quarta-feira, 24 de junho de 2020

Projeto Maker do colégio Dom Bosco envolve alunos e professores na criação de produtos para combater a pandemia

Crise pode e deve ser sinônimo de inovação. Isso é o que mostram na prática alunos e professores do Colégio Dom Bosco que integram o projeto “Maker” que consiste em usar a criatividade e materiais do cotidiano para o desenvolvimento de protótipos úteis na proteção das pessoas durante essa pandemia do novo Coronavírus.


Os kits do Descansa- Orelhas que estão produzidos em impressora 3D e doados aos profissionais de saúde da rede pública. (Foto: Divulgação)



Nas aulas “Makers”, que antes aconteciam no Laboratório da escola, os alunos aprendem a inovar e a criar brinquedos, robôs, aplicativos, sempre contando com o suporte de dois professores especializados nesse projeto, Ramilla Rocha e Jhon Quinaya. Nesses últimos meses a prática Maker seguiu ativa nas casas dos alunos. E com projetos distintos em duas frentes, com produtos feitos por docentes e dicentes. Alunos de todas as idades estão transformando elementos de seu cotidiano (materiais como caixa, cola, papel etc.) em protótipos de novos produtos, concebidos para melhorar a vida de todos nessa guerra contra o novo Coronavírus. Entre os produtos criados em casa pelos alunos, sob a orientação dos professores, destacam-se um jogo inédito e educativo de Minecraft, totalmente desenvolvido pelo aluno que é também programador, e cujo objetivo é a conscientização da necessidade de uso de máscaras e álcool em gel para combater o vírus. Outros alunos criaram protótipos de objetos de uso doméstico, como dispensers para o armazenamento correto de lenços de papel toalha e luvas descartáveis; entre muitas outras ideias.



O Descansa- Orelhas produzido pelo projeto Maker do Colégio Dom Bosco sendo utilizado pelos profissionais de saúde do Socorrão II (Foto: Divulgação).



Outro produto que merece destaque é o projeto “Descansa - Orelhas”. Desenvolvido pelos  professores Ramilla Rocha e Jhon Quinaya, e que está sendo fabricando com o plotter da escola alocado na casa dos professores. O Descansa - Orelhas é uma espécie de adaptador para acoplar o elástico das máscaras na parte de trás da cabeça; para que as mesmos não machuquem a pele e as orelhas dos profissionais que ficam horas com esses EPI´s. Esse produto que foi criado originalmente no Canadá por uma criança, foi adaptado aqui de forma inédita pelo Dom Bosco. A escola já produziu e doou 1.250 unidades dessa peça a profissionais do Hospital Socorrão. E a produção em massa continua, para que mais profissionais possam ser beneficiados gratuitamente.

A terapeuta ocupacional do Socorrão II Pollyana Furtado foi uma das agraciadas com um kit do Descansa – Orelha e aprovou:

“Como profissional da saúde na ativa nessa pandemia tenho sofrido com dores ao longo do dia, devido ao uso contínuo dos equipamentos de proteção individuais (EPI`s) que precisamos usar. Fui uma das agraciadas com a doação de um kit do Descansa - Orelhas desenvolvido pelo Colégio Dom Bosco e já estou usando. Sou muito grata pois o produto trouxe mais conforto no uso da máscara facial”, revela a terapeuta.

Os professores do Colégio Dom Bosco Jhon Quinaya e Ramilla Rocha entregando a doação de descansa – orelhas aos profissionais do Socorrão II: Roberta Campos, Dorinei Câmara e Aliomar Carvalho. (Foto: Divulgação)

Para o Colégio Dom Bosco aliar a educação de qualidade à inovação para a solução de problemas reais da comunidade é a melhor resposta a essa pandemia.

“Estamos muito felizes com os resultados da cultura Maker colocada em prática no Dom Bosco. Acreditamos que a educação ativa e baseada na solução de problemas da comunidade é a melhor arma para se construir um mundo melhor, mais justo e mais inclusivo” declarou o professor Jhon Quinaya

Nenhum comentário:

Postar um comentário