Parece que estou sonhando. É um sentimento de muita gratidão e, também, de responsabilidade. Agradeço a Deus por tudo o que está acontecendo na minha vida”, disse Nair Nany. 

Anderson Freire

A última atração da noite foi o cantor e compositor Anderson Freire, conhecido como intérprete de uma série de artistas. Ele se tornou um hitmaker no meio religioso, sendo autor de músicas notórias gravadas por vários artistas, como Aline Barros, Davi Sacer, Bruna Karla, Fernanda Brum e Damares, entre outros.


“Quando Deus está na frente, Ele faz acontecer. Que Jesus abençoe a todos e a esta cidade. São Luís mora no meu coração, porque aqui tem amor e unção”, pediu o artista, encerrando a programação.

sábado, 6 de setembro de 2025

Débora Gonçalves lança seu primeiro devocional: “Quando Sopra a Brisa do Entardecer”


Foi lançado oficialmente no dia 3 de setembro o devocional “Quando Sopra a Brisa do Entardecer”, escrito por Débora Gonçalves. A obra reúne 30 reflexões diárias, voltadas para a espiritualidade e a vida devocional.

A data escolhida para o lançamento coincidiu com o aniversário da autora, que divulgou um vídeo nas redes sociais anunciando sua estreia como escritora.

Em entrevista, Débora destacou o significado especial de sua primeira publicação:

“Quando Soprar a Brisa do Entardecer” é a materialização de uma verdade que busco viver diariamente. Este devocional nasce de uma vida diante daquele a quem dedico minha adoração e amor. Sinto-me imensamente grata pelo privilégio de ser alguém de fé — uma fé ainda em desenvolvimento, mas viva, pulsante e apaixonada. Desejo oferecer como verdadeiro presente aquilo que dá sentido à minha existência: Deus.”

O projeto foi desenvolvido ao longo de seis meses, mas a inspiração surgiu durante uma disciplina de Antigo Testamento no Seminário Teológico Batista do Maranhão. Segundo a escritora, a leitura de Gênesis 3:8 trouxe à mente a ideia, o título e até mesmo a imagem da capa.

Apresentação pastoral

O devocional conta com a apresentação do pastor Waibson de Costa Gomes, líder da Primeira Igreja Batista de São Luís, que enalteceu a obra:

“Esse livro é uma brisa suave que sopra no entardecer da alma cansada, chamando-nos de volta ao jardim da comunhão. É um convite à permanência. E é também uma lembrança poderosa: nossa identidade em Cristo não é um estado, mas um caminho – e o segredo de permanecer nesse caminho está em uma vida devocional verdadeira, sincera e constante.”

Gratuito e acessível

Disponibilizado de forma gratuita, o devocional pode ser baixado pelo link: Clique aqui para acessar.


A voz da autora no livro

Nas páginas do devocional, Débora revela sua entrega pessoal e espiritual:

“Este devocional nasceu do anseio profundo de estar diante de Deus. Cada palavra escrita foi fruto da direção do Espírito. Antes de tudo, ele é para mim: nasceu da minha maior necessidade, porque eu preciso do Senhor – e precisarei d’Ele para sempre.”

Quem é Débora Gonçalves

Débora Castro Souza Gonçalves é pedagoga, estudante de Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Maranhão, professora da Escola Bíblica Dominical da Primeira Igreja Batista de São Luís, além de esposa de Paulo José Gonçalves. Ela se define como “filha amada do Bom Deus, apaixonada pela vida, dona de uma mente inquieta, alegre e redimida”.


Planos futuros

Animada com a boa recepção de sua primeira obra, a escritora revelou que já trabalha em um novo projeto:

“Meu segundo trabalho já está em produção, com uma parceria especial, em um formato diferente e voltado a um público novo. Se Deus permitir, ainda este ano lançarei este projeto tão especial.”

Débora conclui reafirmando o propósito de sua jornada como escritora: dar glória a Deus por meio da palavra escrita.



quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Hospital dos Servidores promove palestra sobre saúde mental no trabalho com foco em mindfulness


O Hospital dos Servidores Estaduais (HSE – HSLZ realiza nessa quinta-feira, 4 de setembro, às 14h30, uma palestra especial sobre “Saúde Mental no Trabalho: Prática de Atenção Plena (Mindfulness)”, voltada para os colaboradores do hospital.

A iniciativa integra o conjunto de ações promovidas pela instituição com o objetivo de valorizar a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente corporativo, estimulando hábitos que favorecem a saúde mental e a produtividade.

A condução será feita pela psicóloga clínica e pedagoga Liane Milhomem, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mindfulness, que compartilhará técnicas práticas para a redução do estresse, desenvolvimento da concentração e fortalecimento emocional dos profissionais.

“O trabalho é um espaço de realizações, mas também pode ser fonte de pressão e desgaste. Com o mindfulness, buscamos oferecer ferramentas para que cada servidor consiga lidar melhor com as demandas diárias, preservando o equilíbrio e a saúde emocional”, destacou a Gestora do Núcleo de Gente e Gestão (NGG) Chrystiane Vasconcelos.

Essa ação reforça o compromisso da instituição em promover iniciativas que ultrapassam o atendimento médico-hospitalar, atuando também na prevenção e no cuidado integral dos seus colboradores, profissionais multidisciplinares da saúde.

Oportunidade: R$ 56 milhões para projetos de eficiência energética com impacto social

Edital da Chamada Pública de Projetos 2025 do PEE abre inscrições com R$ 8 milhões destinados ao Maranhão.


O Grupo Equatorial lançou a Chamada Pública de Projetos 2025 do Programa de Eficiência Energética (PEE), disponibilizando mais de R$ 56 milhões em investimentos. A iniciativa visa selecionar projetos inovadores que promovam o uso consciente da energia elétrica, combatam o desperdício e potencializem o desenvolvimento sustentável.

Para o Maranhão, foram reservados R$ 8 milhões, destinados às tipologias Iluminação Pública, Poder Público e Comércio e Serviços (CEBAS). Os investimentos reforçam o compromisso da Equatorial em assegurar eficiência, qualidade e respeito à comunidade, ampliando os benefícios sociais e econômicos em diferentes municípios do estado.

As inscrições já estão abertas e seguem até 28 de outubro de 2025, exclusivamente pelo portal oficial da Chamada Pública: equatorial.gestaocpp.com.br/. Podem participar projetos de setores como Poder Público, Comércio e Serviços, Iluminação Pública, Residencial (Bônus Eficiente) e Rural.

O Gerente do PEE e PDI no Grupo Equatorial, Rodrigo Campos, comentou a importância da iniciativa. “Estamos transformando a forma de utilizar a energia elétrica, apoiando práticas inovadoras e sustentáveis que asseguram maior eficiência no consumo. Esta Chamada Pública representa uma oportunidade única para que instituições maranhenses implementem iniciativas capazes de reduzir o uso de energia e gerar impactos positivos nas comunidades atendidas”, destaca o Gerente.

Cronograma da Chamada Pública:

* 26/08/2025 – Abertura oficial do edital, início do período de envio de perguntas e submissão de propostas.

* 24/09/2025 – Workshop Técnico Online.

* 28/10/2025 – Encerramento das inscrições para projetos.

* 19/12/2025 – Divulgação final dos projetos selecionados, com habilitação, cadastro reserva e desclassificados.

Eficiência com propósito social

Desde seu início, o Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial tem sido um vetor estratégico para promover o uso racional de energia, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com iniciativas como modernização de iluminação, sistemas de refrigeração mais eficientes, implantação de fontes renováveis e outras soluções, o programa tem elevado a confiabilidade do sistema elétrico, reduzido custos para os beneficiários e gerado impacto social positivo, especialmente em comunidades vulneráveis.

Workshop Técnico – Suporte aos proponentes

Para orientar os interessados, será realizado um Workshop Técnico gratuito, em formatos online e presencial (vagas limitadas). O encontro detalhará as especificações do edital, os critérios de seleção, o uso da plataforma de submissão e abrirá espaço para esclarecer dúvidas, contribuindo para que os projetos inscritos atendam com mais segurança, qualidade e confiabilidade aos objetivos do programa.

Para mais informações e inscrição, acesse: equatorial.gestaocpp.com.br/

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Instituto Equatorial completa 1 ano com mais de R$ 20 milhões investidos

Mais de 120 mil pessoas beneficiadas e 450 organizações apoiadas em sete estados


O Instituto Equatorial completou no dia 25 de julho seu primeiro ano de atuação, celebrando o impacto positivo alcançado em comunidades dos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul. Com investimento inicial de mais de R$ 20 milhões de recursos próprios do Grupo Equatorial, a instituição já apoiou 11 projetos estruturantes em parceria com organizações de referência nacional — como UNICEF, Fundação Roberto Marinho e Gerando Falcões — e fortaleceu 450 entidades comunitárias, levando às comunidades oportunidades, inclusão social e desenvolvimento sustentável. 

“Com o Instituto Equatorial, reafirmamos nosso compromisso de canalizar toda a nossa energia para melhorar vidas e promover o desenvolvimento das pessoas. Acreditamos que a educação e o fortalecimento social são caminhos para transformar realidades e construir um futuro mais justo e sustentável. O que vemos hoje é apenas o início de uma grande jornada, já gerando bons frutos”, afirma Mauricio Velloso, diretor-presidente do Instituto Equatorial. 

Entre os destaques deste primeiro ano está o Edital Diálogos Equatorial, que destinou R$ 3 milhões a 151 projetos comunitários, beneficiando diretamente mais de 107 mil pessoas em ações voltadas para qualificação profissional, empregabilidade, sustentabilidade, educação e empreendedorismo. 

Exemplo disso é o Jovens Protagonistas do Clima, no Pará, que forma novas lideranças ambientais com oficinas sobre mudanças climáticas, ética ambiental e vivências em trilhas ecológicas. Já o Energia Feminina, realizado com o CIEDS, fortalece a inclusão produtiva de mulheres no Pará e no Piauí, das quais 120 participantes foram selecionadas para capacitação avançada em empreendedorismo, marketing e gestão financeira.

Impacto no Maranhão

Atualmente, o Instituto apoia 31 projetos no Maranhão, com mais de R$ 600 mil investidos e impacto positivo direto em mais de 63 mil pessoas. Essas iniciativas reforçam a missão de melhorar a qualidade de vida das comunidades por meio da educação, da empregabilidade e da sustentabilidade.

Entre eles, estão o Comunica Quilombo: Vozes e Lideranças em Ação, que fortalece a representatividade quilombola em Itapecuru-Mirim; o Babaçu Vivo, que empodera quebradeiras de coco em Alto Alegre do Pindaré; e o Projeto Brincando e Aprendendo no Parquinho Inclusivo, em Caxias, que beneficia crianças e adolescentes atendidos pela APAE. Na capital, iniciativas como o Maranhão + Mulher promovem palestras educativas em escolas públicas, fomentando a cultura de prevenção da violência contra a mulher. 

Essas ações traduzem o compromisso da Equatorial Maranhão em caminhar lado a lado com a população, assegurando iniciativas que unem inclusão social, geração de renda e fortalecimento da cidadania. 

Eixos de atuação

As ações do Instituto estão estruturadas em quatro eixos: Educação, Empregabilidade, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Cada projeto é desenvolvido de forma integrada, respeitando a realidade local e promovendo soluções sustentáveis.

“Trabalhamos para reduzir desigualdades sociais e promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atuamos. Ao conectar setores e unir esforços, ampliamos o impacto positivo e fortalecemos a confiança da sociedade nas transformações que estamos construindo juntos”, destaca Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial. 

Um ano após sua criação, o Instituto Equatorial já se consolida como articulador de redes e parceiro das comunidades, semeando mudanças que asseguram qualidade de vida e fortalecem a confiança no futuro.