quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Em reunião com Brandão, partidos declaram apoio a Orleans como pré-candidato ao governo


Em encontro realizado nesta terça-feira (27) com o governador Carlos Brandão, presidentes e representantes de 12 partidos da base aliada anunciaram apoio ao nome de Orleans (MDB), atual secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, como pré-candidato ao governo do Maranhão nas eleições deste ano.

Participaram da reunião Amanda Gentil, presidente do PP; Pedro Lucas, presidente do União Brasil; Fábio Macedo, presidente do Podemos; Orleans Brandão, presidente do MDB; Aluísio Mendes e Celso Dias, presidente e vice-presidente do PRB; Sebastião Madeira, presidente do PSDB; senador Weverton Rocha, presidente do PDT; Adriano Sarney, presidente do PV; Luciano Genésio, presidente do Solidariedade; Eliel Gama, presidente do Cidadania; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Junior Marreca e o deputado federal Marreca Filho, representando Rosa Filgueira, presidente do PRD; o vice-presidente do Avante, Fabiano Gallotti e o deputado federal Júnior Lourenço. 

Também estiveram presentes o deputado federal e ministro do Esporte, André Fufuca (PP); a presidente e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, os deputados Iracema Vale e Antônio Pereira, respectivamente; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, e o secretário de Estado de Articulação Política, Junior Viana.

A sinalização de Orleans como pré-candidato ocorre após um longo período de diálogo e articulação entre as siglas da base, que passaram a convergir em torno de seu nome para a disputa ao Palácio dos Leões. O governador Carlos Brandão, por sua vez, acompanha a decisão coletiva dos partidos aliados. Pesquisa Econométrica divulgada no último dia 22, encomendada pelo Portal Imirante, já aponta o secretário na liderança, com 33,9% das intenções de voto.

“Recebi hoje presidentes e representantes de 12 partidos da nossa base aliada. Foi um encontro marcado pelo diálogo, em que me apresentaram o nome de Orleans como pré-candidato ao governo. Vamos trabalhar por esse alinhamento junto ao presidente Lula. Nossa missão é continuar os avanços no Maranhão, a exemplo dos programas Educação de Verdade, Maranhão Livre da Fome, recuperação e implantação de estradas, além do incentivo ao turismo, geração de renda, entre tantas outras ações”, destacou o governador Carlos Brandão em suas redes sociais.

Orleans Brandão teve papel central no desempenho do grupo governista na última eleição municipal. Das 20 maiores cidades do estado, 17 elegeram prefeitos aliados e, no total dos 217 municípios maranhenses, 158 escolheram gestores alinhados ao governo. Em São Luís, o campo aliado garantiu ampla maioria na Câmara Municipal, com 23 vereadores eleitos alinhados ao governo.

Com o movimento dos partidos, Orleans se consolida como o principal nome já definido na disputa majoritária até o momento. As discussões sobre a vaga de vice-governador e sobre a candidatura ao Senado seguem em aberto e continuam sendo tratadas nas próximas rodadas de conversa entre as legendas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Operadora Maxx abre vaga para Coordenador(a) de SAC

A oportunidade é voltada a profissionais com perfil de liderança e foco na excelência do atendimento ao cliente


A Operadora Maxx anunciou a abertura de uma nova vaga de emprego para o cargo de Coordenador(a) de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). 

A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a qualidade do relacionamento com seus clientes e a melhoria contínua dos processos de atendimento.

A jornada de trabalho é em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O(a) profissional contratado(a) terá como principal objetivo coordenar e supervisionar o time de atendimento, garantindo eficiência, agilidade e alto padrão de qualidade no relacionamento com os clientes, além de atuar de forma estratégica para melhorar continuamente os processos de atendimento, visando a satisfação dos clientes.

Principais atribuições e requisitos 

Entre as responsabilidades do cargo estão: Gerenciar a equipe de SAC, incluindo ações de treinamento, capacitação contínua e avaliação de desempenho; Analisar indicadores de performance (KPIs), identificando oportunidades de melhoria e implementando ações corretivas; Atuar na resolução de demandas complexas reportadas por clientes ou pela equipe de atendimento; Colaborar com outras áreas da empresa para assegurar alinhamento de informações e soluções integradas e Implementar, monitorar e aprimorar políticas de atendimento ao cliente.

Para concorrer à vaga, a Operadora Maxx busca profissionais que apresentem experiência prévia na coordenação de equipes de atendimento ao cliente;habilidades de comunicação, liderança e gestão de pessoas;

conhecimento em técnicas de resolução de conflitos e de atendimento ao cliente. Desejada a experiência com sistemas de gestão de SAC, que será considerada um diferencial.

A empresa destaca que a oportunidade é ideal para profissionais que desejam atuar em um ambiente dinâmico, com foco em resultados e na construção de uma experiência positiva para o cliente.

Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail fernando.lima@sejamaxx.com.br e no WhatsApp:  19 99187-7708.

Aumentam em 17% as ocorrências com pipas na rede elétrica no Maranhão

A Equatorial Maranhão divulga o balanço de ocorrências com pipas em 2025 e faz um alerta para os perigos da brincadeira próxima à rede elétrica


Coloridas, tradicionais e populares no Maranhão, as pipas fazem parte da cultura local, especialmente em determinados períodos do ano. Entretanto, a brincadeira de crianças e adultos pode se tornar perigosa quando ocorre próxima à rede elétrica, como mostram os dados da Equatorial Maranhão. No período de janeiro a dezembro de 2025, foram registradas 3.508 ocorrências causadas por pipas que caíram em redes energizadas, o que representa um aumento de 17% em relação a 2024, quando foram contabilizados 2.999 registros.

Os municípios com maior densidade populacional do estado lideram o ranking de ocorrências com pipas. Segundo dados da Distribuidora, São Luís registrou 1.295 casos, um aumento de 28% em comparação a 2024, quando foram registrados 1.009 incidentes. O segundo lugar ficou com o município de São José de Ribamar, que contabilizou 220 ocorrências, contra 161 incidentes registrados no ano anterior. Outras cidades entraram no balanço, confira:

Ranking de cidades com maior incidência de pipas no Maranhão em 2025:

1º - São Luís: 1295 ocorrências;

2º - São José de Ribamar: 220 ocorrências;

3º - Imperatriz: 203 ocorrências;

4º - Timon: 162 ocorrências;

5º - Paço do Lumiar: 89 ocorrências.

Em 2025, os meses de junho e julho concentraram os maiores números de ocorrências relacionadas a pipas próximas ou em contato com a rede elétrica. Em junho, foram registrados 754 casos, contra 450 no mesmo período de 2024. Já em julho, o número chegou a 922 ocorrências, frente aos 726 incidentes registrados no ano anterior. O período de alta nos índices coincide com as férias escolares e com o aumento da circulação de crianças e jovens em áreas abertas.

Apesar do caráter lúdico da brincadeira, as pipas podem representar sérios riscos à segurança da população, principalmente quando ocorrem em proximidade da rede. O executivo de segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, explica por que essa prática próxima à rede elétrica pode ser perigosa.

‘Muitos são os riscos para a população, pois quando uma pipa atinge a rede de energia, ela pode danificar a fiação elétrica, chegando, em alguns casos, a causar o rompimento de cabos e curtos-circuitos. Essas situações podem gerar falta de energia temporária na região e até acidentes mais graves, como choques elétricos. Nesse tipo de brincadeira, é fundamental que crianças e adolescentes estejam sempre acompanhados por um adulto durante a brincadeira, além de seguirem os cuidados necessários para evitar acidentes”, alerta Gabriel Vieira.

Por meio do Movimento “Vc + Seguro”, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas importantes para que a brincadeira de soltar pipa seja realizada com segurança. Confira:

* Não deixe crianças empinarem pipas perto da rede elétrica. O recomendado é que estejam em locais descampados, como praias e campos, sempre sob a supervisão de adultos;

* Se a pipa ficar presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou de qualquer outra forma, pois há risco de choque elétrico;

* Atenção à intensidade dos ventos: quanto mais fortes, maior a possibilidade de a pipa ser lançada contra a rede elétrica;

* Não utilize cerol ou linha chilena. Além de proibidos, esses materiais podem causar acidentes graves;

* Atenção ao clima: dias de chuva, especialmente com raios, são perigosos para essa prática.

Movimento “Vc + Seguro”

O movimento Vc + Seguro é uma campanha de segurança realizada pela Equatorial Maranhão durante todo o ano e tem como objetivo levar mais informação à população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica, reforçando o compromisso da distribuidora com a segurança de todos.

A Equatorial Maranhão reforça que, em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a orientação é não se aproximar de fios e cabos, não tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e acionar o socorro por meio do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros (193). Além disso, é importante entrar em contato com a distribuidora pelo telefone 116, para que as equipes possam desligar a rede elétrica, quando necessário.

Expansão Integrada do Lacmar Laboratório e Natus Lumine Hospital e Maternidade


O Lacmar Laboratório e do Natus Lumine Hospital e Maternidade, - que são referência no setor de saúde -  farão a abertura de suas novas unidades integradas no São Luís Shopping, no bairro do Jaracaty. As duas operações passam a dividir um mesmo espaço em breve, reforçando o conceito de atendimento completo em um único endereço.

A novidade foi anunciada durante uma visita técnica às obras, conduzida por Rafalella Braid, diretora do Lacmar Laboratório, e Tiago Fortes, diretor do Natus Lumine. A inauguração das operações está prevista para 2026.

“Estamos muito felizes em poder levar ainda mais cuidado, qualidade e praticidade para os maranhenses”, afirmou Tiago Fortes durante a visita, ao destacar que a escolha do shopping reflete uma decisão estratégica. “Esse é um espaço pensado para facilitar a rotina de quem quer otimizar seu tempo e precisa de atendimento médico e exames, com a qualidade e a confiança que já fazem parte da história do Natus Lumine e do Lacmar. Serão oferecidos serviços de laboratório, tomografia, ressonância magnética e diversos exames” reforçou Rafaella Braid.

A integração entre hospital e laboratório é um dos diferenciais do projeto. A nova unidade contará com serviços médicos, exames de imagem e análises clínicas em um mesmo ambiente, reduzindo deslocamentos e otimizando o tempo dos pacientes — atributo cada vez mais valorizado em grandes centros urbanos.

 

Alcoa conquista certificação Top Employer pela quarta vez consecutiva


Pelo quarto ano consecutivo, a Alcoa, gestora do Consórcio Alumar, conquistou a certificação Top Employer, reconhecimento que reforça o compromisso da companhia com a excelência em gestão de pessoas e com um ambiente de trabalho seguro, diverso e inclusivo. 

Nesta edição, a empresa alcançou mais de 85% de pontuação geral, registrando um crescimento de cerca de 4% em relação a 2025. O desempenho foi máximo (100%) nos pilares de Estratégia de Negócio, Aprendizagem, Propósito e Valores, Ética e Integridade, evidenciando a maturidade da Alcoa em práticas corporativas alinhadas aos mais altos padrões globais.

O maior destaque em comparação ao mercado foi no tópico Diversidade, Equidade e Inclusão, com pontuação de 11% acima da média de outras empresas participantes da pesquisa.

Excelência em Gestão de Pessoas

A certificação é concedida pelo Top Employers Institute às organizações que se destacam pela excelência em suas políticas de Recursos Humanos. O reconhecimento é resultado da participação na Pesquisa de Melhores Práticas de RH, baseada em uma metodologia global que avalia 20 subtópicos, incluindo estratégia de pessoas, ambiente de trabalho, atração e desenvolvimento de talentos, aprendizagem contínua, bem-estar e inclusão.

Em 2026, a Alcoa integra o grupo das 74 organizações brasileiras reconhecidas entre mais de 2.400 empresas certificadas em 125 países. Juntas, essas instituições impactam positivamente mais de 13 milhões de colaboradores ao redor do mundo. 

“Essa conquista reflete o empenho coletivo das equipes e o compromisso contínuo em criar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, diverso, inclusivo e com oportunidades de desenvolvimento de carreira. Para a companhia, é motivo de orgulho ser reconhecida por cuidar das pessoas, que é um de nossos valores”, afirma Paula Domingues, Gerente de Gestão de Talentos da Alcoa Brasil.

Sobre a Alcoa Brasil

Referência mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e responsabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); dois escritórios: São Paulo (SP) e Poços de Caldas (MG); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com 10 mil colaboradores, diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “agir com integridade”, “trabalhar com excelência”, “cuidar das pessoas” e “liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.

Ações Alusivas à Campanha Janeiro Branco no Hospital do Servidor Estadual

Um convite ao cuidado com a saúde mental


Criada para estimular a reflexão sobre a saúde mental logo no início do ano, a campanha Janeiro Branco vem se consolidando como um dos mais importantes movimentos de conscientização no Brasil. 

Em um período tradicionalmente associado a metas, recomeços e cobranças pessoais, a iniciativa propõe uma pausa necessária: olhar para dentro, falar sobre emoções e reforçar que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

A campanha surgiu em 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a partir da percepção de que o início do ano poderia simbolizar uma “folha em branco” para que as pessoas repensassem hábitos, relações e, sobretudo, sua saúde emocional. 

Desde então, o Janeiro Branco ganhou adesão nacional, envolvendo profissionais de saúde, instituições públicas e privadas, empresas, escolas e organizações da sociedade civil.


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil entre os países com maiores índices de ansiedade no mundo, reforçando a urgência do debate.

Nesse contexto, é fundamental promover ações de escuta, informação, prevenção e acolhimento no ambiente de trabalho e contribuir não apenas para o bem-estar dos colaboradores, mas também para a melhoria do clima organizacional, da produtividade e da qualidade das relações profissionais. E é exatamente essa a proposta do Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ).

Especialmente no setor da saúde, onde os profissionais lidam diariamente com pressão emocional, sobrecarga e situações de alta complexidade, o cuidado com a saúde mental torna-se mais que estratégico.

Ações do Janeiro Branco no HSE-HSLZ 

Alinhado aos princípios do Janeiro Branco, o Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) está promovendo, ao longo do mês, uma série de ações voltadas ao bem-estar e à saúde mental dos seus profissionais multidisciplinares. 

A iniciativa é da Diretoria Geral, em parceria com o Núcleo de Gente e Gestão (NGG), e conta com o apoio das áreas SESMT e NEP.

“Em ambientes hospitalares, cuidar da mente dos profissionais é tão importante quanto cuidar dos pacientes. Um colaborador emocionalmente saudável entrega mais com mais empatia e segurança. E de uma certa forma, falar sobre essa saúde mental nas empresas, é quebrar o silêncio que adoece. A gente precisa, precisamos de escuta, acolhimento e espaços seguros para lidar com emoções sem julgamento” reforça a gestora do Núcleo de Gente e Gestão (NGG) Chrystiane Vasconcelos.

Entre as ações previstas estão a realização de plantões psicológicos e rodas de conversas, oferecidas aos profissionais da instituição e conduzidas por voluntários da UNDB. A primeira roda de conversa ocorreu no dia 22 de Janeiro, com o tema "Estigma em saúde mental: porque ainda é difícil pedir ajuda?", e contou com participação dos psicólogos hospitalares atuantes no hospital, membros do Núcleo de Gente e Gestão do HSE e colaboradores, em sua maioria, do atendimento ao público.

A segunda roda de conversa está prevista para o dia 30 de Janeiro e propõe a questão: "O que podemos fazer hoje pela nossa saúde mental?"

Outra atividade já confirmada para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório do hospital, é a realização de uma palestra ministrada pela psicóloga Liane Milhomem Maranhão. O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo sobre saúde mental, autocuidado e estratégias para lidar com os desafios emocionais no cotidiano profissional na área de saúde.

“Mais do que uma campanha, o Janeiro Branco se consolida como um chamado permanente à responsabilidade individual e institucional. Falar sobre saúde mental salva vidas, fortalece relações e constrói ambientes mais saudáveis para todos” declara o Diretor Geral do HSE Plínio Túzzolo. 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Experiência Plenitare promove saúde integrativa, autocuidado e bem-estar para mulheres


Neste sábado, dia 24 de janeiro, a naturopata integrativa Mayara Castro, CEO do Instituto Plenitare, realizará um evento especial voltado exclusivamente para mulheres: a Experiência Plenitare.

Mas afinal, o que é a Plenitare?

O Instituto Plenitare é um espaço de Saúde Integrativa, que atua com uma visão holística, tratando o corpo como um todo físico, emocional e energético respeitando a individualidade de cada pessoa.

Durante o evento, as participantes viverão uma experiência diferenciada de autocuidado e autoconhecimento, com destaque para o exame bioenergético, que avalia mais de 60 marcadores do organismo, auxiliando na identificação de desequilíbrios e na indicação de uma suplementação personalizada e assertiva.

Além disso, as mulheres serão presenteadas com uma programação especial,voltadas ao bem-estar, autoestima e saúde feminina

A Experiência Plenitare foi cuidadosamente elaborada com muito carinho para proporcionar acolhimento, informação, cuidado e transformação, oferecendo às mulheres um momento único de conexão com a própria saúde.

Um evento totalmente diferenciado, que une ciência, saúde integrativa e autocuidado, reafirmando o compromisso do Instituto Plenitare em promover equilíbrio, qualidade de vida e bem-estar para as mulheres.